História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611387 |
Resumo: | Orientador: Ernesta Zamboni |
id |
UNICAMP-30_88e5785a0a0c95ab689278cb9df419a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::477403 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969)History and Memory of the educational innovation in Brazil : the case of the vocational high schools (1961-1969)MemóriaHistóriaInovações educacionais - BrasilGinasio vocacionalMemoryHistoryEducational innovationVoctional high schoolsOrientador: Ernesta ZamboniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa é um estudo da história e da memória dos Ginásios Estaduais Vocacionais, projeto experimental educacional desenvolvido entre 1961 e 1969 no Estado de São Paulo, a partir da análise de documentos escritos, gravações de reuniões pedagógicas da época e bibliografia de referência. A análise dos registros da memória individual de dois educadores que participaram desse projeto experimental é utilizada como ponto de partida para o estudo da memória coletiva dos Ginásios, permitindo identificar as diferenças e conflitos existentes na sua cúpula administrativa, o Serviço do Ensino Vocacional (SEV). Tais diferenças mostram que a construção da proposta educacional das escolas, e, especialmente, sua sistematização no ano 1968, culminou com um conflito entre grupos internos, revelando não apenas concepções distintas de escola experimental que se desenvolveram ao longo da existência dos Ginásios, mas também a construção de diferentes memórias da experiência educacional. Essas questões também permitem uma discussão dos sentidos e das intencionalidades que nortearam o desenvolvimento de escolas experimentais da década de 1960, da produção teórica acerca das mesmas e sua relevância para a discussão de alguns dos dilemas educacionais do período, tais como a relação entre escola e transformação social, a expansão do sistema público educacional e o uso de metodologias e técnicas educacionais consideradas inovadoras.Abstract: This study retraces the history and the memory of Ginásios Estaduais Vocacionais, an experimental educational project developed between 1961 and 1969 in the state of São Paulo. The research is based on the analysis of written material, recordings of meetings and a specific bibliography. To study the memory of the schools, it was used the individual memory of two teachers who participated in the experience. Through their memories we were able to identify the differences and conflicts inside their main administrative office, Serviço de Educação Vocacional (SEV). These differences show that the construction of the educational project, especially its systematization in 1968, led to a conflict between inside groups, revealing not only different conceptions of experimental school, but also different memories of educational experience. It was also possible to discuss the intentions which guided the development of experimental schools of the 60's, their theoretical production and their relevance to the discussion of educational dilemmas in the period, such as the relationship between school and social transformation, the expansion of the public education system and the use of methodologies and innovative educational techniques.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Zamboni, Ernesta, 1939-Venera, Raquel Alvarenga SenaHuet, Aparecida Barco SolerMartins, Maria do CarmoDe Rossi, Vera Lúcia SabongiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASChiozzini, Daniel Ferraz, 1975-20102010-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf335 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611387CHIOZZINI, Daniel Ferraz. História e memória da inovação educacional no Brasil: o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969). 2010. 335 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611387. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/477403porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:47:20Zoai::477403Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:47:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969) History and Memory of the educational innovation in Brazil : the case of the vocational high schools (1961-1969) |
title |
História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969) |
spellingShingle |
História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969) Chiozzini, Daniel Ferraz, 1975- Memória História Inovações educacionais - Brasil Ginasio vocacional Memory History Educational innovation Voctional high schools |
title_short |
História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969) |
title_full |
História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969) |
title_fullStr |
História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969) |
title_full_unstemmed |
História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969) |
title_sort |
História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969) |
author |
Chiozzini, Daniel Ferraz, 1975- |
author_facet |
Chiozzini, Daniel Ferraz, 1975- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zamboni, Ernesta, 1939- Venera, Raquel Alvarenga Sena Huet, Aparecida Barco Soler Martins, Maria do Carmo De Rossi, Vera Lúcia Sabongi Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chiozzini, Daniel Ferraz, 1975- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória História Inovações educacionais - Brasil Ginasio vocacional Memory History Educational innovation Voctional high schools |
topic |
Memória História Inovações educacionais - Brasil Ginasio vocacional Memory History Educational innovation Voctional high schools |
description |
Orientador: Ernesta Zamboni |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-03-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611387 CHIOZZINI, Daniel Ferraz. História e memória da inovação educacional no Brasil: o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969). 2010. 335 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611387. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611387 |
identifier_str_mv |
CHIOZZINI, Daniel Ferraz. História e memória da inovação educacional no Brasil: o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969). 2010. 335 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611387. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/477403 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 335 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189024568442880 |