História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiozzini, Daniel Ferraz, 1975-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611387
Resumo: Orientador: Ernesta Zamboni
id UNICAMP-30_88e5785a0a0c95ab689278cb9df419a2
oai_identifier_str oai::477403
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969)History and Memory of the educational innovation in Brazil : the case of the vocational high schools (1961-1969)MemóriaHistóriaInovações educacionais - BrasilGinasio vocacionalMemoryHistoryEducational innovationVoctional high schoolsOrientador: Ernesta ZamboniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa é um estudo da história e da memória dos Ginásios Estaduais Vocacionais, projeto experimental educacional desenvolvido entre 1961 e 1969 no Estado de São Paulo, a partir da análise de documentos escritos, gravações de reuniões pedagógicas da época e bibliografia de referência. A análise dos registros da memória individual de dois educadores que participaram desse projeto experimental é utilizada como ponto de partida para o estudo da memória coletiva dos Ginásios, permitindo identificar as diferenças e conflitos existentes na sua cúpula administrativa, o Serviço do Ensino Vocacional (SEV). Tais diferenças mostram que a construção da proposta educacional das escolas, e, especialmente, sua sistematização no ano 1968, culminou com um conflito entre grupos internos, revelando não apenas concepções distintas de escola experimental que se desenvolveram ao longo da existência dos Ginásios, mas também a construção de diferentes memórias da experiência educacional. Essas questões também permitem uma discussão dos sentidos e das intencionalidades que nortearam o desenvolvimento de escolas experimentais da década de 1960, da produção teórica acerca das mesmas e sua relevância para a discussão de alguns dos dilemas educacionais do período, tais como a relação entre escola e transformação social, a expansão do sistema público educacional e o uso de metodologias e técnicas educacionais consideradas inovadoras.Abstract: This study retraces the history and the memory of Ginásios Estaduais Vocacionais, an experimental educational project developed between 1961 and 1969 in the state of São Paulo. The research is based on the analysis of written material, recordings of meetings and a specific bibliography. To study the memory of the schools, it was used the individual memory of two teachers who participated in the experience. Through their memories we were able to identify the differences and conflicts inside their main administrative office, Serviço de Educação Vocacional (SEV). These differences show that the construction of the educational project, especially its systematization in 1968, led to a conflict between inside groups, revealing not only different conceptions of experimental school, but also different memories of educational experience. It was also possible to discuss the intentions which guided the development of experimental schools of the 60's, their theoretical production and their relevance to the discussion of educational dilemmas in the period, such as the relationship between school and social transformation, the expansion of the public education system and the use of methodologies and innovative educational techniques.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Zamboni, Ernesta, 1939-Venera, Raquel Alvarenga SenaHuet, Aparecida Barco SolerMartins, Maria do CarmoDe Rossi, Vera Lúcia SabongiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASChiozzini, Daniel Ferraz, 1975-20102010-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf335 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611387CHIOZZINI, Daniel Ferraz. História e memória da inovação educacional no Brasil: o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969). 2010. 335 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611387. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/477403porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:47:20Zoai::477403Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:47:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969)
History and Memory of the educational innovation in Brazil : the case of the vocational high schools (1961-1969)
title História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969)
spellingShingle História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969)
Chiozzini, Daniel Ferraz, 1975-
Memória
História
Inovações educacionais - Brasil
Ginasio vocacional
Memory
History
Educational innovation
Voctional high schools
title_short História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969)
title_full História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969)
title_fullStr História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969)
title_full_unstemmed História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969)
title_sort História e memória da inovação educacional no Brasil : o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969)
author Chiozzini, Daniel Ferraz, 1975-
author_facet Chiozzini, Daniel Ferraz, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zamboni, Ernesta, 1939-
Venera, Raquel Alvarenga Sena
Huet, Aparecida Barco Soler
Martins, Maria do Carmo
De Rossi, Vera Lúcia Sabongi
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiozzini, Daniel Ferraz, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
História
Inovações educacionais - Brasil
Ginasio vocacional
Memory
History
Educational innovation
Voctional high schools
topic Memória
História
Inovações educacionais - Brasil
Ginasio vocacional
Memory
History
Educational innovation
Voctional high schools
description Orientador: Ernesta Zamboni
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-03-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611387
CHIOZZINI, Daniel Ferraz. História e memória da inovação educacional no Brasil: o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969). 2010. 335 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611387. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611387
identifier_str_mv CHIOZZINI, Daniel Ferraz. História e memória da inovação educacional no Brasil: o caso dos ginásios vocacionais (1961-1969). 2010. 335 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611387. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/477403
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
335 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189024568442880