Serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual : a experiência dos educadores de museus de arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/3449 |
Resumo: | Orientador: Lucia Helena Reily |
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Serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual : a experiência dos educadores de museus de arteAccessibility services for persons with intellectual disabilities : the experience of art museum educatorsPinacoteca do Estado de São PauloMuseu de Arte Moderna de São PauloAcessibilidadeMuseus de arteDeficiência intelectualPinacoteca of the State of São PauloModern Art Museum of São PauloAccessibilityArt museumsIntellectual disabilityOrientador: Lucia Helena ReilyTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: A fruição e o fazer artístico fazem parte de práticas culturais às quais todos têm direito. No entanto, a pessoa adulta com deficiência intelectual, em geral, esteve afastada da aprendizagem de códigos específicos em arte, desenvolvida nas escolas regulares, por ter sido segregada em instituições especializadas que raramente trabalham o conhecimento artístico. Reconhecendo seu papel de responsabilidade social, as instituições culturais vêm desenvolvendo serviços de acessibilidade para atender o público não habitual do museu. Paralelo a esse movimento, a luta pelos direitos da pessoa com deficiência e as políticas de inclusão cultural têm possibilitado que esse público possa adentrar, cada vez mais, diversas áreas sociais como a arte e a cultura. O objetivo desta pesquisa foi estudar os serviços de acessibilidade da Pinacoteca do Estado e do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM - SP), voltados para pessoas com deficiência intelectual, do ponto de vista dos educadores de ambos os museus. Por meio de observação participante, a pesquisadora acompanhou visitas mediadas para públicos com deficiência intelectual dos museus e o curso semestral de performance do Programa Igual Diferente do MAM. Além disso, os educadores foram entrevistados e responderam a um questionário institucional. Também foram analisados documentos institucionais e registros financeiros de cada museu. Esta pesquisa não pretendeu realizar uma análise qualitativa comparativa entre as instituições, mas sim apontar para as soluções desenvolvidas em cada um dos museus, construindo, assim, um olhar de como os serviços de acessibilidade se organizam e atuam, a partir da contribuição dos educadores e das especificidades de cada instituição. A análise dos dados permitiu construir um panorama sobre as políticas institucionais, a estrutura dos programas, as estratégias, as abordagens em relação à acessibilidade e, ainda, possibilitou identificar questões institucionais que impactam nos serviços oferecidos. Além disso, foi possível identificar as estratégias, desafios e significados das experiências atribuídas pelos educadores dos museus ao atender esse público. Neste estudo verificamos que o processo de assegurar acessibilidade cultural no museu é uma via de mão dupla, pois as demandas dos públicos com deficiência intelectual que chegam à instituição transformam os serviços e ações oferecidas. Enquanto o museu oferece experiências transformadoras para o público com deficiência, ele também se transforma e pode irradiar esse discurso de valorização da diversidade para outros espaços culturais e sociais a favor do acesso à arteAbstract: Fruition and artmaking are part of the cultural practices that everyone has the right to participate in. Nevertheless, in general, adult persons with intellectual disabilities have been left out of opportunities to learn specific art codes that are developed in regular schools because they were often segregated in institutionalized settings that rarely further knowledge in art. Recognizing their social responsibility, cultural institutions have currently been concerned with developing accessibility services to receive visitors that do not usually go to museums. Alongside this movement, the fight for the rights of persons with disabilities and public policies for cultural inclusion have opened the doors to this public in various social areas such as art and culture. The aim of this research project was to study the accessibility services offered by the Pinacoteca do Estado and the Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), for people with intellectual disabilities, from the perspective of the educators of both museums. Using participant observation, the researcher accompanied mediated visits for groups with intellectual disability in the museum and participated in the semester Performance course in MAM’s Igual Diferente Program. Furthermore, the educators were interviewed and they answered an institutional questionnaire. Museum documents and financial records were also analyzed. This study did not intend to carry out a comparative qualitative analysis of the institutions, but rather to point out the solutions developed in each museum in order to construct an understanding of how the accessibility services are organized and how they work, based on the contributions of the educators and the specificities of each institution. The analysis of the data enabled us to build a panorama of the programs’ institutional policies, strategies, approaches to accessibility and also to identify institutional issues that impact on the proposed services. Furthermore, we were able to identify the museum educators’ view of the strategies, challenges and meaning of the experiences on working with this clientele. The results showed that the process of ensuring cultural accessibility in the museum is a two-way street, because the demands raised by groups with intellectual disability that visit the institution transform the services and proposals that are carried out. Just as the museum offers transformational experiences to the visitors with disability, it is also transformed, and can then spread this discourse of valuing diversity to other cultural and social spaces in favor of access to artDoutoradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoDoutora em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoCNPQ01-P3376/2017[s.n.]Reily, Lucia Helena, 1952-Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca daFrançozo, Maria de Fátima de CamposCorrêa, Ricardo SanthiagoMartins, Miriam Celeste Ferreira DiasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrigatto, Agda Cristina, 1985-20212021-05-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (263 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3449BRIGATTO, Agda Cristina. Serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência intelectual: a experiência dos educadores de museus de arte. 2021. 1 recurso online (263 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3449. 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