Tchékhov e o tempo da província
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RUS (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/199612 |
Resumo: | Neste artigo examino a centralidade que a província russa possui na obra de Anton Tchékhov, especialmente em suas peças longas. A partir de uma visada de conjunto, sugiro que a dramaturgia tchekhoviana, ao invés de reproduzir o senso comum da província russa como lugar do atraso, do tédio e da pura repetição dos hábitos, a apresenta como espacialidade de experiências temporais mais complexas, que desestabilizam a noção moderna de um presente homogêneo, bem como as tradicionais noções de progresso eatraso. |
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Tchékhov e o tempo da provínciaChekhov and the time of the provinceAnton TchékhovProvínciaDrama tchekhovianoTemporalidadeAnton ChekhovChekhovian dramaProvinceTemporalityNeste artigo examino a centralidade que a província russa possui na obra de Anton Tchékhov, especialmente em suas peças longas. A partir de uma visada de conjunto, sugiro que a dramaturgia tchekhoviana, ao invés de reproduzir o senso comum da província russa como lugar do atraso, do tédio e da pura repetição dos hábitos, a apresenta como espacialidade de experiências temporais mais complexas, que desestabilizam a noção moderna de um presente homogêneo, bem como as tradicionais noções de progresso eatraso.In this paper I examine the role of Russian provinces in Anton Chekhov's work, especially in his major plays. From an overall perspective, I suggest that Chekhovian dramaturgy, instead of reproducing the common sense of the Russian provinces as places of backwardness and pure repetition, presents it as the spatiality of more complex temporal experiences, which destabilize the modern notion of a homogeneous present, as well as thetraditional understanding of progress and backwardness.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.2022-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/19961210.11606/issn.2317-4765.rus.2022.199612RUS (São Paulo); v. 13 n. 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 114-136RUS (Sao Paulo); Vol. 13 No. 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 114-136РУС (Сан-Пауло); Том 13 № 22 (2022): Tchékhov sempre: textos e contextos; 114-1362317-4765reponame:RUS (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rus/article/view/199612/185622Copyright (c) 2022 Rodrigo Alves do Nascimentohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Rodrigo Alves do2022-08-29T18:15:40Zoai:revistas.usp.br:article/199612Revistahttp://revistas.usp.br/rus/PUBhttp://www.revistas.usp.br/rus/oairus@usp.br||revistalitrus@gmail.com||2317-47652317-4765opendoar:2022-08-29T18:15:40RUS (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Neste artigo examino a centralidade que a província russa possui na obra de Anton Tchékhov, especialmente em suas peças longas. A partir de uma visada de conjunto, sugiro que a dramaturgia tchekhoviana, ao invés de reproduzir o senso comum da província russa como lugar do atraso, do tédio e da pura repetição dos hábitos, a apresenta como espacialidade de experiências temporais mais complexas, que desestabilizam a noção moderna de um presente homogêneo, bem como as tradicionais noções de progresso eatraso. |
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