Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/3274 |
Resumo: | Orientador: Inês Ferreira de Souza Bragança |
id |
UNICAMP-30_8e2e5adb066304fee37ac5d059e43273 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1237977 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantesThreads and weaves in research contexts and their implications on the narrative texture of beginning teachersAprendizagemNarrativasEscritaAutobiografiaExperienciasProfessores - Formação - PesquisaLearningNarrativesWritingResearch trainingAutobiographyExperiencesTeachers - Training - ResearchOrientador: Inês Ferreira de Souza BragançaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese tem como objetivo compreender as implicações dos contextos de pesquisaformação na aprendizagem profissional da docência de professores/as iniciantes e caracterizar as aprendizagens narrativas presentes nas trajetórias de iniciação à docência. Trata-se de um estudo com centralidade teoricometodológica e epistemológica na pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, com a contribuição de Paul Ricoeur, Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Marie-Christine Josso, Ivor Goodson, Conceição Passeggi, Inês Bragança, Inês Petrucci, Guilherme Prado, entre outros. O trabalho foi desenvolvido com a participação de quatro professores/as iniciantes do município de Caxias, Maranhão, sendo o autor da tese, um deles. O desenvolvimento do estudo foi atravessado por um deslocamento, em função da pandemia de Covid-19, que paralisou o mundo, atividades e instituições, tornando-se o isolamento social a alternativa viável para proteção e forma de evitar a contaminação pelo vírus. A pesquisa tomou como dispositivos metodológicos: a imersão nos cotidianos escolares, a escrita narrativa, o diário de pesquisa e as conversas. A imersão nas escolas ocorreu por um curto período de tempo e foi interrompida pela pandemia, o diário, as escritas narrativas e as conversas, estiveram presentes ao longo de todo caminho, sendo que as conversas, inicialmente presenciais, cederam lugar a dispositivos remotos. A tese prima pelo círculo hermenêutico da temporalidade e narratividade em Paul Ricoeur, no processo de compreensão e interpretação das fontes narrativas dos sujeitos participantes da pesquisa, em diálogo com os postulados de Bakhtin e Walter Benjamin. O presente texto da tese foi produzido como narrativa (auto)biográfica, em um entrelaçamento entre teoria, metodologia e experiências as quais atravessam de forma tridimensional toda a escrita do trabalho. A reflexão sobre os caminhos percorridos aponta para um conjunto de aprendizagens narrativas presentes nas trajetórias de iniciação à docência de professores/as iniciantes dentre os quais destaca-se a importância da experiência na construção dos saberes profissionais da docência, a organização do trabalho pedagógico / dinâmica dos alunos na sala de aula, a intensificação do trabalho docente, as comunidades de aprendizagem da/na profissão docente e múltiplos desafios e lições colocados pela pandemia, dentre os quais: a preocupação com a aprendizagem das crianças; os impactos das desigualdades sociais agudizadas pela pandemia; o papel da pesquisa na formação e aprendizagem das crianças e professoras atuando remotamente; o lugar da formação no desenvolvimento profissional docente e a relação das docentes iniciantes com a educação das sensibilidades e as afetações emocionais. Quanto às implicações da experiência de pesquisaformação para os/as professores/as iniciantes ressalta-se a potencialidade das narrativas e da mediação (auto)biográfica no processo de iniciação à docência. Os/as professores/as iniciantes envolvidos/as no estudo, produziram uma história de si, em partilha, afirmando-se como sujeitos históricos, sociais, culturais e relacionais, produzindo-se pela linguagem em processos de interações com as crianças, outros/as professores/as e profissionais da educação, famílias e com o pesquisador narrador, em situação de acompanhamento pela mediação biográficaAbstract: This thesis aims to understand the implications of research-training contexts in the professional learning of teaching of beginning teachers and to characterize the narrative learning present in the trajectories of initiation to teaching. This is a study with theoretical, methodological and epistemological centrality in (auto)biographical narrative formation research, with the contribution of Paul Ricoeur, Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Marie-Christine Josso, Ivor Goodson, Conceição Passeggi, Inês Bragança, Inês Petrucci, Guilherme meadow, among others. The work was developed with the participation of four beginning teachers from the city of Caxias, Maranhão, one of them being the author of the thesis. The development of the study was crossed by a displacement, due to the Covid-19 pandemic, which paralyzed the world, activities and institutions, making social isolation a viable alternative for protection and a way to avoid contamination by the virus. The research took as methodological devices: immersion in school routines, narrative writing, research diary and conversations. Immersion in schools took place for a short period of time and was interrupted by the pandemic, the diary, narrative writings and conversations were present along the way, with conversations, initially in person, giving way to remote devices. The thesis emphasizes the hermeneutic circle of temporality and narrativity in Paul Ricoeur, in the process of understanding and interpreting the narrative sources of the subjects participating in the research, in dialogue with the postulates of Bakhtin and Walter Benjamin. The present text of the thesis was produced as a (auto)biographical narrative, in an intertwining between theory, methodology and experiences which cross in a three-dimensional way all the writing of the work. The reflection on the paths taken points to a set of narrative learning present in the trajectories of initiation to teaching of beginning teachers, among which the importance of experience in the construction of professional teaching knowledge, the organization of pedagogical work / dynamics stands out. of students in the classroom, the intensification of teaching work, the learning communities of/in the teaching profession and multiple challenges and lessons posed by the pandemic, among which: the concern for children's learning; the impacts of social inequalities exacerbated by the pandemic; the role of research in the training and learning of children and teachers working remotely; the place of training in teacher professional development and the relationship of beginning teachers with the education of sensitivities and emotional affectations. As for the implications of the research-training experience for beginning teachers, the potential of narratives and (auto)biographical mediation in the process of initiation to teaching is highlighted. The beginning teachers involved in the study produced a story of themselves, in sharing, affirming themselves as historical, social, cultural and relational subjects, producing themselves through language in processes of interactions with children, others/ teachers and education professionals, families and with the narrator researcher, in a situation of accompaniment by biographical mediationDoutoradoEducaçãoDoutor em EducaçãoCAPES001[s.n.]Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-Prado, Guilherme do Val ToledoPasseggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho SgadariNakayama, Bárbara Cristina Moreira SicardiPetrucci-Rosa, Maria InêsSimas, Vanessa FrançaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMorais, Joelson de Sousa, 1987-20222022-02-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (259 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3274MORAIS, Joelson de Sousa. Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes. 2022. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3274. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1237977Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-24T17:12:10Zoai::1237977Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-03-24T17:12:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes Threads and weaves in research contexts and their implications on the narrative texture of beginning teachers |
title |
Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes |
spellingShingle |
Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes Morais, Joelson de Sousa, 1987- Aprendizagem Narrativas Escrita Autobiografia Experiencias Professores - Formação - Pesquisa Learning Narratives Writing Research training Autobiography Experiences Teachers - Training - Research |
title_short |
Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes |
title_full |
Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes |
title_fullStr |
Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes |
title_full_unstemmed |
Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes |
title_sort |
Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes |
author |
Morais, Joelson de Sousa, 1987- |
author_facet |
Morais, Joelson de Sousa, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969- Prado, Guilherme do Val Toledo Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi Petrucci-Rosa, Maria Inês Simas, Vanessa França Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Joelson de Sousa, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Narrativas Escrita Autobiografia Experiencias Professores - Formação - Pesquisa Learning Narratives Writing Research training Autobiography Experiences Teachers - Training - Research |
topic |
Aprendizagem Narrativas Escrita Autobiografia Experiencias Professores - Formação - Pesquisa Learning Narratives Writing Research training Autobiography Experiences Teachers - Training - Research |
description |
Orientador: Inês Ferreira de Souza Bragança |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-02-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3274 MORAIS, Joelson de Sousa. Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes. 2022. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3274. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/3274 |
identifier_str_mv |
MORAIS, Joelson de Sousa. Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes. 2022. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3274. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1237977 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (259 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189180762226688 |