Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Joelson de Sousa, 1987-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3274
Resumo: Orientador: Inês Ferreira de Souza Bragança
id UNICAMP-30_8e2e5adb066304fee37ac5d059e43273
oai_identifier_str oai::1237977
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantesThreads and weaves in research contexts and their implications on the narrative texture of beginning teachersAprendizagemNarrativasEscritaAutobiografiaExperienciasProfessores - Formação - PesquisaLearningNarrativesWritingResearch trainingAutobiographyExperiencesTeachers - Training - ResearchOrientador: Inês Ferreira de Souza BragançaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese tem como objetivo compreender as implicações dos contextos de pesquisaformação na aprendizagem profissional da docência de professores/as iniciantes e caracterizar as aprendizagens narrativas presentes nas trajetórias de iniciação à docência. Trata-se de um estudo com centralidade teoricometodológica e epistemológica na pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, com a contribuição de Paul Ricoeur, Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Marie-Christine Josso, Ivor Goodson, Conceição Passeggi, Inês Bragança, Inês Petrucci, Guilherme Prado, entre outros. O trabalho foi desenvolvido com a participação de quatro professores/as iniciantes do município de Caxias, Maranhão, sendo o autor da tese, um deles. O desenvolvimento do estudo foi atravessado por um deslocamento, em função da pandemia de Covid-19, que paralisou o mundo, atividades e instituições, tornando-se o isolamento social a alternativa viável para proteção e forma de evitar a contaminação pelo vírus. A pesquisa tomou como dispositivos metodológicos: a imersão nos cotidianos escolares, a escrita narrativa, o diário de pesquisa e as conversas. A imersão nas escolas ocorreu por um curto período de tempo e foi interrompida pela pandemia, o diário, as escritas narrativas e as conversas, estiveram presentes ao longo de todo caminho, sendo que as conversas, inicialmente presenciais, cederam lugar a dispositivos remotos. A tese prima pelo círculo hermenêutico da temporalidade e narratividade em Paul Ricoeur, no processo de compreensão e interpretação das fontes narrativas dos sujeitos participantes da pesquisa, em diálogo com os postulados de Bakhtin e Walter Benjamin. O presente texto da tese foi produzido como narrativa (auto)biográfica, em um entrelaçamento entre teoria, metodologia e experiências as quais atravessam de forma tridimensional toda a escrita do trabalho. A reflexão sobre os caminhos percorridos aponta para um conjunto de aprendizagens narrativas presentes nas trajetórias de iniciação à docência de professores/as iniciantes dentre os quais destaca-se a importância da experiência na construção dos saberes profissionais da docência, a organização do trabalho pedagógico / dinâmica dos alunos na sala de aula, a intensificação do trabalho docente, as comunidades de aprendizagem da/na profissão docente e múltiplos desafios e lições colocados pela pandemia, dentre os quais: a preocupação com a aprendizagem das crianças; os impactos das desigualdades sociais agudizadas pela pandemia; o papel da pesquisa na formação e aprendizagem das crianças e professoras atuando remotamente; o lugar da formação no desenvolvimento profissional docente e a relação das docentes iniciantes com a educação das sensibilidades e as afetações emocionais. Quanto às implicações da experiência de pesquisaformação para os/as professores/as iniciantes ressalta-se a potencialidade das narrativas e da mediação (auto)biográfica no processo de iniciação à docência. Os/as professores/as iniciantes envolvidos/as no estudo, produziram uma história de si, em partilha, afirmando-se como sujeitos históricos, sociais, culturais e relacionais, produzindo-se pela linguagem em processos de interações com as crianças, outros/as professores/as e profissionais da educação, famílias e com o pesquisador narrador, em situação de acompanhamento pela mediação biográficaAbstract: This thesis aims to understand the implications of research-training contexts in the professional learning of teaching of beginning teachers and to characterize the narrative learning present in the trajectories of initiation to teaching. This is a study with theoretical, methodological and epistemological centrality in (auto)biographical narrative formation research, with the contribution of Paul Ricoeur, Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Marie-Christine Josso, Ivor Goodson, Conceição Passeggi, Inês Bragança, Inês Petrucci, Guilherme meadow, among others. The work was developed with the participation of four beginning teachers from the city of Caxias, Maranhão, one of them being the author of the thesis. The development of the study was crossed by a displacement, due to the Covid-19 pandemic, which paralyzed the world, activities and institutions, making social isolation a viable alternative for protection and a way to avoid contamination by the virus. The research took as methodological devices: immersion in school routines, narrative writing, research diary and conversations. Immersion in schools took place for a short period of time and was interrupted by the pandemic, the diary, narrative writings and conversations were present along the way, with conversations, initially in person, giving way to remote devices. The thesis emphasizes the hermeneutic circle of temporality and narrativity in Paul Ricoeur, in the process of understanding and interpreting the narrative sources of the subjects participating in the research, in dialogue with the postulates of Bakhtin and Walter Benjamin. The present text of the thesis was produced as a (auto)biographical narrative, in an intertwining between theory, methodology and experiences which cross in a three-dimensional way all the writing of the work. The reflection on the paths taken points to a set of narrative learning present in the trajectories of initiation to teaching of beginning teachers, among which the importance of experience in the construction of professional teaching knowledge, the organization of pedagogical work / dynamics stands out. of students in the classroom, the intensification of teaching work, the learning communities of/in the teaching profession and multiple challenges and lessons posed by the pandemic, among which: the concern for children's learning; the impacts of social inequalities exacerbated by the pandemic; the role of research in the training and learning of children and teachers working remotely; the place of training in teacher professional development and the relationship of beginning teachers with the education of sensitivities and emotional affectations. As for the implications of the research-training experience for beginning teachers, the potential of narratives and (auto)biographical mediation in the process of initiation to teaching is highlighted. The beginning teachers involved in the study produced a story of themselves, in sharing, affirming themselves as historical, social, cultural and relational subjects, producing themselves through language in processes of interactions with children, others/ teachers and education professionals, families and with the narrator researcher, in a situation of accompaniment by biographical mediationDoutoradoEducaçãoDoutor em EducaçãoCAPES001[s.n.]Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-Prado, Guilherme do Val ToledoPasseggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho SgadariNakayama, Bárbara Cristina Moreira SicardiPetrucci-Rosa, Maria InêsSimas, Vanessa FrançaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMorais, Joelson de Sousa, 1987-20222022-02-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (259 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3274MORAIS, Joelson de Sousa. Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes. 2022. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3274. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1237977Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-24T17:12:10Zoai::1237977Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-03-24T17:12:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes
Threads and weaves in research contexts and their implications on the narrative texture of beginning teachers
title Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes
spellingShingle Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes
Morais, Joelson de Sousa, 1987-
Aprendizagem
Narrativas
Escrita
Autobiografia
Experiencias
Professores - Formação - Pesquisa
Learning
Narratives
Writing
Research training
Autobiography
Experiences
Teachers - Training - Research
title_short Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes
title_full Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes
title_fullStr Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes
title_full_unstemmed Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes
title_sort Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes
author Morais, Joelson de Sousa, 1987-
author_facet Morais, Joelson de Sousa, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
Prado, Guilherme do Val Toledo
Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari
Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
Petrucci-Rosa, Maria Inês
Simas, Vanessa França
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Joelson de Sousa, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Narrativas
Escrita
Autobiografia
Experiencias
Professores - Formação - Pesquisa
Learning
Narratives
Writing
Research training
Autobiography
Experiences
Teachers - Training - Research
topic Aprendizagem
Narrativas
Escrita
Autobiografia
Experiencias
Professores - Formação - Pesquisa
Learning
Narratives
Writing
Research training
Autobiography
Experiences
Teachers - Training - Research
description Orientador: Inês Ferreira de Souza Bragança
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-02-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3274
MORAIS, Joelson de Sousa. Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes. 2022. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3274. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3274
identifier_str_mv MORAIS, Joelson de Sousa. Fios e tramas em contextos de pesquisaformação e suas implicações na tessitura narrativa de professores/as iniciantes. 2022. 1 recurso online (259 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3274. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1237977
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (259 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189180762226688