O uso do computador no desempenho de atividades de leitura e escrita do escolar com deficiencia visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabello, Suzana
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604876
Resumo: Orientador: Keila Miriam Monteiro de Carvalho
id UNICAMP-30_8e6b19435d0aa1212ee04b232c5cd24a
oai_identifier_str oai::400016
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O uso do computador no desempenho de atividades de leitura e escrita do escolar com deficiencia visualThe computer as a tool for the performance of reading and writing activities for visually impaired childrenLeituraCegueiraVisão subnormalEscritaComputadoresEscolaresInclusão digitalReadingblindnessSubnormal visionStudent performanceDigital inclusionOrientador: Keila Miriam Monteiro de CarvalhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Trata-se de estudo realizado segundo abordagem qualitativa, uma vez que o pesquisador compartilha o processo de desenvolvimento, percepções e experiências do objeto da pesquisa que, no caso, refere-se ao uso da informática pelo deficiente visual. O objetivo foi verificar a reprodução de textos e o desempenho dos alunos deficientes visuais na leitura de textos digitados por meio do computador. A amostra foi composta por seis escolares de 12 a 15 anos de idade, matriculados de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, que freqüentavam sala de recursos no município de Santa Bárbara D¿Oeste/SP. Foi utilizado como instrumento um roteiro de observação aplicado em dois momentos, antes e depois do curso de informática que foi ministrado três vezes por semana, durante oito meses, utilizando os sintetizadores de voz Dosvox e Virtual Vision, bem como o recurso do Assistente de Acessibilidade do windows. Para verificar o desempenho dos escolares na leitura e escrita de textos foram realizadas atividades de digitação, com o auxílio de textos impressos. Com o uso do roteiro, o pesquisador procedeu à análise de conteúdo para captar o objeto investigado. Dos seis escolares observados, todos possuíam conhecimento básico de uso do computador, bom desempenho na digitação de textos e leitura satisfatória. Foi possível observar com o Assistente de Acessibilidade do sistema operacional Windows, ampliação e som do Virtual Vision, permitindo um bom desempenho escolar dos alunos deficientes visuaisAbstract: A study has been undertaken according to a qualitative approach, once the researcher shares the development, perception and experience process of research object that, in this case, is related to the use of computer means by visually impaired student. The objective was to verify text reproduction and the performance of visually impaired students when reading texts written through a computer machine. Sample comprised six students 12 through 15 years old, enrolled at 5th to 8th series of Fundamental Course that used the resource room at the city of Santa Barbara d¿Oeste/SP. It was used as instrument an observation schedule applied in two moments, before and after computer usage course, which was ministered three times a week, for eight months, using voice synthesizer Dosvox and Virtual Vision, as well as the Acessibililty Assistant resource of Windows. To verify the student performances when reading and writing texts digitations activities were employed with the aid of printed texts. Using the schedule, researcher made a content analysis to reach the object under investigation. Results : from the six observed students , all possessed a basic knowledge about computer usage, a good performance in text digitations and satisfactory reading. It was observed through the Acessibility Assistant of operational system Windows, amplification and sound of Virtual Vision, allowing a good school performance of visually impaired studentsMestradoCiências BiomédicasMestre em Ciências Médicas[s.n.]Carvalho, Keila Miriam Monteiro de, 1949-Arieta, Carlos Eduardo LeiteProfeta, Mary da SilvaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRabello, Suzana20072007-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf153p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604876RABELLO, Suzana. O uso do computador no desempenho de atividades de leitura e escrita do escolar com deficiencia visual. 2007. 153p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604876. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/400016porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:51:58Zoai::400016Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:51:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do computador no desempenho de atividades de leitura e escrita do escolar com deficiencia visual
The computer as a tool for the performance of reading and writing activities for visually impaired children
title O uso do computador no desempenho de atividades de leitura e escrita do escolar com deficiencia visual
spellingShingle O uso do computador no desempenho de atividades de leitura e escrita do escolar com deficiencia visual
Rabello, Suzana
Leitura
Cegueira
Visão subnormal
Escrita
Computadores
Escolares
Inclusão digital
Reading
blindness
Subnormal vision
Student performance
Digital inclusion
title_short O uso do computador no desempenho de atividades de leitura e escrita do escolar com deficiencia visual
title_full O uso do computador no desempenho de atividades de leitura e escrita do escolar com deficiencia visual
title_fullStr O uso do computador no desempenho de atividades de leitura e escrita do escolar com deficiencia visual
title_full_unstemmed O uso do computador no desempenho de atividades de leitura e escrita do escolar com deficiencia visual
title_sort O uso do computador no desempenho de atividades de leitura e escrita do escolar com deficiencia visual
author Rabello, Suzana
author_facet Rabello, Suzana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Keila Miriam Monteiro de, 1949-
Arieta, Carlos Eduardo Leite
Profeta, Mary da Silva
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabello, Suzana
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Cegueira
Visão subnormal
Escrita
Computadores
Escolares
Inclusão digital
Reading
blindness
Subnormal vision
Student performance
Digital inclusion
topic Leitura
Cegueira
Visão subnormal
Escrita
Computadores
Escolares
Inclusão digital
Reading
blindness
Subnormal vision
Student performance
Digital inclusion
description Orientador: Keila Miriam Monteiro de Carvalho
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-06-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604876
RABELLO, Suzana. O uso do computador no desempenho de atividades de leitura e escrita do escolar com deficiencia visual. 2007. 153p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604876. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
RABELLO, Suzana. O uso do computador no desempenho de atividades de leitura e escrita do escolar com deficiencia visual. 2007. 153p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604876. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/400016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
153p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138426173259776