Uso de recursos da informatica na educação de escolares deficientes visuais : conhecimento, opiniões e praticas de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Cassia Cristiane de Freitas
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604705
Resumo: Orientador: Keila Miriam Monteiro de Carvalho
id UNICAMP-30_707f5b16f5504198cedb1f83b391fcdb
oai_identifier_str oai::398709
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uso de recursos da informatica na educação de escolares deficientes visuais : conhecimento, opiniões e praticas de professoresThe use of computer science resources in the education of visually impaired students : teacher's knowledge, opinions and practicesVisão subnormalCegueiraTecnologiaPessoas com deficiênciaLow visionblindnessTechnologyDisabled personsOrientador: Keila Miriam Monteiro de CarvalhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Realizou-se estudo analítico com os objetivos de verificar conhecimentos, opiniões e práticas de professores a respeito do uso de recursos da informática na educação de escolares deficientes visuais e verificar características de professores em relação à formação e exercício profissional. A amostra foi composta por 58 professores do ensino fundamental e médio que lecionavam para escolares deficientes visuais e 76 professores que não lecionavam para escolares deficientes visuais, embora houvesse esses escolares inclusos nas escolas em que atuavam. Foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, questionário auto-aplicável. A maioria dos professores (96,9%) não recebeu preparo específico para atuar com escolares deficientes visuais. Quanto ao conhecimento de programas usados por escolares deficientes visuais, a totalidade dos professores desconhecia as tecnologias usadas por esses escolares. A maior proporção dos professores (85,1%) admitiu não utilizar o laboratório de informática com escolares e 94,8% dos professores que lecionavam para deficientes visuais também declararam não utilizar o laboratório de informática com esses escolares. No que se refere à importância atribuída à informática na educação de escolares deficientes visuais 84,2% dos professores opinaram ser esta muito importante. Dos respondentes 76,7% não sabem o que é recurso óptico, 87,9% não tem conhecimento sobre recurso não-óptico e 97,8% não sabem escrever e nem ler em braille. Conclui-se desconhecimento de professores a respeito da aplicação do recurso da informática aos escolares deficientes visuais. Paradoxalmente reconhecem que a informática é muito importante para o aprendizado desses escolares, embora a maioria dos professores não a utilize com essa população. Verificou-se também conhecimento insuficiente a respeito de recursos ópticos, não-ópticos e Sistema BrailleAbstract: An analytical study was carried out so as to verify the knowledge, opinion and practices of teachers on the use of computer resources in the education of visually impaired students and to verify characteristics of teachers in relation to the formation and the profissional exercise. The sample comprised 56 teachers in the basic and middle teaching, who taught visually impaired students and 76 teachers, who did not teach visually impaired pupils, although these students were mainstreamed in their schools. A self-appliable questionnaire was utilized as the data collection instrument. Most teachers (96.9%) received no specific training to work with visually impaired students. As for the knowledge on programa used by visually impaired students, it was found that 100.0% of the teachers do not know the technologies used by these students. 84.2% of the teachers thought the computer science in the education of visually impaired is very important. Most teachers (94.8%) reported no use of the laboratory with visually impaired pupils, 76.7% of the respondents know nothing about optical resources, 87.9% reported no knowledge on non optical resources and 97.8% do not know how to write or read in the Braille system. It was concluded that the teachers were unaware of computer sciences resources for visually impaired students, although they believe these resources are very instrumental in their education. Insufficient knowledge on optical, non optical resources and the Braille system was verified as wellMestradoCiências BiomédicasMestre em Ciências Médicas[s.n.]Carvalho, Keila Miriam Monteiro de, 1949-Costa, Marilisa NanoSampaio, Marcos WilsonUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlves, Cassia Cristiane de Freitas20072007-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf148f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604705ALVES, Cassia Cristiane de Freitas. Uso de recursos da informatica na educação de escolares deficientes visuais: conhecimento, opiniões e praticas de professores. 2007. 148f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604705. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/398709porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:50:30Zoai::398709Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:50:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de recursos da informatica na educação de escolares deficientes visuais : conhecimento, opiniões e praticas de professores
The use of computer science resources in the education of visually impaired students : teacher's knowledge, opinions and practices
title Uso de recursos da informatica na educação de escolares deficientes visuais : conhecimento, opiniões e praticas de professores
spellingShingle Uso de recursos da informatica na educação de escolares deficientes visuais : conhecimento, opiniões e praticas de professores
Alves, Cassia Cristiane de Freitas
Visão subnormal
Cegueira
Tecnologia
Pessoas com deficiência
Low vision
blindness
Technology
Disabled persons
title_short Uso de recursos da informatica na educação de escolares deficientes visuais : conhecimento, opiniões e praticas de professores
title_full Uso de recursos da informatica na educação de escolares deficientes visuais : conhecimento, opiniões e praticas de professores
title_fullStr Uso de recursos da informatica na educação de escolares deficientes visuais : conhecimento, opiniões e praticas de professores
title_full_unstemmed Uso de recursos da informatica na educação de escolares deficientes visuais : conhecimento, opiniões e praticas de professores
title_sort Uso de recursos da informatica na educação de escolares deficientes visuais : conhecimento, opiniões e praticas de professores
author Alves, Cassia Cristiane de Freitas
author_facet Alves, Cassia Cristiane de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Keila Miriam Monteiro de, 1949-
Costa, Marilisa Nano
Sampaio, Marcos Wilson
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Cassia Cristiane de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Visão subnormal
Cegueira
Tecnologia
Pessoas com deficiência
Low vision
blindness
Technology
Disabled persons
topic Visão subnormal
Cegueira
Tecnologia
Pessoas com deficiência
Low vision
blindness
Technology
Disabled persons
description Orientador: Keila Miriam Monteiro de Carvalho
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-06-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604705
ALVES, Cassia Cristiane de Freitas. Uso de recursos da informatica na educação de escolares deficientes visuais: conhecimento, opiniões e praticas de professores. 2007. 148f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604705. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ALVES, Cassia Cristiane de Freitas. Uso de recursos da informatica na educação de escolares deficientes visuais: conhecimento, opiniões e praticas de professores. 2007. 148f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604705. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/398709
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
148f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188963700703232