Pesquisa em educação fisica : determinações historicas e implicações epistemologicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584687 |
Resumo: | Orientador: Pedro L. Goergen |
id |
UNICAMP-30_8f013937dbeb90261cb2cc341566e007 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::115327 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa em educação fisica : determinações historicas e implicações epistemologicasEpistemologiaPesquisa educacionalPós-graduaçãoEducação física - PesquisaOrientador: Pedro L. GoergenTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo teve como objetivo analisar, a partir das abordagens metodológicas, asimplicações epistemológicas das dissertações, desenvolvidas nos cursos de Mestrado em Educação Física e Esportes da USP, UFSM, UFRJ, Unicamp, UFRGS e UFMG, durante o período de 1988 a 1994, levando em consideração suas inter-relações com os determinantes sócio-econômico-políticos. Foram adotadas como categorias metodológicas centrais, a unidade entre o todo e as partes, e, principalmente, entre o lógico e o histórico. Partindo da análise das estruturas internas das abordagens metodológicas identificadas nos textos das dissertações: empírico-analítica (66, 22%), fenomenológico-hermenêutica (21,62%) e crítico-dialética (12,16%), a análise lógico-gnsiológica buscou-se indicar os principais elementos contidos nos níveis técnico, teórico e epistemológico, bem como os pressupostos gnosiológicos e ontológicos, explícitos ou implícitos nas pesquisas. Na perspectiva histórica, procurou-se demonstrar os nexos estabelecidos entre as determinações sócio-econômico-políticas e a produção científica dos mestrados. Concluiu-se que, a vertente empírico-analítica ainda é dominante na produção científica dos mestrados da área de Educação Física e Esportes, tanto nos mais antigos quanto nos mais recentes. Entretanto, embora ainda tênue, existe uma tendência de reorientação epistemológico-metodológica na produção científica da áreaDoutoradoHistória e Filosofia da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Goergen, Pedro Laudinor, 1944-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Rossana Valeria de Souza e19971997-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf279f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584687SILVA, Rossana Valeria de Souza e. Pesquisa em educação fisica: determinações historicas e implicações epistemologicas. 1997. 279f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584687. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115327porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T09:29:30Zoai::115327Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T09:29:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa em educação fisica : determinações historicas e implicações epistemologicas |
title |
Pesquisa em educação fisica : determinações historicas e implicações epistemologicas |
spellingShingle |
Pesquisa em educação fisica : determinações historicas e implicações epistemologicas Silva, Rossana Valeria de Souza e Epistemologia Pesquisa educacional Pós-graduação Educação física - Pesquisa |
title_short |
Pesquisa em educação fisica : determinações historicas e implicações epistemologicas |
title_full |
Pesquisa em educação fisica : determinações historicas e implicações epistemologicas |
title_fullStr |
Pesquisa em educação fisica : determinações historicas e implicações epistemologicas |
title_full_unstemmed |
Pesquisa em educação fisica : determinações historicas e implicações epistemologicas |
title_sort |
Pesquisa em educação fisica : determinações historicas e implicações epistemologicas |
author |
Silva, Rossana Valeria de Souza e |
author_facet |
Silva, Rossana Valeria de Souza e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Goergen, Pedro Laudinor, 1944- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rossana Valeria de Souza e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia Pesquisa educacional Pós-graduação Educação física - Pesquisa |
topic |
Epistemologia Pesquisa educacional Pós-graduação Educação física - Pesquisa |
description |
Orientador: Pedro L. Goergen |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 1997-07-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584687 SILVA, Rossana Valeria de Souza e. Pesquisa em educação fisica: determinações historicas e implicações epistemologicas. 1997. 279f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584687. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584687 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rossana Valeria de Souza e. Pesquisa em educação fisica: determinações historicas e implicações epistemologicas. 1997. 279f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584687. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115327 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 279f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188797075685376 |