Pelas telas, pelas janelas : a coordenação pedagogica e a formação de professores nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603404
Resumo: Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
id UNICAMP-30_8f9e7d3ed88b5909b3963649eb9414cc
oai_identifier_str oai::377215
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Pelas telas, pelas janelas : a coordenação pedagogica e a formação de professores nas escolasThrough the paintings, throug the windows: pedagogical coordination and teacher's education in the schoolsCoordenação pedagógicaFormação de professoresEducação permanenteTrabalho docenteTrabalho coletivoPedagogical coordinationTeacher's trainingPermanent educationTeaching workCollective workOrientador: Guilherme do Val Toledo PradoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho discute a formação de professores que acontece nos momentos de trabalho docente coletivo a partir da mediação da coordenadora pedagógica, buscando compreender se essas coordenadoras se reconhecem como formadoras de professores e suas possibilidades e dificuldades na organização das dinâmicas formativas. Os referenciais partem do pressuposto de que a coordenação pedagógica seja um canal privilegiado de interlocução e formação de/com/entre os professores (ALMEIDA, CHRISTOV, PLACCO) e que a formação centrada na escola (CANÁRIO) representa uma possibilidade de professores e coordenadoras aprenderem com a própria experiência, interrogando o vivido, confrontando posições, refletindo sobre as práticas na escola e articulando saberes de ação e saberes teóricos. A metodologia da pesquisa foi baseada no diálogo com três grupos de coordenadoras pedagógicas de escolas de Educação Infantil que se reuniram quinzenalmente, durante um semestre, para um trabalho de formação e, posteriormente, com um grupo de coordenadoras que aceitou o convite para discutir as principais questões da pesquisa. Foi possível identificar no conjunto de dados analisados (registros de áudio/escrita dos encontros, além de avaliações finais escritas das participantes da pesquisa) que as coordenadoras compreendem sua ação de formadoras na perspectiva de interlocutoras e mediadoras da organização do trabalho docente coletivo, reivindicando uma formação horizontal traduzida em co-produção da formação. Enquanto a produção teórica valoriza a ação da coordenadora como formadora numa perspectiva mais vertical, as coordenadoras dessa pesquisa constróem uma outra proposta de formação, ajustada às suas possibilidades e condições de trabalho, que considera os professores como co-responsáveis pela formação na escola. A proposta de colaboração entre pares e de encontros que oportunizam uma formação mútua, em círculo (PACHECO), aponta para um novo cenário a ser desenhado nas escolas. A relevância dessa investigação é apontar para os formadores de professores e formadores de formadores as potencialidades e os limites dessa formação que acontece nos momentos de trabalho docente coletivo quando da proposição de práticas de formação de professores e formadores nas escolasAbstract: This paper discusses the teachers¿ education that occurs in the teachers group work time with the intervention of the pedagogical coordinator, trying to understand if these coordinators recognize themselves as teachers educators and their possibilities and difficulties in organizing the educational activities. The parameters assume that the pedagogical coordination is a privileged channel for dialogue and education of/with/among teachers (ALMEIDA, CHRISTOV, PLACCO) and that the education developed in the school (CANÁRIO) represents a possibility for teachers and coordinators to learn with their own experience, questioning what was experienced, comparing positions, thinking about the practices in the school and exposing action knowledge and theoretical knowledge. The research methodology was based on the dialogues of three groups of pedagogical coordinators from Children Schools who met fortnightly, during one semester, for an educational work and then with a group of coordinators who accepted the invitation to discuss the research¿s main questions. It was possible to identify in the data analyzed (audio/writing records of the meetings, besides the final evaluations written by the people participating in the research) that the coordinators recognize their action of educators in the perspective of interlocutors and mediators in the organization of the teachers group work, claiming for a horizontal education as a co-production of the education. While the theoretical production appreciates the action of the coordinator as an educator in a more vertical perspective, this research coordinators develop another proposal for education, fitted to their possibilities and work conditions, which considers the teachers as co-responsible for the education in the school. The proposal for cooperation between pairs and for meetings that allow a mutual education, in circle (PACHECO), indicates a new scenery to be scheduled in the schools. The importance of this investigation is to point to the teachers¿ educators and the educators¿ educators the capacities and the limits of this education that occurs in the teachers group work time in the proposition of teachers¿ education practices and educators¿ practices in the schoolsDoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-Placco, Vera Maria Nigro de SouzaAragão, Ana Maria Falcão deMalavasi, Maria Marcia SigristAlmeida, Laurinda Ramalho deUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo20062006-08-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf272p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603404CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo. Pelas telas, pelas janelas: a coordenação pedagogica e a formação de professores nas escolas. 2006. 272p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603404. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/377215porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:39:00Zoai::377215Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pelas telas, pelas janelas : a coordenação pedagogica e a formação de professores nas escolas
Through the paintings, throug the windows: pedagogical coordination and teacher's education in the schools
title Pelas telas, pelas janelas : a coordenação pedagogica e a formação de professores nas escolas
spellingShingle Pelas telas, pelas janelas : a coordenação pedagogica e a formação de professores nas escolas
Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo
Coordenação pedagógica
Formação de professores
Educação permanente
Trabalho docente
Trabalho coletivo
Pedagogical coordination
Teacher's training
Permanent education
Teaching work
Collective work
title_short Pelas telas, pelas janelas : a coordenação pedagogica e a formação de professores nas escolas
title_full Pelas telas, pelas janelas : a coordenação pedagogica e a formação de professores nas escolas
title_fullStr Pelas telas, pelas janelas : a coordenação pedagogica e a formação de professores nas escolas
title_full_unstemmed Pelas telas, pelas janelas : a coordenação pedagogica e a formação de professores nas escolas
title_sort Pelas telas, pelas janelas : a coordenação pedagogica e a formação de professores nas escolas
author Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo
author_facet Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Placco, Vera Maria Nigro de Souza
Aragão, Ana Maria Falcão de
Malavasi, Maria Marcia Sigrist
Almeida, Laurinda Ramalho de
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação pedagógica
Formação de professores
Educação permanente
Trabalho docente
Trabalho coletivo
Pedagogical coordination
Teacher's training
Permanent education
Teaching work
Collective work
topic Coordenação pedagógica
Formação de professores
Educação permanente
Trabalho docente
Trabalho coletivo
Pedagogical coordination
Teacher's training
Permanent education
Teaching work
Collective work
description Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-08-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603404
CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo. Pelas telas, pelas janelas: a coordenação pedagogica e a formação de professores nas escolas. 2006. 272p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603404. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo. Pelas telas, pelas janelas: a coordenação pedagogica e a formação de professores nas escolas. 2006. 272p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603404. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/377215
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
272p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138417366269952