Lazer e grupos sociais : concepções e metodo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589147 |
Resumo: | Orientador: Linio Castellani Filho |
id |
UNICAMP-30_91db3eecc634f26a1c399b11d14da2cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::199823 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lazer e grupos sociais : concepções e metodoLazerEducaçãoEducação físicaEducação popularGrupos sociaisCriançasAdolescentesOrientador: Linio Castellani FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FisicaResumo: A preocupação central que estimulou o conjunto das reflexões contidas neste trabalho, consiste na tentativa de apresentar novos subsídios que busquem nos orientar na elaboração de uma proposta de intervenção no campo do lazer com grupos e/ou movimentos sociais. Desta maneira, aproximando-se da problemática inerente à complexa realidade das crianças e adolescentes em situação de risco no Brasil, procuramos aprofundar estudos sobre o lazer e a relação que este guarda com a educação popular, interrogando o problema de como responder à necessidade de se desenvolver programas, propostas e novas políticas de lazer com e para este grupo. Como objetivos procuramos: fornecer possíveis contribuições ao debate acerca da problemática do lazer em suas inter-relações com a educação; apresentar novos elementos de ordem teórico-metodológica para a construção de propostas de intervenção no campo do lazer com grupos e movimentos sociais; compreender e explicar com maior profundidade a realidade das crianças e adolescentes em situação de risco; apresentar, avaliar e qualificar o Projeto Agente, intervenção no campo do lazer com crianças e adolescentes em situação de risco, desenvolvida na cidade de Goiânia. Quanto ao referencial metodológico, foram utilizadas a pesquisa teórica, onde nos dedicamos a formular novos quadros de referência para os "Estudos do Lazer" e a pesquisa metodológica, onde foram indagados possíveis instrumentos de intervenção, a partir de interrogações dirigi das ao processo de construção de técnicas de tratamento da realidade, com base na discussão de um modelo de abordagem teórico-prático. Desta maneira, na etapa primeira deste trabalho, utilizamos como recurso o diálogo com as principais referências e concepções inerentes ao objeto de nossa investigação, o que nos possibilitou uma aproximação inicial ao tema. Vencido este momento, iniciamos o estudo referente à experiência / intervenção do Projeto AgenteAbstract: The main preocupation trat stimulated the set of reflexions induded in efforts of show news subsides that guide in elaboration of one proposal of intermention in leisure fiel with groups and/or social moniments. In this way, aproximatting of problematic inherent a complex reality of children and adolescent in risk situation in Brazil. We make aprofaund study about the leisure and relation that have with popular education, examing the problem of how answer the necessity of development programs, proposal and new politics of leisure with and for this group. The objective of this job is supply possible contribuitions to discuss about the problematic of mutual relation between leisure and education, shows news elements theoric-methodological for constrution proposa! of intervention in field of leisure with group and social moviments, understand and explanation inprofundity a complex reality of children and adolescent in risk situation, and show, evaluate and qualify the Projeto Agente, intervention in leisure field with children and adolescents in risk situation development in Goiânia city. About the methodological references, was utilize theorical research, where we dedication formulating news references for the "leisure studies"; and methodological research, where was indagation to start ftom interrogations pointend for construction process of treatments thecnics of reality based in discussion of approach theorical-practice. In this way, the first stage of this work utilized as resource the dialogue with the main references na conceptions inherent in the object of our investigation, that possibility us one initial aproximation at the theme. Overcome this moment, we start the study referring experience/intervention of Projeto AgenteMestradoMestre em Educação Física[s.n.]Castellani Filho, Lino, 1951-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMascarenhas, Fernando20002000-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf122p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589147MASCARENHAS, Fernando. Lazer e grupos sociais: concepções e metodo. 2000. 122p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589147. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/199823porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:14:34Zoai::199823Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:14:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lazer e grupos sociais : concepções e metodo |
title |
Lazer e grupos sociais : concepções e metodo |
spellingShingle |
Lazer e grupos sociais : concepções e metodo Mascarenhas, Fernando Lazer Educação Educação física Educação popular Grupos sociais Crianças Adolescentes |
title_short |
Lazer e grupos sociais : concepções e metodo |
title_full |
Lazer e grupos sociais : concepções e metodo |
title_fullStr |
Lazer e grupos sociais : concepções e metodo |
title_full_unstemmed |
Lazer e grupos sociais : concepções e metodo |
title_sort |
Lazer e grupos sociais : concepções e metodo |
author |
Mascarenhas, Fernando |
author_facet |
Mascarenhas, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castellani Filho, Lino, 1951- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mascarenhas, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lazer Educação Educação física Educação popular Grupos sociais Crianças Adolescentes |
topic |
Lazer Educação Educação física Educação popular Grupos sociais Crianças Adolescentes |
description |
Orientador: Linio Castellani Filho |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000-12-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589147 MASCARENHAS, Fernando. Lazer e grupos sociais: concepções e metodo. 2000. 122p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589147. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) MASCARENHAS, Fernando. Lazer e grupos sociais: concepções e metodo. 2000. 122p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589147. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/199823 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 122p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188840412282880 |