Utilização dos equipamentos de lazer por adolescentes em idade escolar.
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCB |
Texto Completo: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/1224 |
Resumo: | Introdução: O lazer é concebido para além das atividades físico-esportivas e pode incluir outros interesses culturais como o manual, o artístico, o intelectual, o social e também o turístico e o virtual. Objetivo: Verificar a experiência com os equipamentos de lazer pelos adolescentes. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por 175 escolares do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola Pública de Ceilândia. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas sobre a prática de lazer destes adolescentes. Resultados: Quanto à utilização dos equipamentos de lazer, de modo geral, os adolescentes responderam nunca utilizar a Concha (81,9%), pouco utilizam o Teatro (41,7%), às vezes utilizam a Biblioteca (33,1%), com frequência fazem uso do Parque/Praça de Esporte (30,5%) e sempre fazem uso do shopping (28%). Referente às barreiras para a utilização dos equipamentos de lazer, no percentual geral, a ausência/baixa quantidade de equipamentos de lazer apresentou o maior valor para a Concha (23,4%), para localização o Museu apresentou maior valor (42,9%), quanto aos recursos financeiros o Cinema obteve maior valor (29,7%), para falta de tempo o Teatro foi mais expressivo (29,7%), na falta de interesse aparece a Concha novamente (30,3%), quanto ao horário e dias de atendimento o Teatro apresentou os maiores valores (9,1% e 12,1%, respectivamente), para a falta de conhecimento sobre o local, idade e falta de acessibilidade a Concha apresentou os maiores valores (48%; 17,1% e 14,3%, respectivamente), quanto a falta de disposição o Estádio/Campo de Futebol apresentou maior valor (16%), para a falta de companhia o Cinema obteve o maior valor (28,6%) e o Shopping apresentou ainda outros motivos como barreira (13,7%). Nota-se que as principais barreiras para utilização dos equipamentos são a localização dos mesmos, os recursos financeiros da amostra, a falta de tempo e a falta de interesse pelos equipamentos. Os principais interesses praticados pelos adolescentes são os sociais e físicos esportivos. Conclusão: Os adolescentes possuem pouca experiência com equipamentos de lazer, devido à maior utilização está concentrada em apenas três (Biblioteca, Parque/Praça de esporte e Shopping) dos onze equipamentos mencionados no questionário. Portanto, mostra-se necessário a criação de Políticas Públicas para que os equipamentos de lazer possam ser mais utilizados e que animadores sócio-culturais atuem nesses equipamentos e ainda, que se faça uma melhor distribuição dos equipamentos, haja vista que, grande parte está localizado em Brasília. Ressaltando que, o lazer apresenta um importante papel para a educação, por meio da atuação critico-criativo. |
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Resultados: Quanto à utilização dos equipamentos de lazer, de modo geral, os adolescentes responderam nunca utilizar a Concha (81,9%), pouco utilizam o Teatro (41,7%), às vezes utilizam a Biblioteca (33,1%), com frequência fazem uso do Parque/Praça de Esporte (30,5%) e sempre fazem uso do shopping (28%). Referente às barreiras para a utilização dos equipamentos de lazer, no percentual geral, a ausência/baixa quantidade de equipamentos de lazer apresentou o maior valor para a Concha (23,4%), para localização o Museu apresentou maior valor (42,9%), quanto aos recursos financeiros o Cinema obteve maior valor (29,7%), para falta de tempo o Teatro foi mais expressivo (29,7%), na falta de interesse aparece a Concha novamente (30,3%), quanto ao horário e dias de atendimento o Teatro apresentou os maiores valores (9,1% e 12,1%, respectivamente), para a falta de conhecimento sobre o local, idade e falta de acessibilidade a Concha apresentou os maiores valores (48%; 17,1% e 14,3%, respectivamente), quanto a falta de disposição o Estádio/Campo de Futebol apresentou maior valor (16%), para a falta de companhia o Cinema obteve o maior valor (28,6%) e o Shopping apresentou ainda outros motivos como barreira (13,7%). Nota-se que as principais barreiras para utilização dos equipamentos são a localização dos mesmos, os recursos financeiros da amostra, a falta de tempo e a falta de interesse pelos equipamentos. Os principais interesses praticados pelos adolescentes são os sociais e físicos esportivos. Conclusão: Os adolescentes possuem pouca experiência com equipamentos de lazer, devido à maior utilização está concentrada em apenas três (Biblioteca, Parque/Praça de esporte e Shopping) dos onze equipamentos mencionados no questionário. Portanto, mostra-se necessário a criação de Políticas Públicas para que os equipamentos de lazer possam ser mais utilizados e que animadores sócio-culturais atuem nesses equipamentos e ainda, que se faça uma melhor distribuição dos equipamentos, haja vista que, grande parte está localizado em Brasília. Ressaltando que, o lazer apresenta um importante papel para a educação, por meio da atuação critico-criativo.Submitted by Karolina Vieira da Silva Bastos (karolina.bastos@ucb.br) on 2012-12-10T16:50:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Ioranny Sousa - TCC VERSÃO FINAL.pdf: 1260204 bytes, checksum: f75937ec10116accd66ee2b96ac4e39c (MD5)Approved for entry into archive by Diego Paiva(dpaiva@ucb.br) on 2013-05-29T17:49:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Ioranny Sousa - TCC VERSÃO FINAL.pdf: 1260204 bytes, checksum: f75937ec10116accd66ee2b96ac4e39c (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-29T17:49:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Ioranny Sousa - TCC VERSÃO FINAL.pdf: 1260204 bytes, checksum: f75937ec10116accd66ee2b96ac4e39c (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-10T03:43:09Z (GMT). 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Introdução: O lazer é concebido para além das atividades físico-esportivas e pode incluir outros interesses culturais como o manual, o artístico, o intelectual, o social e também o turístico e o virtual. Objetivo: Verificar a experiência com os equipamentos de lazer pelos adolescentes. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por 175 escolares do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola Pública de Ceilândia. Para tanto, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas sobre a prática de lazer destes adolescentes. Resultados: Quanto à utilização dos equipamentos de lazer, de modo geral, os adolescentes responderam nunca utilizar a Concha (81,9%), pouco utilizam o Teatro (41,7%), às vezes utilizam a Biblioteca (33,1%), com frequência fazem uso do Parque/Praça de Esporte (30,5%) e sempre fazem uso do shopping (28%). Referente às barreiras para a utilização dos equipamentos de lazer, no percentual geral, a ausência/baixa quantidade de equipamentos de lazer apresentou o maior valor para a Concha (23,4%), para localização o Museu apresentou maior valor (42,9%), quanto aos recursos financeiros o Cinema obteve maior valor (29,7%), para falta de tempo o Teatro foi mais expressivo (29,7%), na falta de interesse aparece a Concha novamente (30,3%), quanto ao horário e dias de atendimento o Teatro apresentou os maiores valores (9,1% e 12,1%, respectivamente), para a falta de conhecimento sobre o local, idade e falta de acessibilidade a Concha apresentou os maiores valores (48%; 17,1% e 14,3%, respectivamente), quanto a falta de disposição o Estádio/Campo de Futebol apresentou maior valor (16%), para a falta de companhia o Cinema obteve o maior valor (28,6%) e o Shopping apresentou ainda outros motivos como barreira (13,7%). Nota-se que as principais barreiras para utilização dos equipamentos são a localização dos mesmos, os recursos financeiros da amostra, a falta de tempo e a falta de interesse pelos equipamentos. Os principais interesses praticados pelos adolescentes são os sociais e físicos esportivos. Conclusão: Os adolescentes possuem pouca experiência com equipamentos de lazer, devido à maior utilização está concentrada em apenas três (Biblioteca, Parque/Praça de esporte e Shopping) dos onze equipamentos mencionados no questionário. Portanto, mostra-se necessário a criação de Políticas Públicas para que os equipamentos de lazer possam ser mais utilizados e que animadores sócio-culturais atuem nesses equipamentos e ainda, que se faça uma melhor distribuição dos equipamentos, haja vista que, grande parte está localizado em Brasília. Ressaltando que, o lazer apresenta um importante papel para a educação, por meio da atuação critico-criativo. |
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