Programa de prevenção em saúde bucal em creche da cidade de Campinas : estudo da téncica de escovação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620508 |
Resumo: | Orientador: Cecilia Guarnieri Batista |
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Programa de prevenção em saúde bucal em creche da cidade de Campinas : estudo da téncica de escovaçãoPrevention program in oral health in the city of nursey Campinas : brushing technique studyBoca - Cuidado e higieneEducação em saúde bucalEscovação dentáriaOdontopediatriaOral hygieneHealth education, DentalToothbrushingPediatric dentistryOrientador: Cecilia Guarnieri BatistaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Embora técnicas de escovação dental sejam descritas na literatura, há ainda uma escassez quanto a estudos que revelem a técnica mais apropriada a ser usada para orientar crianças com pouca idade. Além da idade cronológica das crianças, o desenvolvimento de habilidades motoras manuais e estímulos gerados pelo meio social em que vivem devem ser considerados. O objetivo deste estudo foi identificar o padrão de escovação dental de 36 crianças com idade entre 36 e 48 meses, de uma creche da cidade de Campinas. A partir da observação de cada criança durante a prática da escovação dental, os movimentos mais utilizados e a forma como seguravam a escova dental foram registrados. Nas sessões subsequentes, as crianças foram orientadas individualmente de acordo com o movimento e posição mais utilizada pela maioria. Os índices ceo e PSR foram registrados para avaliar a condição bucal das crianças antes do início do programa de prevenção. Durante as sessões de escovação dental, foram registrados os índices de placa inicial e final de cada criança e a partir do resultado do índice de placa final (? 30% de biofilme presente) eram dispensadas. O tempo de escovação também foi registrado em todas as sessões. As crianças foram dispensadas de acordo com o resultado do índice de placa final, após passarem por no mínimo duas sessões de escovação orientada. As medidas e observações relativas a cada criança foram avaliadas ao longo do estudo. As crianças remanescentes a cada sessão orientada continuaram participando das sessões subsequentes de orientação, até conseguirem atingir resultados positivos na remoção da quantidade de biofilme dental. Os resultados demonstraram que o movimento de esfregadura horizontal foi o mais utilizado pelas crianças (84,7%), assim como o uso da posição distal para segurar a escova dental (62,5%). Em relação ao tempo de escovação, a cada segundo a mais de escovação, houve redução de 0,39% na quantidade de biofilme dental. Considerando a idade das crianças, os resultados mostraram 1,53% de aumento na quantidade de biofilme dental a cada mês adicional na idade. Concluiu-se que, em média, três sessões de escovação orientada individualmente foram suficientes para que as crianças atingissem valores aceitáveis no índice final de placa e fossem dispensadas. A orientação individual contribuiu para a identificação e solução de dificuldades específicas. A orientação foi direcionada de acordo com as necessidades de cada criança, sendo possível habilitar a criança a realizar a escovação dental e não apenas decorar técnicas. A prevenção em saúde bucal por meio de escovação dental deve possibilitar que a criança se torne hábil e consiga autonomia em higiene bucal o mais cedo possívelAbstract: Although tooth brushing techniques are described in the literature there is still a scarcity of studies that reveal the most appropriate technique to be used to guide children at a young age. Besides the chronological age of the children, the development of motor skills and hand stimuli generated by the social environment in which they live must be considered. The aim of this study was to identify the pattern of tooth brushing of 45 children aged between 36 and 48 months in a nursery in the city of Campinas. From the observation of each child during the practice of tooth brushing, used more movements and how holding the toothbrush were recorded. In subsequent sessions, the children were instructed individually according to the movement and position used by the majority. The dmf and PSR were recorded to assess the oral health status of children before the prevention program. During toothbrushing sessions were recorded plaque index start and end of each child and from the result of the final plaque index (? 30% of biofilm present) were dispensed. The brushing time was also recorded in all sessions. Children were dispensed in accordance with the result of plaque index end, after passing through at least two sessions of brushing oriented. Measurements and observations on each child were assessed throughout the study. The remaining children each session oriented continued participating in sessions subsequent guidance, until they achieve positive results in the removal of the quantity of biofilm. The results demonstrated that the horizontal movement rub was the most used by children (84.7%), as well as the use of distal position to hold the toothbrush (62.5%). In relation to brushing time, every second longer brushing, a reduction of 0.39% in the amount of biofilm. Considering the age of the children, the results showed 1.53% increase in the amount of biofilm every additional month in age. It was concluded that on average three sessions were individually guided brushing enough for children to reach acceptable values in the index and end plate were dispensed. The individual guidance contributed to the identification and solution of specific problems. The orientation was directed according to the needs of each child, which can enable the child to perform toothbrushing and not just decorating techniques. The prevention of oral health by toothbrushing should allow the child to become skilled and able autonomy in oral hygiene as soon as possibleMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Batista, Cecilia Guarnieri, 1949-Silva, Ricardo Pianta Rodrigues daGagliardo, Heloisa Gagheggi Ravanini GardonUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFarha, Fabiola Pedrão, 1975-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf65 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620508FARHA, Fabiola Pedrão. Programa de prevenção em saúde bucal em creche da cidade de Campinas: estudo da téncica de escovação. 2013. 65 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620508. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/908446porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:01:17Zoai::908446Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:01:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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