Colegiado escolar : espaço de participação da comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Monica Abranches
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587017
Resumo: Orientador: Maria da Gloria Marcondes Gohn
id UNICAMP-30_935a00712bae3b7dcde1b129fe76d240
oai_identifier_str oai::170566
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Colegiado escolar : espaço de participação da comunidadeParticipaçãoEscolas - DescentralizaçãoConselhos de educaçãoEscolas - Organização e administraçãoOrientador: Maria da Gloria Marcondes GohnDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem como objetivo geral uma análise de como se dá a participação da comunidade no processo de gerenciamento da educação pública, por meio da experiência de gestão colegiada em 04 escolas municipais de Ouro Preto, e do processo de aprendizado político e social que pode se viabilizar nestas experiências. Trabalhamos a hipótese de que a descentralização e a participação são instrumentos que oportunizam um exercício democrático e que se convergem para elaborar condições favoráveis de surgimento de sujeitos políticos, cidadãos, e suas formas de organização política, além de proporcionar uma aprendizagem política que pode conduzir para uma participação realmente qualitativa. A proposta era identificar as formas de articulação e participação dos representantes da comunidade na escola, e qual o tipo de aprendizado político estes constróem e absorvem ao longo da implementação da experiência colegiada nas escolas, investigando o comportamento e a percepção deste grupo que, representando um coletivo que está fora do cotidiano técnico-burocrático, precisa responder ao chamado para ocuparem e realizarem a tarefa de gerenciar as decisões públicas no âmbito da educaçãoAbstract: This paper has the objective of analyze the popular participation in the process of public management of education. The object of this research was four municipal schools (basic leveI) located in Ouro Preto municipality, Brazil, that was having an experience in participative management. The goal was identify the articulation and participation forms of the community in the schools, and the forms of political leamed that are constructed along the implementation of the participative experience. There was investigate the perception and the behavior from this group that have the mission to respond the task to manage the public decisions in the educational areaMestradoAdministração e Supervisão EducacionalMestre em Educação[s.n.]Gohn, Maria da Glória Marcondes, 1947-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Monica Abranches19981998-10-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf227f. : il.(Enc.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587017FERNANDES, Monica Abranches. Colegiado escolar: espaço de participação da comunidade. 1998. 227f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587017. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/170566porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T16:20:52Zoai::170566Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T16:20:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Colegiado escolar : espaço de participação da comunidade
title Colegiado escolar : espaço de participação da comunidade
spellingShingle Colegiado escolar : espaço de participação da comunidade
Fernandes, Monica Abranches
Participação
Escolas - Descentralização
Conselhos de educação
Escolas - Organização e administração
title_short Colegiado escolar : espaço de participação da comunidade
title_full Colegiado escolar : espaço de participação da comunidade
title_fullStr Colegiado escolar : espaço de participação da comunidade
title_full_unstemmed Colegiado escolar : espaço de participação da comunidade
title_sort Colegiado escolar : espaço de participação da comunidade
author Fernandes, Monica Abranches
author_facet Fernandes, Monica Abranches
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gohn, Maria da Glória Marcondes, 1947-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Monica Abranches
dc.subject.por.fl_str_mv Participação
Escolas - Descentralização
Conselhos de educação
Escolas - Organização e administração
topic Participação
Escolas - Descentralização
Conselhos de educação
Escolas - Organização e administração
description Orientador: Maria da Gloria Marcondes Gohn
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-10-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Enc.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587017
FERNANDES, Monica Abranches. Colegiado escolar: espaço de participação da comunidade. 1998. 227f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587017. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Enc.)
FERNANDES, Monica Abranches. Colegiado escolar: espaço de participação da comunidade. 1998. 227f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587017. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/170566
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
227f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138338183053312