A dimensão afetivo-emotiva dos discursos de professores e alunos nas interações em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Marinalva Vieira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606617
Resumo: Orientador: João Wanderley Geraldi
id UNICAMP-30_9425493509887da3dc592c1182e86228
oai_identifier_str oai::420721
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A dimensão afetivo-emotiva dos discursos de professores e alunos nas interações em sala de aulaThe affective-emotive dimension of teacher's and student's discourses in the classroom interactionsDiscursoEmoçõesInteraçãoEnsinoProfessores e alunosDiscourseEmotionsInteractionsTeachingTeacher and studentOrientador: João Wanderley GeraldiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A principal matéria-prima desta tese são as produções discursivas de professores e alunos dos níveis Fundamental, Médio e Universidade. Centro atenção em dois tipos de discursos: a) os que diretamente objetivam revelar um problema pessoal, narrar emocionalmente uma experiência ou narrar uma experiência afetiva que visa mobilizar, tocar afetivamente o seu interlocutor; b) os que, indiretamente, produzem efeitos de sentidos afetivos embora não apresentem elementos lingüísticos que remetam ao campo das afetividades. Tais discursos foram denominados de ¿discursos de emoção¿. Como se trata de um estudo lingüístico-discursivo, trabalhei somente com o verbal, e o foco centra-se no movimento interacional do sujeito que discursiviza suas emoções e nas respostas dos sujeitos que interpretam esse gesto discursivo afetivo. Desse modo, o que é tratado como emoção no discurso, neste trabalho, não se confunde com a pura ação física ou biológica (o dado per se), ainda que possa englobá-las. É o dado postulado pelo sujeito da enunciação: a dor, a tristeza ou a alegria tais como definidas por ele por meio da linguagem e no contexto de interação com o outro. A seleção do corpus é baseada na concepção de paradigma indiciário proposta por Ginzburg (1999). A adoção dessa concepção se justifica porque permite conceber sujeitos cujo discurso não se perde ou se explica por meio da eleição de traços generalizantes de pertencimento a uma comunidade (neste caso, a comunidade de professor ou de aluno), mas também não são atos absolutamente singulares e, por isso, sem nenhuma relação com outros discursos. A definição do corpus indiciário depende da inter-relação entre pequenos acontecimentos: que não é a proposta inversa de acúmulo ou da repetição do insignificante para se chegar a uma verdade universalizada e inquestionável, mas para que se deduza mais do que é insignificante. Tendo como ancoragem teórica as concepções bakhtinianas, analiso três dimensões: a lingüística, a discursiva e a estético-ética. Especificamente, discuto os recursos lingüísticos agenciados, os efeitos de sentido produzidos e o papel do discurso de emoção na organização dos processos de ensino e aprendizagem. A inscrição do afetivo na língua pode ser explicada se tomamos como objeto a linguagem que significa nas situações de interação entre interlocutores, sendo essa linguagem signo de qualquer coisa que não existe como materialidade concreta, mas que ela é constituidora como signo afetivo. O discurso de emoção é signo do que pode ocorrer ao sujeito que, pondo-se no interior de uma situação de discurso, enuncia um estado afetivo em face do diálogo com a alteridade (Charaudeau, 2000). As emoções discursivizadas são carregadas de sentidos ativamente atribuídos no momento em que são enunciadas porque nascem como respondibilidade às ações de um outro contextualizado. Nos sentidos bakhtinianos do termo, resultam do encontro entre sujeitos que, vivendo e alimentando-se na interação com os outros, respondem aos atos afetivos a partir de interpretações e atribuições de sentidos.Abstract: Not informed.DoutoradoAnálise do DiscursoDoutor em Linguística[s.n.]Geraldi, João Wanderley, 1946-Rajagopalan, KanavillilBrait, ElisabethRiolfi, Claudia RosaSmolka, Ana Luiza BustamanteUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarbosa, Marinalva Vieira20082008-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf381p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606617BARBOSA, Marinalva Vieira. A dimensão afetivo-emotiva dos discursos de professores e alunos nas interações em sala de aula. 2008. 381p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606617. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420721porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:07:07Zoai::420721Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:07:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão afetivo-emotiva dos discursos de professores e alunos nas interações em sala de aula
The affective-emotive dimension of teacher's and student's discourses in the classroom interactions
title A dimensão afetivo-emotiva dos discursos de professores e alunos nas interações em sala de aula
spellingShingle A dimensão afetivo-emotiva dos discursos de professores e alunos nas interações em sala de aula
Barbosa, Marinalva Vieira
Discurso
Emoções
Interação
Ensino
Professores e alunos
Discourse
Emotions
Interactions
Teaching
Teacher and student
title_short A dimensão afetivo-emotiva dos discursos de professores e alunos nas interações em sala de aula
title_full A dimensão afetivo-emotiva dos discursos de professores e alunos nas interações em sala de aula
title_fullStr A dimensão afetivo-emotiva dos discursos de professores e alunos nas interações em sala de aula
title_full_unstemmed A dimensão afetivo-emotiva dos discursos de professores e alunos nas interações em sala de aula
title_sort A dimensão afetivo-emotiva dos discursos de professores e alunos nas interações em sala de aula
author Barbosa, Marinalva Vieira
author_facet Barbosa, Marinalva Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Geraldi, João Wanderley, 1946-
Rajagopalan, Kanavillil
Brait, Elisabeth
Riolfi, Claudia Rosa
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Marinalva Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Emoções
Interação
Ensino
Professores e alunos
Discourse
Emotions
Interactions
Teaching
Teacher and student
topic Discurso
Emoções
Interação
Ensino
Professores e alunos
Discourse
Emotions
Interactions
Teaching
Teacher and student
description Orientador: João Wanderley Geraldi
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606617
BARBOSA, Marinalva Vieira. A dimensão afetivo-emotiva dos discursos de professores e alunos nas interações em sala de aula. 2008. 381p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606617. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BARBOSA, Marinalva Vieira. A dimensão afetivo-emotiva dos discursos de professores e alunos nas interações em sala de aula. 2008. 381p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606617. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420721
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
381p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188980239892480