As interações afetivas em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edileuza Danieli da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35341
Resumo: A sala de aula é um local importante para promover interações sociais necessárias para o desenvolvimento cognitivo e emocional do ser humano. O processo de ensino e aprendizagem é favorecido por interações em sala de aula baseadas em afetividade, portanto, é necessário pensar uma prática pedagógica que leve em consideração os aspectos afetivos, pois assim o ambiente da sala de aula se torna convidativo e mais alegre. O principal objetivo do presente estudo é analisar interações afetivas em sala de aula com base em representações do cotidiano escolar de dois filmes e de um documentário. Para isso, cenas contendo aspectos afetivos nas interações representadas, entre professores e alunos e destes entre si, foram selecionadas e descritas. A partir das descrições das cenas foram identificados marcadores de presença ou ausência de afetividade, os quais embasaram a discussão deste estudo. Entre os marcadores de presença de afetividade identificados devem ser destacados a confiança dos professores na capacidade dos alunos e o interesse dos professores pelas suas aprendizagens. Por outro lado, os principais marcadores de ausência de afetividade presentes nesse estudo foram a indiferença dos professores em relação aos alunos e a falta de confiança na capacidade deles. Contudo, os diferentes tipos de marcadores, presença ou ausência de afetividade, se traduzem em resultados também diferentes. A presença de afetividade promove a auto-confiança dos alunos e colabora para o desenvolvimento cognitivo e social. Em contrapartida, a ausência de afetividade pode resultar em falta de motivação dos alunos em relação às aulas e ao objeto de conhecimento. A análise apresentada neste trabalho aponta para um importante papel das interações afetivas em sala de aula na realização dos processos de ensino e aprendizagem e de desenvolvimento do aluno.
id UFRGS-2_0935978c484b268b0090756293014c91
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35341
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Edileuza Danieli daRosa, Russel Teresinha Dutra da2011-12-10T01:20:13Z2011http://hdl.handle.net/10183/35341000794385A sala de aula é um local importante para promover interações sociais necessárias para o desenvolvimento cognitivo e emocional do ser humano. O processo de ensino e aprendizagem é favorecido por interações em sala de aula baseadas em afetividade, portanto, é necessário pensar uma prática pedagógica que leve em consideração os aspectos afetivos, pois assim o ambiente da sala de aula se torna convidativo e mais alegre. O principal objetivo do presente estudo é analisar interações afetivas em sala de aula com base em representações do cotidiano escolar de dois filmes e de um documentário. Para isso, cenas contendo aspectos afetivos nas interações representadas, entre professores e alunos e destes entre si, foram selecionadas e descritas. A partir das descrições das cenas foram identificados marcadores de presença ou ausência de afetividade, os quais embasaram a discussão deste estudo. Entre os marcadores de presença de afetividade identificados devem ser destacados a confiança dos professores na capacidade dos alunos e o interesse dos professores pelas suas aprendizagens. Por outro lado, os principais marcadores de ausência de afetividade presentes nesse estudo foram a indiferença dos professores em relação aos alunos e a falta de confiança na capacidade deles. Contudo, os diferentes tipos de marcadores, presença ou ausência de afetividade, se traduzem em resultados também diferentes. A presença de afetividade promove a auto-confiança dos alunos e colabora para o desenvolvimento cognitivo e social. Em contrapartida, a ausência de afetividade pode resultar em falta de motivação dos alunos em relação às aulas e ao objeto de conhecimento. A análise apresentada neste trabalho aponta para um importante papel das interações afetivas em sala de aula na realização dos processos de ensino e aprendizagem e de desenvolvimento do aluno.The classroom is an important place to promote social interactions necessary to the human cognitive and emotional development. The teaching and learning process is promoted by classroom interactions based in affectivity, therefore, it is necessary thinking about a pedagogical practice that appreciate the affective aspects, so the classroom environment become inviting and happier. The main objective of the present study is to analyze classroom affective interactions based in representations of the school routine in two films and a documentary. For this, scenes containing affective aspects in the represented interactions, teacherstudent and student-student, have been chosen and described. From descriptions of the scenes it has been identified markers of the presence or absence of affectivity which support the discussion of this study. Among the markers of presence of affectivity identified, it must be noted the trust of teachers in students' competence and the concern of teachers about students’ learning. On the other hand, the main markers of absence of affectivity present in this study were the indifference of teachers about the students and the lack of confidence in students' competence. However, different kinds of markers, presence or absence of affectivity, reflects different results. The presence of affectivity promotes the students' self confidence and cooperates with cognitive and social development. Conversely, the absence of affectivity can reflect in students becoming unmotivated about both the class and the object of knowledge. The current analysis pointed out an important role for the classroom affective interactions in the realization of the teaching and learning process and in the student development.application/pdfporRelação professor-alunoAffectivityTeacher-student relationshipTeaching and learning processAs interações afetivas em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2011Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000794385.pdf000794385.pdfTexto completoapplication/pdf475580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35341/1/000794385.pdf703f1a084c36c3840a04e21a63f60e9dMD51TEXT000794385.pdf.txt000794385.pdf.txtExtracted Texttext/plain151997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35341/2/000794385.pdf.txt8095250fa032574123a9934a394343dbMD52THUMBNAIL000794385.pdf.jpg000794385.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35341/3/000794385.pdf.jpgab67673b2d3fc7312f86e7cf171d4b55MD5310183/353412018-10-11 08:49:48.834oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35341Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:49:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As interações afetivas em sala de aula
title As interações afetivas em sala de aula
spellingShingle As interações afetivas em sala de aula
Silva, Edileuza Danieli da
Relação professor-aluno
Affectivity
Teacher-student relationship
Teaching and learning process
title_short As interações afetivas em sala de aula
title_full As interações afetivas em sala de aula
title_fullStr As interações afetivas em sala de aula
title_full_unstemmed As interações afetivas em sala de aula
title_sort As interações afetivas em sala de aula
author Silva, Edileuza Danieli da
author_facet Silva, Edileuza Danieli da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edileuza Danieli da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
contributor_str_mv Rosa, Russel Teresinha Dutra da
dc.subject.por.fl_str_mv Relação professor-aluno
topic Relação professor-aluno
Affectivity
Teacher-student relationship
Teaching and learning process
dc.subject.eng.fl_str_mv Affectivity
Teacher-student relationship
Teaching and learning process
description A sala de aula é um local importante para promover interações sociais necessárias para o desenvolvimento cognitivo e emocional do ser humano. O processo de ensino e aprendizagem é favorecido por interações em sala de aula baseadas em afetividade, portanto, é necessário pensar uma prática pedagógica que leve em consideração os aspectos afetivos, pois assim o ambiente da sala de aula se torna convidativo e mais alegre. O principal objetivo do presente estudo é analisar interações afetivas em sala de aula com base em representações do cotidiano escolar de dois filmes e de um documentário. Para isso, cenas contendo aspectos afetivos nas interações representadas, entre professores e alunos e destes entre si, foram selecionadas e descritas. A partir das descrições das cenas foram identificados marcadores de presença ou ausência de afetividade, os quais embasaram a discussão deste estudo. Entre os marcadores de presença de afetividade identificados devem ser destacados a confiança dos professores na capacidade dos alunos e o interesse dos professores pelas suas aprendizagens. Por outro lado, os principais marcadores de ausência de afetividade presentes nesse estudo foram a indiferença dos professores em relação aos alunos e a falta de confiança na capacidade deles. Contudo, os diferentes tipos de marcadores, presença ou ausência de afetividade, se traduzem em resultados também diferentes. A presença de afetividade promove a auto-confiança dos alunos e colabora para o desenvolvimento cognitivo e social. Em contrapartida, a ausência de afetividade pode resultar em falta de motivação dos alunos em relação às aulas e ao objeto de conhecimento. A análise apresentada neste trabalho aponta para um importante papel das interações afetivas em sala de aula na realização dos processos de ensino e aprendizagem e de desenvolvimento do aluno.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-10T01:20:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000794385
url http://hdl.handle.net/10183/35341
identifier_str_mv 000794385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35341/1/000794385.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35341/2/000794385.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35341/3/000794385.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 703f1a084c36c3840a04e21a63f60e9d
8095250fa032574123a9934a394343db
ab67673b2d3fc7312f86e7cf171d4b55
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224418996781056