Trabalhando matematica financeira em uma sala de aula do ensino medio da escola publica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Adriana Correa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597299
Resumo: Orientador : Dione Lucchesi de Carvalho
id UNICAMP-30_950fd96d5c4985338ad94746cb373902
oai_identifier_str oai::307054
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Trabalhando matematica financeira em uma sala de aula do ensino medio da escola publicaMatemática financeiraEnsino médioEscolas públicasDidáticaEducação matemáticaOrientador : Dione Lucchesi de CarvalhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho trata da investigação acerca da abordagem de alguns conteúdos de Matemática Financeira no primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Envolta pela Reforma do Ensino Médio, tive a intenção de analisar como os alunos do primeiro ano deste nível de ensino sistematizam e apreendem estes conteúdos numa perspectiva de prática colaborativa e participante entre os sujeitos envolvidos na pesquisa. Durante o trabalho de campo, realizado em uma escola pública estadual de Campinas, SP, no segundo semestre letivo do ano de 2002, observei atitudes, ações e reações dos sujeitos envolvidos na pesquisa, inclusive eu mesma, que me levaram a uma série de questionamentos. O estudo contempla reflexões acerca da minha prática de sala de aula como professora-pesquisadora e dos contrastes entre minhas intenções iniciais, de estabelecer a participação e a colaboração em sala de aula, e o meu proceder em certos momentos. Analiso ainda as relações de poder e a dinâmica estabelecidas na sala de aula de Matemática ao longo do desenvolvimento do trabalho de campo, e como estas, após um incidente ocorrido, reconfiguraram o contrato didático inicialmente estabelecidoAbstract: This work deals with the inquiry concerning the teaching of some contents of Financial Mathematics in the first year of high school in a public state school. Based in the Reformulation of high school, I had the intention to analyze as the students of the first year of this education level systemize and apprehend these contents in a practical, collaborative and participative perspective between those involved in the research. During the field work, carried out in a public state school of Campinas, SP, during the second semester of 2002, I observed attitudes, actions and reactions of those involved in the research that had taken me a series of questions. This study contemplates reflections concerning my classroom practical as teacher-researcher and the contrast between my initial intentions, to establish a classroom based in participation and contribution, and my proceeds at certain moments. I still analyze the established relations and the dynamics in the classroom of Mathematics to the long one of the development of the field work, and as these, after an incident occurred in classroom, had reconfigured the didactic contract initially established.MestradoEducação MatemáticaMestre em Educação[s.n.]Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946-Fiorentini, DarioPassos, Cármen Lúcia BrancaglionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Adriana Correa20042004-05-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf112fl.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597299ALMEIDA, Adriana Correa. Trabalhando matematica financeira em uma sala de aula do ensino medio da escola publica. 2004. 112fl Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597299. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/307054porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:56:16Zoai::307054Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:56:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhando matematica financeira em uma sala de aula do ensino medio da escola publica
title Trabalhando matematica financeira em uma sala de aula do ensino medio da escola publica
spellingShingle Trabalhando matematica financeira em uma sala de aula do ensino medio da escola publica
Almeida, Adriana Correa
Matemática financeira
Ensino médio
Escolas públicas
Didática
Educação matemática
title_short Trabalhando matematica financeira em uma sala de aula do ensino medio da escola publica
title_full Trabalhando matematica financeira em uma sala de aula do ensino medio da escola publica
title_fullStr Trabalhando matematica financeira em uma sala de aula do ensino medio da escola publica
title_full_unstemmed Trabalhando matematica financeira em uma sala de aula do ensino medio da escola publica
title_sort Trabalhando matematica financeira em uma sala de aula do ensino medio da escola publica
author Almeida, Adriana Correa
author_facet Almeida, Adriana Correa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Dione Lucchesi de, 1946-
Fiorentini, Dario
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Adriana Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática financeira
Ensino médio
Escolas públicas
Didática
Educação matemática
topic Matemática financeira
Ensino médio
Escolas públicas
Didática
Educação matemática
description Orientador : Dione Lucchesi de Carvalho
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-05-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597299
ALMEIDA, Adriana Correa. Trabalhando matematica financeira em uma sala de aula do ensino medio da escola publica. 2004. 112fl Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597299. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
ALMEIDA, Adriana Correa. Trabalhando matematica financeira em uma sala de aula do ensino medio da escola publica. 2004. 112fl Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597299. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/307054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
112fl.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188905517318144