Simulação clínica em educação permanente com profissionais da atenção primária em saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/8468 |
Resumo: | Orientador: Eliete Maria Silva |
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Simulação clínica em educação permanente com profissionais da atenção primária em saúdeClinical simulation in continuing education with primary health care professionalsSistema Único de Saúde (Brasil)Educação permanenteSimulaçãoEducação em saúdeSimulação de pacienteEducation continuingHealth educationBrazil's Unified Health SystemPatient simulationOrientador: Eliete Maria SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EnfermagemResumo: Introdução: O desenvolvimento do Sistema Único de Saúde nos traz novos desafios quanto a qualificação profissional. Dentre as políticas públicas, a Política de Educação Permanente em Saúde foi construída como estratégia para formação e desenvolvimento dos trabalhadores, partindo do pressuposto da aprendizagem significativa. Ao discorrermos sobre processos educativos e formativos para adultos, faz-se necessário a utilização de metodologias que exijam algum tipo de aprendizagem relacionada a situações reais. A simulação é um método efetivo e inovador para treinamento e aprendizagem, que reúne ampla variedade de possibilidades na área da saúde, sendo poucas as iniciativas voltadas aos profissionais da Atenção Primária. Objetivo: Desenvolver, avaliar e implementar o uso da simulação clínica in situ como estratégia de Educação Permanente em Saúde com profissionais das equipes multidisciplinares de Unidades Básicas de Saúde tradicionais, no município de Paulínia. Metodologia: Trata-se de um estudo misto, utilizando o referencial metodológico da Pesquisa-Ação, um tipo de pesquisa participante, que procura unir pesquisa e ação prática. O percurso metodológico ocorreu em quatro fases, em que cada uma delas utilizou-se de diferentes recursos metodológicos. O número de participantes em todas as fases da pesquisa totalizou 124 profissionais. Na fase um foram aplicados questionários, para verificar as ações e satisfação dos profissionais quanto às práticas de Educação Permanente em Saúde e conhecimento sociodemográfico dos trabalhadores. Na fase dois, realizamos uma oficina utilizando o método do World Café buscando a coletividade das ações ao desenvolver os cenários das simulações. Na fase três e quatro realizou-se a simulação clínica abordando o cenário de acolhimento. Para a avaliação da simulação neste ambiente foram aplicadas as escalas: Escala de satisfação de estudantes e autoconfiança na aprendizagem, Escala de experiência com o Debriefing, Escala de Design e o Questionário de práticas Educativas. Para os dados obtidos na pesquisa-ação, utilizamos a análise temática do conteúdo qualitativo e estatística descritiva dos dados, quando a necessidade de análise foi quantitativa. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual de Campinas. Resultados: foram elaborados quatro artigos: Práticas de Educação Permanente em Saúde em equipes interprofissionais: diagnóstico situacional sob a ótica dos trabalhadores; Gerando conversas significativas: World café, no planejamento estratégico interprofissional em Educação Permanente; Avaliação do design de simulação clínica, satisfação e autoconfiança de profissionais da Atenção básica; Simulação clínica em acolhimento com profissionais da atenção primária em saúde – Relato de experiência. Além dos artigos, as fases da pesquisa ação permitiram reflexões sobre o processo de trabalho, permitindo avaliações e implementações com potencial para melhoria da qualidade dos serviços estudados, sendo possível implementar instrumentos e métodos educativos inovadores como devolutiva de pesquisa ao campo. Considerações finais: a aplicação completa da metodologia utilizada para o alcance dos objetivos de pesquisa, proporcionou aproximação entre a equipe a simulação na Atenção Primária pode trazer mudanças significativas aos profissionais da saúde, construindo espaços de maior reflexão no ambiente de trabalho. Tornando possível a mudança de opiniões e significados favorecendo o aprendizado de forma ativa, sendo factível de ser replicado em serviços públicos de saúdeAbstract: Introduction: The development of the Unified Health System brings us new challenges regarding professional qualification. Among public policies, the Permanent Health Education Policy was built as a strategy for training and developing workers, based on the assumption of meaningful learning. When discussing educational and training processes for adults, it is necessary to use methodologies that require some type of learning related to real situations. Simulation is an effective and innovative method for training and learning, which brings together a wide variety of possibilities in the health area, with few initiatives aimed at Primary Care professionals. Objective: To develop, evaluate and implement the use of clinical simulation in situ as a strategy of Permanent Education in Health with professionals from multidisciplinary teams of traditional Basic Health Units, in the city of Paulínia. Methodology: This is a mixed study, using the methodological framework of Action Research, a type of participatory research that seeks to combine research and practical action. The methodological path took place in four phases, in which each of them used different methodological resources. The number of participants in all phases of the research totaled 124 professionals. In phase one, questionnaires were applied to verify the actions and satisfaction of professionals regarding the practices of Permanent Education in Health and sociodemographic knowledge of workers. In phase two, we conducted a workshop using the World Café method, seeking the collective of actions when developing the scenarios of the simulations. In phase three and four, a clinical simulation was performed, addressing the welcoming scenario. The following scales were applied to evaluate the simulation in this environment: Student satisfaction scale and self-confidence in learning, Experience scale with Debriefing, Design scale and the Educational practices questionnaire. For the data obtained in action research, we used thematic analysis of the qualitative content and descriptive statistics of the data, when the need for analysis was quantitative. The study was approved by the Ethics Committee of the State University of Campinas. Results: four articles were prepared: Permanent Health Education Practices in interprofessional teams: situational diagnosis from the perspective of workers; Generating meaningful conversations: World café, in interprofessional strategic planning in Permanent Education; Evaluation of clinical simulation design, satisfaction and self-confidence of primary care professionals; Clinical simulation in reception with primary health care professionals - Experience report. In addition to the articles, the action research phases allowed reflections on the work process, allowing evaluations and implementations with the potential to improve the quality of the services studied, making it possible to implement innovative educational instruments and methods as a return to research in the field. Final considerations: the complete application of the methodology used to achieve the research objectives, provided approximation between the team and the simulation in Primary Care can bring significant changes to health professionals, building spaces for greater reflection in the work environment. Making it possible to change opinions and meanings, favoring active learning, being feasible to be replicated in public health servicesDoutoradoCuidado e Inovação Tecnológica em Saúde e EnfermagemDoutora em Ciências da Saúde[s.n.]Silva, Eliete Maria, 1960-Mazzo, AlessandraCoutinho, Verónica Rita DiasLeonello, Valeria MarliSantos, Débora de SouzaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBazilio, Jennifer, 1979-20202020-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (146 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/8468BAZILIO, Jennifer. Simulação clínica em educação permanente com profissionais da atenção primária em saúde. 2020. 1 recurso online (146 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8468. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266698porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-14T15:40:25Zoai::1266698Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-04-14T15:40:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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