A dinamica interativa na sala de aula : as manifestações afetivas no processo de escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tassoni, Elvira Cristina Martins
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606694
Resumo: Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
id UNICAMP-30_97fee9fb649d6fedf13f8870fc57bdc9
oai_identifier_str oai::421265
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A dinamica interativa na sala de aula : as manifestações afetivas no processo de escolarizaçãoThe interactive dynamics in the classroom : the affect in the process of school educationAfetividadeCogniçãoAmbiente de sala de aulaAfeto (Psicologia)Interação professor-alunoAffectivityCognitionEnvironment of the classroomAffect (Psychology)Teacher-student interactionOrientador: Sergio Antonio da Silva LeiteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar a afetividade na dinâmica interativa da sala de aula, envolvendo alunos em quatro diferentes momentos do processo de escolarização ¿ as últimas séries de cada nível de ensino ¿ Infantil 4 (alunos com 6 anos em média), ciclo II/4ª série (alunos com 10 anos em média), ciclo IV/8ª série (alunos com 14 anos em média) e 3º ano do Ensino Médio ( alunos com 17 anos em média). A intenção é discutir o papel da afetividade neste processo, identificando suas diferentes formas de manifestação, demonstrando o processo de transformação pelo qual ela passa. Fundamenta-se na abordagem histórico-cultural, discutindo a natureza social dos processos psíquicos, o entrelaçamento entre processos afetivos e cognitivos, como também a perspectiva de desenvolvimento que os acompanha. Destaca, ainda, a função social das emoções e o papel determinante da afetividade no desenvolvimento da criança, bem como o papel das interações sociais para a construção do conhecimento e da própria pessoa. A coleta de dados baseou-se em observações realizadas em sala de aula, envolvendo 8 professores e 51 alunos das quatro séries citadas, numa escola da rede particular em Campinas (São Paulo/Brasil). Utilizou-se o procedimento da autoscopia que consiste na realização de vídeogravações dos sujeitos envolvidos e, posteriormente, submetê-los à observação do material filmado. Registrou-se, através da câmera de vídeo, a dinâmica interativa da sala de aula e, após uma etapa inicial de seleção das imagens e identificação dos sujeitos, estes foram convidados a assistir o material editado. Durante as sessões de autoscopia, os sujeitos eram incentivados a fazer comentários a respeito das práticas pedagógicas, envolvendo a atuação dos professores. Desta maneira, foi possível identificar, nos comentários dos alunos sobre a prática docente, as diversas formas de manifestação da afetividade em cada momento do processo de escolarização, bem como as mudanças que se observaram nas diferentes idades. Tais comentários foram organizados em oito núcleos de significação, segundo os sentidos atribuídos pelos sujeitos às práticas pedagógicas da sala de aula. Os núcleos referem-se aos seguintes aspectos: formas do professor ajudar o aluno, formas do professor falar com o aluno, atividades relevantes destacadas pelos alunos, outras aprendizagens indo além dos conteúdos, formas do professor corrigir e avaliar, aspectos da prática pedagógica que repercutem na relação do aluno com o objeto de conhecimento, a própria relação do professor com o objeto de conhecimento e os sentimentos e percepções dos alunos em relação ao professorAbstract: This research aims to identify the affection in the interactive dynamics of the classroom, involving students in four different moments of the educational process ¿ the latest grade of each level of education - kindergarten (students around 6 years old), elementary school ¿ 4th grade (students around 10 years old), 8th grade (students around 14 years old) and high school (students around 17 years old). The intention is to discuss the role of affection in this process, identifying its various forms of expression, demonstrating the process by which it goes through, acquiring different forms of expression. The research is based in the historical-cultural approach, discussing the social nature of mental processes, the relationship between affective and cognitive processes and the character of development that accompanies it. It highlights the crucial role of emotions and affection in the child¿s development, as well as the role of social interactions in developing knowledge and people. The data collection was based in classroom observations, involving 8 teachers and 51 students of the four grades mentioned above, in a private school in the city of Campinas (São Paulo/Brazil). The autoscopia procedure was utilized, which consists of holding video-recordings of the individuals involved and submitting these individuals to the observation of the material recorded. A video camera was used to record the interactive dynamics of the classroom and after an initial stage of selection of images and identification of the individuals, they were invited to see the edited material. During the autoscopia sessions, the individuals were encouraged to make comments about what they saw. Thus, it was possible to identify, by the comments of the students, the various forms of affection expressed in every moment of the educational process, as well as the differences that were observed in different levels of education. Such comments have been organized into eight clusters of meaning, according to the meanings the individuals assigned to the teaching practices in the classroom. The clusters of meaning relate to the following points: the teacher¿s ways of helping the student, the teacher¿s forms to speak to the student, relevant activities highlighted by the students, other learning beyond the contents, the teacher¿s forms to correct and evaluate, aspects of the pedagogical practice that impact in the relationship of the student with the object of knowledge, the teacher's own relationship with the object of knowledge and the student¿s feelings and perceptions in relation to the teacherDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-Mahoney, Abigail AlvarengaSmolka, Ana Luiza BustamanteSoligo, Ângela FátimaAguiar, Wanda Maria Junqueira deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTassoni, Elvira Cristina Martins20082008-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf242p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606694TASSONI, Elvira Cristina Martins. A dinamica interativa na sala de aula: as manifestações afetivas no processo de escolarização. 2008. 242p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606694. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/421265porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:07:55Zoai::421265Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:07:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A dinamica interativa na sala de aula : as manifestações afetivas no processo de escolarização
The interactive dynamics in the classroom : the affect in the process of school education
title A dinamica interativa na sala de aula : as manifestações afetivas no processo de escolarização
spellingShingle A dinamica interativa na sala de aula : as manifestações afetivas no processo de escolarização
Tassoni, Elvira Cristina Martins
Afetividade
Cognição
Ambiente de sala de aula
Afeto (Psicologia)
Interação professor-aluno
Affectivity
Cognition
Environment of the classroom
Affect (Psychology)
Teacher-student interaction
title_short A dinamica interativa na sala de aula : as manifestações afetivas no processo de escolarização
title_full A dinamica interativa na sala de aula : as manifestações afetivas no processo de escolarização
title_fullStr A dinamica interativa na sala de aula : as manifestações afetivas no processo de escolarização
title_full_unstemmed A dinamica interativa na sala de aula : as manifestações afetivas no processo de escolarização
title_sort A dinamica interativa na sala de aula : as manifestações afetivas no processo de escolarização
author Tassoni, Elvira Cristina Martins
author_facet Tassoni, Elvira Cristina Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Mahoney, Abigail Alvarenga
Smolka, Ana Luiza Bustamante
Soligo, Ângela Fátima
Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tassoni, Elvira Cristina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Cognição
Ambiente de sala de aula
Afeto (Psicologia)
Interação professor-aluno
Affectivity
Cognition
Environment of the classroom
Affect (Psychology)
Teacher-student interaction
topic Afetividade
Cognição
Ambiente de sala de aula
Afeto (Psicologia)
Interação professor-aluno
Affectivity
Cognition
Environment of the classroom
Affect (Psychology)
Teacher-student interaction
description Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606694
TASSONI, Elvira Cristina Martins. A dinamica interativa na sala de aula: as manifestações afetivas no processo de escolarização. 2008. 242p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606694. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
TASSONI, Elvira Cristina Martins. A dinamica interativa na sala de aula: as manifestações afetivas no processo de escolarização. 2008. 242p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606694. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/421265
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
242p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188981284274176