Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591517 |
Resumo: | Orientador: Sylvia Maria Ciasca |
id |
UNICAMP-30_99f0d0692c4fd628085aecc2fbb3c45b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::226026 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagemNeuropsicologiaParalisia cerebral nas criançasAprendizagem - AvaliaçãoCórtex cerebralOrientador: Sylvia Maria CiascaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Este trabalho teve por objetivo o levantamento e a análise de dados relativos a avaliação neuropsicológica de crianças na faixa etária de sete a doze anos de idade, ambos os sexos, nível sócio-econômico médio e médio-baixo, freqüentando o ensino acadêmico regular e especializado da rede pública, nas cidades de Bauru e Campinas. O estudo analisou a relação dos processos de aprendizagem em crianças com lesões neurológicas, do tipo paralisia cerebral na forma hemiparética, com e sem deficiência mental, e em crianças sem deficiência neurológica e mental, com queixa de aprendizagem. O grupo de controle, formado por crianças sem queixa acadêmica e de desenvolvimento, teve como objetivo referenciar o instrumento não padronizado, ENP - Exame Neuropsicológico. Oitenta e cinco crianças, formaram quatro categorias distintas: Grupo I-PC/SDM, Grupo II-PC/CDM, Grupo III-N/CDA e Grupo IV-N/SDM. Os procedimentos avaliativos, constaram de testes padronizados de nível mental, pedagógico, viso-motor, e não padronizados, como o ENP -Exame Neuropsicológico, Inventário Escolar e Anamnese. Foram utilizados na análise, os dados da Avaliacão Neurológica e de neuro-imagem, estatísticamente comparados à luz da literatura, considerando-se suas implicações no conceito, classificação e referencial dos distúrbios da aprendizagem. Os resultados permitiram evidenciar que a condição lesional da criança hemiparética não constituiu desvantagem no desenvolvimento e aquisição das funções corticais, relacionadas à aprendizagem. Padrões correlatos de respostas entre os grupos, sugeriram a ocorrência de conexões neurológicas decorrentes da plasticidade neuronal, nos grupos lesionados. O conteúdo desta pesquisa atestou significativo grau de convergência entre as áreas especializadas de Psicologia, Neurologia, Pedagogia e Fonoaudiologia, evidenciando a importância da relação interdisciplinar, partilhando do mesmo interesse na Avaliação NeuropsicológicaAbstract: The objective of this study was to survey and analyze data related to the neuropsychological evaluation of children from seven to twelve years of age, male and female coming from lower-middle and middle class, attending regular and specialized public schools in the cities of Bauru and Campinas. The study analyzed the relationship of the learning process of children with neurological damages such as cerebral palsy in the hemiparethic convulsive way, with and without mental deficiency, and of children without neurological deficiency but with learning problems reporto The control-group, which was formed by children without learning and development report, aimed to refer to the non-standardized tool ENP - Neuropsychological Test. Eighty-five children formed four distinct categories: Group I (PC/SDM), Group II (PC/CDM), Group III (N/CDA) and Group IV (N/SDM). The evaluation procedures consisted of standardized tests of mental, pedagogical, and visuomotor level, neuropsychological test, questionnaires to the child and to the teacher, anamnesis, and a complimentary neuroimage test. The data were statistically analyzed and compared in the light of literature, by considering their implications in the concept, classification and reference to the learning disorders. The results have allowed to highlight that the damaging condition of the hemiparethic child does not constitute impairment in the development and acquisition of cortical functions related to the learning processo Correlate standards of answers among the groups suggest the occurrence of neurological connections coming from the neuronal plasticity as far as the damaged groups are concerned. The content of this research has attested a meaningful degree of convergence among the areas of Psychology, Neurology, Pedagogy and Speech Therapy, highlighting the importance of an interdisciplinary relationship sharing the same interest in the Neuropsychological EvaluationDoutoradoCiências BiomédicasDoutor em Ciências Médicas[s.n.]Ciasca, Sylvia Maria, 1955-Valle, Tania G. Martins doLamonica, Dionisia A. CusinPiovesana, Ana Maria Sedrez GonzagaGonçalves, Vanda Maria GimenesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTabaquim, Maria de Lourdes Merighi20022002-01-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf275p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591517TABAQUIM, Maria de Lourdes Merighi. Avaliação neuropsicologica: estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem. 2002. 275p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591517. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/226026porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:31:04Zoai::226026Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:31:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem |
title |
Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem |
spellingShingle |
Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi Neuropsicologia Paralisia cerebral nas crianças Aprendizagem - Avaliação Córtex cerebral |
title_short |
Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem |
title_full |
Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem |
title_fullStr |
Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem |
title_sort |
Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem |
author |
Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi |
author_facet |
Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ciasca, Sylvia Maria, 1955- Valle, Tania G. Martins do Lamonica, Dionisia A. Cusin Piovesana, Ana Maria Sedrez Gonzaga Gonçalves, Vanda Maria Gimenes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neuropsicologia Paralisia cerebral nas crianças Aprendizagem - Avaliação Córtex cerebral |
topic |
Neuropsicologia Paralisia cerebral nas crianças Aprendizagem - Avaliação Córtex cerebral |
description |
Orientador: Sylvia Maria Ciasca |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002-01-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591517 TABAQUIM, Maria de Lourdes Merighi. Avaliação neuropsicologica: estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem. 2002. 275p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591517. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) TABAQUIM, Maria de Lourdes Merighi. Avaliação neuropsicologica: estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem. 2002. 275p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591517. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/226026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 275p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188862515216384 |