Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591517
Resumo: Orientador: Sylvia Maria Ciasca
id UNICAMP-30_99f0d0692c4fd628085aecc2fbb3c45b
oai_identifier_str oai::226026
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagemNeuropsicologiaParalisia cerebral nas criançasAprendizagem - AvaliaçãoCórtex cerebralOrientador: Sylvia Maria CiascaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Este trabalho teve por objetivo o levantamento e a análise de dados relativos a avaliação neuropsicológica de crianças na faixa etária de sete a doze anos de idade, ambos os sexos, nível sócio-econômico médio e médio-baixo, freqüentando o ensino acadêmico regular e especializado da rede pública, nas cidades de Bauru e Campinas. O estudo analisou a relação dos processos de aprendizagem em crianças com lesões neurológicas, do tipo paralisia cerebral na forma hemiparética, com e sem deficiência mental, e em crianças sem deficiência neurológica e mental, com queixa de aprendizagem. O grupo de controle, formado por crianças sem queixa acadêmica e de desenvolvimento, teve como objetivo referenciar o instrumento não padronizado, ENP - Exame Neuropsicológico. Oitenta e cinco crianças, formaram quatro categorias distintas: Grupo I-PC/SDM, Grupo II-PC/CDM, Grupo III-N/CDA e Grupo IV-N/SDM. Os procedimentos avaliativos, constaram de testes padronizados de nível mental, pedagógico, viso-motor, e não padronizados, como o ENP -Exame Neuropsicológico, Inventário Escolar e Anamnese. Foram utilizados na análise, os dados da Avaliacão Neurológica e de neuro-imagem, estatísticamente comparados à luz da literatura, considerando-se suas implicações no conceito, classificação e referencial dos distúrbios da aprendizagem. Os resultados permitiram evidenciar que a condição lesional da criança hemiparética não constituiu desvantagem no desenvolvimento e aquisição das funções corticais, relacionadas à aprendizagem. Padrões correlatos de respostas entre os grupos, sugeriram a ocorrência de conexões neurológicas decorrentes da plasticidade neuronal, nos grupos lesionados. O conteúdo desta pesquisa atestou significativo grau de convergência entre as áreas especializadas de Psicologia, Neurologia, Pedagogia e Fonoaudiologia, evidenciando a importância da relação interdisciplinar, partilhando do mesmo interesse na Avaliação NeuropsicológicaAbstract: The objective of this study was to survey and analyze data related to the neuropsychological evaluation of children from seven to twelve years of age, male and female coming from lower-middle and middle class, attending regular and specialized public schools in the cities of Bauru and Campinas. The study analyzed the relationship of the learning process of children with neurological damages such as cerebral palsy in the hemiparethic convulsive way, with and without mental deficiency, and of children without neurological deficiency but with learning problems reporto The control-group, which was formed by children without learning and development report, aimed to refer to the non-standardized tool ENP - Neuropsychological Test. Eighty-five children formed four distinct categories: Group I (PC/SDM), Group II (PC/CDM), Group III (N/CDA) and Group IV (N/SDM). The evaluation procedures consisted of standardized tests of mental, pedagogical, and visuomotor level, neuropsychological test, questionnaires to the child and to the teacher, anamnesis, and a complimentary neuroimage test. The data were statistically analyzed and compared in the light of literature, by considering their implications in the concept, classification and reference to the learning disorders. The results have allowed to highlight that the damaging condition of the hemiparethic child does not constitute impairment in the development and acquisition of cortical functions related to the learning processo Correlate standards of answers among the groups suggest the occurrence of neurological connections coming from the neuronal plasticity as far as the damaged groups are concerned. The content of this research has attested a meaningful degree of convergence among the areas of Psychology, Neurology, Pedagogy and Speech Therapy, highlighting the importance of an interdisciplinary relationship sharing the same interest in the Neuropsychological EvaluationDoutoradoCiências BiomédicasDoutor em Ciências Médicas[s.n.]Ciasca, Sylvia Maria, 1955-Valle, Tania G. Martins doLamonica, Dionisia A. CusinPiovesana, Ana Maria Sedrez GonzagaGonçalves, Vanda Maria GimenesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Ciências MédicasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTabaquim, Maria de Lourdes Merighi20022002-01-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf275p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591517TABAQUIM, Maria de Lourdes Merighi. Avaliação neuropsicologica: estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem. 2002. 275p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591517. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/226026porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:31:04Zoai::226026Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:31:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem
title Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem
spellingShingle Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem
Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi
Neuropsicologia
Paralisia cerebral nas crianças
Aprendizagem - Avaliação
Córtex cerebral
title_short Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem
title_full Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem
title_fullStr Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem
title_full_unstemmed Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem
title_sort Avaliação neuropsicologica : estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem
author Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi
author_facet Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
Valle, Tania G. Martins do
Lamonica, Dionisia A. Cusin
Piovesana, Ana Maria Sedrez Gonzaga
Gonçalves, Vanda Maria Gimenes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi
dc.subject.por.fl_str_mv Neuropsicologia
Paralisia cerebral nas crianças
Aprendizagem - Avaliação
Córtex cerebral
topic Neuropsicologia
Paralisia cerebral nas crianças
Aprendizagem - Avaliação
Córtex cerebral
description Orientador: Sylvia Maria Ciasca
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-01-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591517
TABAQUIM, Maria de Lourdes Merighi. Avaliação neuropsicologica: estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem. 2002. 275p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591517. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
TABAQUIM, Maria de Lourdes Merighi. Avaliação neuropsicologica: estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparetica e disturbios de aprendizagem. 2002. 275p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591517. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/226026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
275p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188862515216384