Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sandra Magalhães de, 1965-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605734
Resumo: Orientador: Elza Taeko Doi
id UNICAMP-30_9b9f33a12a192434c61ac6327fc5eb1a
oai_identifier_str oai::410180
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidadesEnglish for specific purposes in technical courses : the four language skillsIngles para propositos especificosIngles instrumentalAbordagem centrada no alunoQuatro habilidades de comunicação em lingua estrangeiraEnglish for specific purposes (ESP)Technical EnglishThe four skillsOrientador: Elza Taeko DoiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este é um estudo etnográfico que analisa o inglês técnico (¿Inglês para Propósitos Específicos¿ ou IPE) a partir do ponto de vista de alunos de diferentes áreas: Computação, Meio Ambiente e Enfermagem. O objetivo principal é determinar as preferências e as necessidades de cada grupo no que se refere às quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever). O pressuposto básico contesta a noção de que ensinar IPE deveria significar ensinar ¿leitura¿. Os dados foram coletados através de (1) questionário investigativo, centrado nas preferências dos alunos; (2) gravação de aula em áudio, na qual professora e alunos discutem as respostas ao questionário com o objetivo de negociar o conteúdo do curso; (3) questionário final, que avalia as respostas dos participantes, à luz de suas preferências. O embasamento teórico deste estudo inclui o trabalho de vários pesquisadores, com uma ênfase especial em AUGUSTO (1997) e CELANI (1988) sobre IPE; LEFFA (1999; 2001; 2003) e PAIVA (2005), sobre o papel do inglês como uma língua multinacional; NUNAN (1988; 1999; 2003) e TUDOR (1996) sobre a abordagem centrada no aluno. Os dados coletados mostram que a produção oral, que tende a ser menos focada no inglês técnico, é considerada a mais importante das habilidades pelos alunos de Enfermagem e de Computação. Segundo a opinião dos estudantes de Meio Ambiente, a produção oral vem em segundo lugar. Os resultados são consistentes com a concepção de linguagem dos participantes, isto é, aprender uma língua significa aprender a falar. Além disso, eles corroboram a noção amplamente difundida de que os possíveis candidatos a um emprego devem falar inglês fluentemente a fim de se tornarem competitivos no mercado de trabalhoAbstract: This is an etnographic study that analyzes technical English (¿English for Special Purposes¿ or ESP) from the point of view of students in different fields: Computer Science, Environmental Science and Nursing. The main goal is to determine the preferences and needs of each group as far as the four learning abilities (listening, speaking, reading and writing) are concerned. The basic assumption challenges the notion that teaching ESP should be synonymous with teaching ¿reading¿. The data have been collected by means of (1) an investigative questionnaire, which focuses on students¿ preferences; (2) in-class tape recording, in which teacher and students discuss the answers to the previous questionnaire with intent to negotiate course content material; (3) a final questionnaire, which assesses students¿ responses in light of their preferences. The theoretical underpinnings of this study include the work of a number of researchers, with a special emphasis on Augusto (1997) and Celani (1988), on ESP; Leffa (1999; 2001; 2003) and Paiva (2005), on the role of English as a multinational language; Nunan (1988; 1999; 2003) and Tudor (1996) on student-centered approach. The data show that speaking, which tends to take a back-seat in technical English, is considered the most important of the four abilities by the Nursing and Computer Science students. In the opinion of the Environmental Science students, it comes in second. The results are consistent with the subjects¿ conception of language, that is, learning a language means learning to speak. In addition, they corroborate the widespread notion that prospective candidates must know how to speak English fluently in order to be competitive in the job marketMestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Doi, Elza Taeko, 1946-Henriques, Eunice RibeiroConsolo, Douglas AltamiroUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Sandra Magalhães de, 1965-20072007-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605734OLIVEIRA, Sandra Magalhães de. Ingles instrumental em cursos tecnicos: as quatro hablidades. 2007. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605734. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/410180porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:59:45Zoai::410180Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:59:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades
English for specific purposes in technical courses : the four language skills
title Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades
spellingShingle Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades
Oliveira, Sandra Magalhães de, 1965-
Ingles para propositos especificos
Ingles instrumental
Abordagem centrada no aluno
Quatro habilidades de comunicação em lingua estrangeira
English for specific purposes (ESP)
Technical English
The four skills
title_short Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades
title_full Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades
title_fullStr Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades
title_full_unstemmed Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades
title_sort Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades
author Oliveira, Sandra Magalhães de, 1965-
author_facet Oliveira, Sandra Magalhães de, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Doi, Elza Taeko, 1946-
Henriques, Eunice Ribeiro
Consolo, Douglas Altamiro
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sandra Magalhães de, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Ingles para propositos especificos
Ingles instrumental
Abordagem centrada no aluno
Quatro habilidades de comunicação em lingua estrangeira
English for specific purposes (ESP)
Technical English
The four skills
topic Ingles para propositos especificos
Ingles instrumental
Abordagem centrada no aluno
Quatro habilidades de comunicação em lingua estrangeira
English for specific purposes (ESP)
Technical English
The four skills
description Orientador: Elza Taeko Doi
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-10-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605734
OLIVEIRA, Sandra Magalhães de. Ingles instrumental em cursos tecnicos: as quatro hablidades. 2007. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605734. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
OLIVEIRA, Sandra Magalhães de. Ingles instrumental em cursos tecnicos: as quatro hablidades. 2007. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605734. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/410180
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
165p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138431368953856