Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605734 |
Resumo: | Orientador: Elza Taeko Doi |
id |
UNICAMP-30_9b9f33a12a192434c61ac6327fc5eb1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::410180 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidadesEnglish for specific purposes in technical courses : the four language skillsIngles para propositos especificosIngles instrumentalAbordagem centrada no alunoQuatro habilidades de comunicação em lingua estrangeiraEnglish for specific purposes (ESP)Technical EnglishThe four skillsOrientador: Elza Taeko DoiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este é um estudo etnográfico que analisa o inglês técnico (¿Inglês para Propósitos Específicos¿ ou IPE) a partir do ponto de vista de alunos de diferentes áreas: Computação, Meio Ambiente e Enfermagem. O objetivo principal é determinar as preferências e as necessidades de cada grupo no que se refere às quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever). O pressuposto básico contesta a noção de que ensinar IPE deveria significar ensinar ¿leitura¿. Os dados foram coletados através de (1) questionário investigativo, centrado nas preferências dos alunos; (2) gravação de aula em áudio, na qual professora e alunos discutem as respostas ao questionário com o objetivo de negociar o conteúdo do curso; (3) questionário final, que avalia as respostas dos participantes, à luz de suas preferências. O embasamento teórico deste estudo inclui o trabalho de vários pesquisadores, com uma ênfase especial em AUGUSTO (1997) e CELANI (1988) sobre IPE; LEFFA (1999; 2001; 2003) e PAIVA (2005), sobre o papel do inglês como uma língua multinacional; NUNAN (1988; 1999; 2003) e TUDOR (1996) sobre a abordagem centrada no aluno. Os dados coletados mostram que a produção oral, que tende a ser menos focada no inglês técnico, é considerada a mais importante das habilidades pelos alunos de Enfermagem e de Computação. Segundo a opinião dos estudantes de Meio Ambiente, a produção oral vem em segundo lugar. Os resultados são consistentes com a concepção de linguagem dos participantes, isto é, aprender uma língua significa aprender a falar. Além disso, eles corroboram a noção amplamente difundida de que os possíveis candidatos a um emprego devem falar inglês fluentemente a fim de se tornarem competitivos no mercado de trabalhoAbstract: This is an etnographic study that analyzes technical English (¿English for Special Purposes¿ or ESP) from the point of view of students in different fields: Computer Science, Environmental Science and Nursing. The main goal is to determine the preferences and needs of each group as far as the four learning abilities (listening, speaking, reading and writing) are concerned. The basic assumption challenges the notion that teaching ESP should be synonymous with teaching ¿reading¿. The data have been collected by means of (1) an investigative questionnaire, which focuses on students¿ preferences; (2) in-class tape recording, in which teacher and students discuss the answers to the previous questionnaire with intent to negotiate course content material; (3) a final questionnaire, which assesses students¿ responses in light of their preferences. The theoretical underpinnings of this study include the work of a number of researchers, with a special emphasis on Augusto (1997) and Celani (1988), on ESP; Leffa (1999; 2001; 2003) and Paiva (2005), on the role of English as a multinational language; Nunan (1988; 1999; 2003) and Tudor (1996) on student-centered approach. The data show that speaking, which tends to take a back-seat in technical English, is considered the most important of the four abilities by the Nursing and Computer Science students. In the opinion of the Environmental Science students, it comes in second. The results are consistent with the subjects¿ conception of language, that is, learning a language means learning to speak. In addition, they corroborate the widespread notion that prospective candidates must know how to speak English fluently in order to be competitive in the job marketMestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Doi, Elza Taeko, 1946-Henriques, Eunice RibeiroConsolo, Douglas AltamiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Sandra Magalhães de, 1965-20072007-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605734OLIVEIRA, Sandra Magalhães de. Ingles instrumental em cursos tecnicos: as quatro hablidades. 2007. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605734. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/410180porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:59:45Zoai::410180Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:59:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades English for specific purposes in technical courses : the four language skills |
title |
Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades |
spellingShingle |
Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades Oliveira, Sandra Magalhães de, 1965- Ingles para propositos especificos Ingles instrumental Abordagem centrada no aluno Quatro habilidades de comunicação em lingua estrangeira English for specific purposes (ESP) Technical English The four skills |
title_short |
Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades |
title_full |
Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades |
title_fullStr |
Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades |
title_full_unstemmed |
Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades |
title_sort |
Ingles instrumental em cursos tecnicos : as quatro hablidades |
author |
Oliveira, Sandra Magalhães de, 1965- |
author_facet |
Oliveira, Sandra Magalhães de, 1965- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Doi, Elza Taeko, 1946- Henriques, Eunice Ribeiro Consolo, Douglas Altamiro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra Magalhães de, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ingles para propositos especificos Ingles instrumental Abordagem centrada no aluno Quatro habilidades de comunicação em lingua estrangeira English for specific purposes (ESP) Technical English The four skills |
topic |
Ingles para propositos especificos Ingles instrumental Abordagem centrada no aluno Quatro habilidades de comunicação em lingua estrangeira English for specific purposes (ESP) Technical English The four skills |
description |
Orientador: Elza Taeko Doi |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-10-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605734 OLIVEIRA, Sandra Magalhães de. Ingles instrumental em cursos tecnicos: as quatro hablidades. 2007. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605734. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) OLIVEIRA, Sandra Magalhães de. Ingles instrumental em cursos tecnicos: as quatro hablidades. 2007. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605734. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/410180 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 165p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188973021495296 |