A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Patricia de Oliveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608705
Resumo: Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
id UNICAMP-30_20cf47552f606e83d619e8bd93884195
oai_identifier_str oai::437359
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivoAn EFL reading teacher rethinking her practice : contributions for the educational of a reflective professionalProfessor reflexivoIngles para propositos especificosLeituraLíngua estrangeiraLíngua inglesaReflective teacherEnglish for specific purposes (ESP)ReadingForeign languageEnglish languageOrientador: Matilde Virginia Ricardi ScaramucciDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este estudo visa apresentar o percurso reflexivo de uma professora recém-graduada, em sua prática de ensino de leitura em inglês com propósitos específicos para funcionários de uma empresa de manutenção de aeronaves. O objetivo das aulas era ensinar esses funcionários a lerem manuais de manutenção, sem a necessidade de traduzi-los. O processo de reflexão sobre a prática da professora foi realizado a partir de seus relatórios, contendo as atividades desempenhadas e o material didático por ela utilizado. Para a fundamentação do trabalho, foram utilizados estudos sobre a reflexão na formação do professor: de Schön (1983; 1992), complementados por Smyth (1992), Zeichner & Liston (1996) e Vieira-Abrahão (2002). No percurso reflexivo da professora deste estudo, as questões pedagógicas propostas por Smyth (1992) foram fundamentais para a retomada de sua prática, mostrando quais eram as visões de leitura da professora e de que maneira esse percurso a ajudou a reformular algumas delas.Abstract: The objective of this study is to present a period of reflection of a university graduate's teaching practice of reading in English having specific purposes, for workers from an aircraft maintenance company. The aim of the lessons was to teach these workers how to read maintenance manuals without having to translate them. The process of reflection concerning the teaching practice was done using reports, including activities which were carried out, and the teaching material used. Regarding the basis of the work, studies about reflection in teacher training from: Schön (1983; 1992), complemented by Smyth (1992), Zeichner & Liston (1996), and Vieira-Abrahão (2002) were used. In the teacher reflection process, in this study, educational questions proposed by Smyth (1992) were fundamental in getting back to the practice, showing the views of reading of the teacher and in which way this reflection helped her to reformulate some of these views.MestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-Alvarenga, Magali BarçanteGattolin, Sandra Regina ButtrosUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLucas, Patricia de Oliveira2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf259 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608705LUCAS, Patricia de Oliveira. A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino: contribuições para a formação do profissional reflexivo. 2008. 259 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608705. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/437359porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:25:00Zoai::437359Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo
An EFL reading teacher rethinking her practice : contributions for the educational of a reflective professional
title A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo
spellingShingle A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo
Lucas, Patricia de Oliveira
Professor reflexivo
Ingles para propositos especificos
Leitura
Língua estrangeira
Língua inglesa
Reflective teacher
English for specific purposes (ESP)
Reading
Foreign language
English language
title_short A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo
title_full A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo
title_fullStr A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo
title_full_unstemmed A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo
title_sort A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino : contribuições para a formação do profissional reflexivo
author Lucas, Patricia de Oliveira
author_facet Lucas, Patricia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Alvarenga, Magali Barçante
Gattolin, Sandra Regina Buttros
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Patricia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Professor reflexivo
Ingles para propositos especificos
Leitura
Língua estrangeira
Língua inglesa
Reflective teacher
English for specific purposes (ESP)
Reading
Foreign language
English language
topic Professor reflexivo
Ingles para propositos especificos
Leitura
Língua estrangeira
Língua inglesa
Reflective teacher
English for specific purposes (ESP)
Reading
Foreign language
English language
description Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608705
LUCAS, Patricia de Oliveira. A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino: contribuições para a formação do profissional reflexivo. 2008. 259 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608705. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608705
identifier_str_mv LUCAS, Patricia de Oliveira. A trajetoria de uma professora de leitura em LE (ingles) repensando sua pratica de ensino: contribuições para a formação do profissional reflexivo. 2008. 259 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608705. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/437359
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
259 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138449537630208