Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/155378 |
Resumo: | O presente artigo investigou diferentes estratégias didáticas baseadas nas quatro habilidades – ouvir, falar, ler e escrever –, podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se por um estudo de caso, de caráter exploratório descritivo e abordagem qualitativa. Após a realização do pré-teste, estratégias didáticas foram desenvolvidas na contação da história de Snow White and the Seven Dwarfs. Após o desenvolvimento das estratégias aplicou-se o pós-teste. A análise realizada no pré-teste, pós-teste e no corpus constituído dos relatórios realizados em cada aula evidenciaram que diferentes estratégias didáticas usadas no ensino do Inglês podem contribuir para a melhoria não somente do processo de aprendizagem dos alunos, mas também do processo de ensino. |
id |
USP-71_dd2b0e2c538f951fafc049a70c17a987 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/155378 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básicaDidactic strategies for teaching English in elementary educationTeachinglearningdidactic strategiesEnglish languagefour skillsensinoaprendizagemestratégias didáticaslíngua inglesaquatro habilidadesO presente artigo investigou diferentes estratégias didáticas baseadas nas quatro habilidades – ouvir, falar, ler e escrever –, podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se por um estudo de caso, de caráter exploratório descritivo e abordagem qualitativa. Após a realização do pré-teste, estratégias didáticas foram desenvolvidas na contação da história de Snow White and the Seven Dwarfs. Após o desenvolvimento das estratégias aplicou-se o pós-teste. A análise realizada no pré-teste, pós-teste e no corpus constituído dos relatórios realizados em cada aula evidenciaram que diferentes estratégias didáticas usadas no ensino do Inglês podem contribuir para a melhoria não somente do processo de aprendizagem dos alunos, mas também do processo de ensino. This article investigated different didactic strategies, based on the four skills – listening, speaking, reading and writing –, that can contribute to the improvement of the process of teaching and learning the English language in Elementary School. The research is characterized as a descriptive, exploratory case study with a qualitative approach. After administering a pre-test, didactic strategies were developed in the storytelling of the fairy tale Snow White and the seven dwarfs. After the strategies were developed, a post-test was administered. The analysis performed in the pre-test, post-test and in the corpus, made up of the reports produced in each class, evidenced that different didactic strategies used in the teaching of English can contribute to the improvement not only of the students’ learning process, but also of the teaching process.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/15537810.11606/issn.2316-9125.v24i1p69-81Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 69-81Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 69-81Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 69-812316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/155378/153633https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/155378/153634Copyright (c) 2019 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Meirilene AlvesFelicetti, Vera LuciaSzezecinski, Antonio Filipe Maciel2019-06-18T15:34:20Zoai:revistas.usp.br:article/155378Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:28.159972Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica Didactic strategies for teaching English in elementary education |
title |
Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica |
spellingShingle |
Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica Fernandes, Meirilene Alves Teaching learning didactic strategies English language four skills ensino aprendizagem estratégias didáticas língua inglesa quatro habilidades |
title_short |
Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica |
title_full |
Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica |
title_fullStr |
Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica |
title_full_unstemmed |
Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica |
title_sort |
Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica |
author |
Fernandes, Meirilene Alves |
author_facet |
Fernandes, Meirilene Alves Felicetti, Vera Lucia Szezecinski, Antonio Filipe Maciel |
author_role |
author |
author2 |
Felicetti, Vera Lucia Szezecinski, Antonio Filipe Maciel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Meirilene Alves Felicetti, Vera Lucia Szezecinski, Antonio Filipe Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teaching learning didactic strategies English language four skills ensino aprendizagem estratégias didáticas língua inglesa quatro habilidades |
topic |
Teaching learning didactic strategies English language four skills ensino aprendizagem estratégias didáticas língua inglesa quatro habilidades |
description |
O presente artigo investigou diferentes estratégias didáticas baseadas nas quatro habilidades – ouvir, falar, ler e escrever –, podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se por um estudo de caso, de caráter exploratório descritivo e abordagem qualitativa. Após a realização do pré-teste, estratégias didáticas foram desenvolvidas na contação da história de Snow White and the Seven Dwarfs. Após o desenvolvimento das estratégias aplicou-se o pós-teste. A análise realizada no pré-teste, pós-teste e no corpus constituído dos relatórios realizados em cada aula evidenciaram que diferentes estratégias didáticas usadas no ensino do Inglês podem contribuir para a melhoria não somente do processo de aprendizagem dos alunos, mas também do processo de ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/155378 10.11606/issn.2316-9125.v24i1p69-81 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/155378 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v24i1p69-81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/155378/153633 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/155378/153634 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 69-81 Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 69-81 Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 69-81 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092585168896 |