Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Meirilene Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Felicetti, Vera Lucia, Szezecinski, Antonio Filipe Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/155378
Resumo: O presente artigo investigou diferentes estratégias didáticas baseadas nas quatro habilidades – ouvir, falar, ler e escrever –, podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se por um estudo de caso, de caráter exploratório descritivo e abordagem qualitativa. Após a realização do pré-teste, estratégias didáticas foram desenvolvidas na contação da história de Snow White and the Seven Dwarfs. Após o desenvolvimento das estratégias aplicou-se o pós-teste. A análise realizada no pré-teste, pós-teste e no corpus constituído dos relatórios realizados em cada aula evidenciaram que diferentes estratégias didáticas usadas no ensino do Inglês podem contribuir para a melhoria não somente do processo de aprendizagem dos alunos, mas também do processo de ensino. 
id USP-71_dd2b0e2c538f951fafc049a70c17a987
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/155378
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básicaDidactic strategies for teaching English in elementary educationTeachinglearningdidactic strategiesEnglish languagefour skillsensinoaprendizagemestratégias didáticaslíngua inglesaquatro habilidadesO presente artigo investigou diferentes estratégias didáticas baseadas nas quatro habilidades – ouvir, falar, ler e escrever –, podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se por um estudo de caso, de caráter exploratório descritivo e abordagem qualitativa. Após a realização do pré-teste, estratégias didáticas foram desenvolvidas na contação da história de Snow White and the Seven Dwarfs. Após o desenvolvimento das estratégias aplicou-se o pós-teste. A análise realizada no pré-teste, pós-teste e no corpus constituído dos relatórios realizados em cada aula evidenciaram que diferentes estratégias didáticas usadas no ensino do Inglês podem contribuir para a melhoria não somente do processo de aprendizagem dos alunos, mas também do processo de ensino. This article investigated different didactic strategies, based on the four skills – listening, speaking, reading and writing –, that can contribute to the improvement of the process of teaching and learning the English language in Elementary School. The research is characterized as a descriptive, exploratory case study with a qualitative approach. After administering a pre-test, didactic strategies were developed in the storytelling of the fairy tale Snow White and the seven dwarfs. After the strategies were developed, a post-test was administered. The analysis performed in the pre-test, post-test and in the corpus, made up of the reports produced in each class, evidenced that different didactic strategies used in the teaching of English can contribute to the improvement not only of the students’ learning process, but also of the teaching process.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/15537810.11606/issn.2316-9125.v24i1p69-81Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 69-81Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 69-81Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 69-812316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/155378/153633https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/155378/153634Copyright (c) 2019 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Meirilene AlvesFelicetti, Vera LuciaSzezecinski, Antonio Filipe Maciel2019-06-18T15:34:20Zoai:revistas.usp.br:article/155378Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:28.159972Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica
Didactic strategies for teaching English in elementary education
title Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica
spellingShingle Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica
Fernandes, Meirilene Alves
Teaching
learning
didactic strategies
English language
four skills
ensino
aprendizagem
estratégias didáticas
língua inglesa
quatro habilidades
title_short Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica
title_full Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica
title_fullStr Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica
title_full_unstemmed Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica
title_sort Estratégias didáticas para o ensino da língua inglesa na educação básica
author Fernandes, Meirilene Alves
author_facet Fernandes, Meirilene Alves
Felicetti, Vera Lucia
Szezecinski, Antonio Filipe Maciel
author_role author
author2 Felicetti, Vera Lucia
Szezecinski, Antonio Filipe Maciel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Meirilene Alves
Felicetti, Vera Lucia
Szezecinski, Antonio Filipe Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching
learning
didactic strategies
English language
four skills
ensino
aprendizagem
estratégias didáticas
língua inglesa
quatro habilidades
topic Teaching
learning
didactic strategies
English language
four skills
ensino
aprendizagem
estratégias didáticas
língua inglesa
quatro habilidades
description O presente artigo investigou diferentes estratégias didáticas baseadas nas quatro habilidades – ouvir, falar, ler e escrever –, podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental. A pesquisa caracterizou-se por um estudo de caso, de caráter exploratório descritivo e abordagem qualitativa. Após a realização do pré-teste, estratégias didáticas foram desenvolvidas na contação da história de Snow White and the Seven Dwarfs. Após o desenvolvimento das estratégias aplicou-se o pós-teste. A análise realizada no pré-teste, pós-teste e no corpus constituído dos relatórios realizados em cada aula evidenciaram que diferentes estratégias didáticas usadas no ensino do Inglês podem contribuir para a melhoria não somente do processo de aprendizagem dos alunos, mas também do processo de ensino. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/155378
10.11606/issn.2316-9125.v24i1p69-81
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/155378
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v24i1p69-81
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/155378/153633
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/155378/153634
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 69-81
Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 69-81
Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 69-81
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092585168896