Influência da resistência do subleito e intensidade do tráfego no dimensionamento de pavimentos flexíveis no Brasil
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637656 |
Resumo: | Orientador: Cassio Eduardo Lima de Paiva |
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Influência da resistência do subleito e intensidade do tráfego no dimensionamento de pavimentos flexíveis no Brasil Influence of the subgrade resistance and of the traffic intensity in flexible pavements in Brazil Desenho (Engenharia) - DimensionamentoEngenharia de tráfegoTrafegoFundações (Engenharia)Flexible pavementPavements - Design and constructionTraffic engineeringTrafficFoundation (Engineering)Orientador: Cassio Eduardo Lima de PaivaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: O pavimento flexível é bastante utilizado no Brasil e, apesar de ser dimensionado para um período de dez anos, é comum que apresente vida útil reduzida e defeitos não saneáveis pela manutenção. Assim, pode-se supor que o defeito tenha origem congênita, no projeto do pavimento. No dimensionamento de pavimentos novos, os principais parâmetros considerados são: a resistência do subleito, o tráfego solicitante, o clima e os materiais disponíveis na região. No momento do projeto, podem existir incertezas referentes aos parâmetros que devem ser observados pelos projetistas na busca de garantir uma vida útil adequada à estrutura. Assim, o presente estudo visou avaliar as variáveis referentes à resistência do subleito e à intensidade do tráfego, nos procedimentos de dimensionamento DNIT (versão 2006) e AASHTO (versão 1993), analisando a sensibilidade desses parâmetros. Para a análise da resistência do subleito, avaliou-se a variação do CBR com a modificação da umidade de compactação, dentro da tolerância de ±2% da umidade ótima, e a resposta estrutural de pavimentos dimensionados para um subleito de boa resistência com diminuição desta característica em campo. Para a intensidade do tráfego, foi analisado o efeito da adoção de diferentes taxas de crescimento do tráfego e a resposta estrutural de pavimentos com a variação da configuração e carga dos eixos, e da pressão de inflação dos pneus. As tensões e deformações foram calculadas pelo software Elsym5. Por meio das análises foi possível estabelecer quais são os parâmetros mais importantes para cada procedimento de dimensionamento, e a importância das variações da umidade e das características dos veículos na resistência do subleito e na intensidade do tráfego, permitindo ao projetista saber a quais fatores deve atentar-se para garantir uma vida útil adequada para a estruturaAbstract: Flexible pavement is used widely in Brazil, and even though it is designed to last for ten years, a shorter service life and defects which cannot be corrected with maintenance are common. Therefore, it could be assumed that the defect is inherent to the pavement design. The main parameters considered when designing new pavement are: the resistance of the subgrade, traffic load, climate and materials available in the region. During the design phase, there could be uncertainties in regard to the parameters which the designer should take into account in order to guarantee an acceptable service life for the structure. As such, the purpose of this study is to evaluate the variables in relation to the resistance of the subgrade and traffic intensity in the DNIT (2006 edition) and AASHTO (1993 edition) design procedures, analyzing the sensitivity of these parameters. To analyze subgrade resistance, CBR variations were analyzed in relation to modifications in the compacting moisture, within a tolerance of ±2% of optimal moisture, and the structural response of pavements designed for a subgrade with good resistance in relation to a decrease in this parameter in the field. For traffic intensity, the effect of adopting different traffic growth rates was analyzed, as well as the structural response of pavements in relation to different axle configurations and loads, and tire inflation pressure. Stress and strain were calculated using the Elsym5 software. From these analyses it was possible to establish the most important parameters for each design procedure and the importance of variations in moisture content and vehicle characteristics on subgrade resistance and traffic intensity, enabling the designer to know which factors should be regarded to guarantee an acceptable service life for the structureMestradoTransportesMestra em Engenharia Civil[s.n.]Paiva, Cássio Eduardo Lima de, 1953-Françoso, Maria TeresaSuzuki, Carlos YukioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Lúcia Maria Pessoa, 1986-20192019-08-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (190 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637656OLIVEIRA, Lúcia Maria Pessoa. Influência da resistência do subleito e intensidade do tráfego no dimensionamento de pavimentos flexíveis no Brasil . 2019. 1 recurso online (190 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637656. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095567Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-03T11:01:41Zoai::1095567Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-12-03T11:01:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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