A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575065 |
Resumo: | Orientador : Decio Pacheco |
id |
UNICAMP-30_9eac24555ce72fc677a6c1c51b1737ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::28644 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticosBiologia (Segundo grau) - MetodologiaEnsino - MetodologiaOrientador : Decio PachecoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa tem como objetivo mais amplo realizar uma reflexão sobre a metodologia de ensino de Biologia nas escolas públicas de 2º grau. Busca identificar as relações implícitas ou explícitas que têm sido estabelecidas entre a Biologia enquanto produtora do conhecimento biológico e a Biologia enquanto disciplina do ensino de 2º grau, principalmente no que se refere aos conteúdos que envolvem, direta ou indiretamente, os conceitos de Evolução. A Teoria da Evolução, considerada como um dos princípios ordenadores do conhecimento biológico, trazem embutida em si características que podem ser exploradas no ensino de 2º grau, como, por exemplo, historicidade e dimensão temporal. Sendo assim, pretende-se verificar, neste trabalho, de que maneira os livros didáticos de Biologia usualmente utilizados no ensino de 2º grau tratam a Teoria da Evolução enquanto um princípio ordenador dos conteúdos biológicos e, conseqüentemente, como um componente metodológico deste ensino, na medida em que o conhecimento biológico tem na Teoria da Evolução o seu princípio ordenadorMestradoMetodologia de EnsinoMestre em Educação[s.n.]Pacheco, Décio, 1945-2002Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCicillini, Graça Aparecida19911991-04-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf230f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575065CICILLINI, Graça Aparecida. A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau: analise da concepção de Evolução em livros didaticos. 1991. 230f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575065. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/28644porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T01:54:48Zoai::28644Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T01:54:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos |
title |
A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos |
spellingShingle |
A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos Cicillini, Graça Aparecida Biologia (Segundo grau) - Metodologia Ensino - Metodologia |
title_short |
A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos |
title_full |
A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos |
title_fullStr |
A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos |
title_full_unstemmed |
A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos |
title_sort |
A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos |
author |
Cicillini, Graça Aparecida |
author_facet |
Cicillini, Graça Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pacheco, Décio, 1945-2002 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cicillini, Graça Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia (Segundo grau) - Metodologia Ensino - Metodologia |
topic |
Biologia (Segundo grau) - Metodologia Ensino - Metodologia |
description |
Orientador : Decio Pacheco |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991 1991-04-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575065 CICILLINI, Graça Aparecida. A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau: analise da concepção de Evolução em livros didaticos. 1991. 230f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575065. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) CICILLINI, Graça Aparecida. A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau: analise da concepção de Evolução em livros didaticos. 1991. 230f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575065. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/28644 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 230f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188705025392640 |