A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cicillini, Graça Aparecida
Data de Publicação: 1991
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575065
Resumo: Orientador : Decio Pacheco
id UNICAMP-30_9eac24555ce72fc677a6c1c51b1737ac
oai_identifier_str oai::28644
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticosBiologia (Segundo grau) - MetodologiaEnsino - MetodologiaOrientador : Decio PachecoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa tem como objetivo mais amplo realizar uma reflexão sobre a metodologia de ensino de Biologia nas escolas públicas de 2º grau. Busca identificar as relações implícitas ou explícitas que têm sido estabelecidas entre a Biologia enquanto produtora do conhecimento biológico e a Biologia enquanto disciplina do ensino de 2º grau, principalmente no que se refere aos conteúdos que envolvem, direta ou indiretamente, os conceitos de Evolução. A Teoria da Evolução, considerada como um dos princípios ordenadores do conhecimento biológico, trazem embutida em si características que podem ser exploradas no ensino de 2º grau, como, por exemplo, historicidade e dimensão temporal. Sendo assim, pretende-se verificar, neste trabalho, de que maneira os livros didáticos de Biologia usualmente utilizados no ensino de 2º grau tratam a Teoria da Evolução enquanto um princípio ordenador dos conteúdos biológicos e, conseqüentemente, como um componente metodológico deste ensino, na medida em que o conhecimento biológico tem na Teoria da Evolução o seu princípio ordenadorMestradoMetodologia de EnsinoMestre em Educação[s.n.]Pacheco, Décio, 1945-2002Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCicillini, Graça Aparecida19911991-04-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf230f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575065CICILLINI, Graça Aparecida. A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau: analise da concepção de Evolução em livros didaticos. 1991. 230f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575065. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/28644porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T01:54:48Zoai::28644Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T01:54:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos
title A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos
spellingShingle A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos
Cicillini, Graça Aparecida
Biologia (Segundo grau) - Metodologia
Ensino - Metodologia
title_short A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos
title_full A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos
title_fullStr A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos
title_full_unstemmed A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos
title_sort A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau : analise da concepção de Evolução em livros didaticos
author Cicillini, Graça Aparecida
author_facet Cicillini, Graça Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, Décio, 1945-2002
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cicillini, Graça Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia (Segundo grau) - Metodologia
Ensino - Metodologia
topic Biologia (Segundo grau) - Metodologia
Ensino - Metodologia
description Orientador : Decio Pacheco
publishDate 1991
dc.date.none.fl_str_mv 1991
1991-04-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575065
CICILLINI, Graça Aparecida. A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau: analise da concepção de Evolução em livros didaticos. 1991. 230f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575065. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CICILLINI, Graça Aparecida. A evolução enquanto um componente metologico para o ensino de biologia no 2. grau: analise da concepção de Evolução em livros didaticos. 1991. 230f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575065. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/28644
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
230f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188705025392640