A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cicillini, Graça Aparecida
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584342
Resumo: Orientador: Hilario Fracalanza
id UNICAMP-30_b0ea89b1a297d049cc142aad8504dceb
oai_identifier_str oai::114228
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemploEnsino de segundo grauEvolução (Biologia)Biologia - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoOrientador: Hilario FracalanzaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Considerando a complexidade de relações entre as diferentes formas de saber que envolvem a cultura escolar, podemos afirmar que existe um distanciamento entre o conhecimento cientificamente produzido e o conhecimento divulgado pela escola como conseqüência da ação educativa. O presente trabalho tem por objetivos verificar a produção do conhecimento biológico em escolas públicas do ensino médio bem como elucidar alguns aspectos das condições de construção desse conhecimento. Nesse sentido, utilizamos como foco de análise os conteúdos relacionados à Teoria da Evolução. Através da observação direta das aulas de três professores de Biologia de duas escolas, de entrevistas e de análise de documentos escolares verificamos as diferentes fonnas de representação que esses professores possuem sobre os conteúdos de Evolução e Seres Vivos. Para tanto, selecionamos como parâmetros de análise a Seleção de Conteúdos e suas Formas de Abordagem. Constatamos que o Ensino de Biologia é apresentado nessas escolas de modo fragmentado, bem como impregnado de conotações ideológicas. Estas características foram evidenciadas principalmente pelo processo de exclusão de partes do conhecimento evolutivo, da forma de apresentação desse conhecimento aos alunos, como também pelas características da linguagem dos professores utilizada em aula. Embora reconheçamos a diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento construí do pelo professor durante as aulas, verificamos que a organização da escola - seja como sistema ou unidade de ensino - e a formação dos professores são condições determinantes que acentuam esse processo de diferenciação. Nesse sentido, notamos, algumas vezes, que além das características que diferenciam as duas fonnas de conhecimento aconteceram também problemas de distorção dos conteúdos evolutivosDoutoradoMetodologia de EnsinoDoutor em Educação[s.n.]Fracalanza, Hilário, 1942-2009Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCicillini, Graça Aparecida19971997-03-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1v. (varias paginações) : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584342CICILLINI, Graça Aparecida. A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio: a teoria da evolução como exemplo. 1997. 1v. (varias paginações) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584342. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114228porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:33:17Zoai::114228Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:33:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo
title A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo
spellingShingle A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo
Cicillini, Graça Aparecida
Ensino de segundo grau
Evolução (Biologia)
Biologia - Estudo e ensino
Professores - Formação
title_short A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo
title_full A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo
title_fullStr A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo
title_full_unstemmed A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo
title_sort A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo
author Cicillini, Graça Aparecida
author_facet Cicillini, Graça Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fracalanza, Hilário, 1942-2009
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cicillini, Graça Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de segundo grau
Evolução (Biologia)
Biologia - Estudo e ensino
Professores - Formação
topic Ensino de segundo grau
Evolução (Biologia)
Biologia - Estudo e ensino
Professores - Formação
description Orientador: Hilario Fracalanza
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-03-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584342
CICILLINI, Graça Aparecida. A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio: a teoria da evolução como exemplo. 1997. 1v. (varias paginações) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584342. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584342
identifier_str_mv CICILLINI, Graça Aparecida. A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio: a teoria da evolução como exemplo. 1997. 1v. (varias paginações) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584342. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114228
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1v. (varias paginações) : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188794073612288