A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584342 |
Resumo: | Orientador: Hilario Fracalanza |
id |
UNICAMP-30_b0ea89b1a297d049cc142aad8504dceb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::114228 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemploEnsino de segundo grauEvolução (Biologia)Biologia - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoOrientador: Hilario FracalanzaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Considerando a complexidade de relações entre as diferentes formas de saber que envolvem a cultura escolar, podemos afirmar que existe um distanciamento entre o conhecimento cientificamente produzido e o conhecimento divulgado pela escola como conseqüência da ação educativa. O presente trabalho tem por objetivos verificar a produção do conhecimento biológico em escolas públicas do ensino médio bem como elucidar alguns aspectos das condições de construção desse conhecimento. Nesse sentido, utilizamos como foco de análise os conteúdos relacionados à Teoria da Evolução. Através da observação direta das aulas de três professores de Biologia de duas escolas, de entrevistas e de análise de documentos escolares verificamos as diferentes fonnas de representação que esses professores possuem sobre os conteúdos de Evolução e Seres Vivos. Para tanto, selecionamos como parâmetros de análise a Seleção de Conteúdos e suas Formas de Abordagem. Constatamos que o Ensino de Biologia é apresentado nessas escolas de modo fragmentado, bem como impregnado de conotações ideológicas. Estas características foram evidenciadas principalmente pelo processo de exclusão de partes do conhecimento evolutivo, da forma de apresentação desse conhecimento aos alunos, como também pelas características da linguagem dos professores utilizada em aula. Embora reconheçamos a diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento construí do pelo professor durante as aulas, verificamos que a organização da escola - seja como sistema ou unidade de ensino - e a formação dos professores são condições determinantes que acentuam esse processo de diferenciação. Nesse sentido, notamos, algumas vezes, que além das características que diferenciam as duas fonnas de conhecimento aconteceram também problemas de distorção dos conteúdos evolutivosDoutoradoMetodologia de EnsinoDoutor em Educação[s.n.]Fracalanza, Hilário, 1942-2009Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCicillini, Graça Aparecida19971997-03-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1v. (varias paginações) : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584342CICILLINI, Graça Aparecida. A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio: a teoria da evolução como exemplo. 1997. 1v. (varias paginações) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584342. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114228porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:33:17Zoai::114228Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:33:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo |
title |
A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo |
spellingShingle |
A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo Cicillini, Graça Aparecida Ensino de segundo grau Evolução (Biologia) Biologia - Estudo e ensino Professores - Formação |
title_short |
A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo |
title_full |
A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo |
title_fullStr |
A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo |
title_full_unstemmed |
A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo |
title_sort |
A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio : a teoria da evolução como exemplo |
author |
Cicillini, Graça Aparecida |
author_facet |
Cicillini, Graça Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fracalanza, Hilário, 1942-2009 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cicillini, Graça Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de segundo grau Evolução (Biologia) Biologia - Estudo e ensino Professores - Formação |
topic |
Ensino de segundo grau Evolução (Biologia) Biologia - Estudo e ensino Professores - Formação |
description |
Orientador: Hilario Fracalanza |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 1997-03-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584342 CICILLINI, Graça Aparecida. A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio: a teoria da evolução como exemplo. 1997. 1v. (varias paginações) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584342. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584342 |
identifier_str_mv |
CICILLINI, Graça Aparecida. A produção do conhecimento biologico no contexto da cultura escolar do ensino medio: a teoria da evolução como exemplo. 1997. 1v. (varias paginações) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584342. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/114228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1v. (varias paginações) : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188794073612288 |