A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609687 |
Resumo: | Orientador: Antonio Miguel |
id |
UNICAMP-30_9f7bb5730185553d665292e50eb7c617 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::447104 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXIThe cicada and the ant : a consideration about the Brazilian methematics teaching in the first decade of the 21th centuryMatemática - Estudo e ensinoParametros Curriculares Nacionais para o Ensino MedioEnsino médioMatematica escolarMathematics teachingPCNEMHigh schoolTechnical rationalitySchool mathOrientador: Antonio MiguelTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Pesquisamos tendências para o ensino de Matemática no nível médio atual, em alguns discursos veiculados pelo Governo Federal brasileiro, publicados como orientações para os docentes deste nível de ensino. Os discursos analisados são os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio, os PCNEM/99, seu complemento, os PCNEM+/02 e sua posterior reformulação, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio/06, produzidos de acordo com a legislação educacional posterior à LDB/96. Nossos objetivos foram: estabelecer possíveis relações entre os discursos analisados e os discursos próprios do pensamento da época atual; entender as novas propostas de ensino de Matemática à luz das conjunturas política, econômica e cultural atuais; analisar os contextos de produção desses discursos. Em nossa busca, aliamos dois referenciais metodológicos: o Paradigma Indiciário, de Carlo Ginzburg e a Hermenêutica de Profundidade, de John B. Thompson. Ao levantarmos os elementos constitutivos de tendências, caracterizamos uma delas, dentre as possíveis interpretações, chamada por nós de Tendência Utilitarista, inserida na ideologia da Racionalidade Técnica. O referencial teórico que embasa nossas interpretações é o da Teoria Crítica, que denuncia a Racionalidade Técnica, aliada às vertentes política, social e econômica do liberalismo atual, como o modo de pensamento que uniformiza e homogeneíza os comportamentos e pensamentos na sociedade, impondo a eficácia da técnica na padronização da produção de bens e de conhecimentos, em vários âmbitos da vida, a favor do fortalecimento do poder de quem controla a técnica. Apresentamos, também, outra possibilidade de análise, realizada por Gottschalk (2000 e 2008), com base na noção de jogos de linguagem, de Wittgenstein. Concluímos que é necessário estabelecer a crítica à técnica, com um estudo de uma proposta para o ensino de Matemática, defendida por Ole Skovsmose, como uma Educação Matemática Crítica.Abstract: Among statements published by the Brazilian Federal Government as directions for high school teachers, we research tendencies for Mathematics teaching at High School. The analyzed directions are the High School Curricular Parameters, the PCNEM/99, its complement, the PCNEM+/02 and its posterior reformulation, the High School Curricular Directions/06, produced in accordance to the educational legislation subsequent to the LDB/96. Our objectives were: to establish possible relations between the analyzed statements and the actual thoughts; to understand the new proposals of Mathematics education into the political, economical and cultural current conjunctures; to analyze the production context of those statements. In our research, we combined two methodological references: Adumbrative Paradigm, by Carlo Ginzburg and the Hermeneutic of Thoroughness, by John B. Thompson. When raising the constituent tendencies elements we characterize one of them, amongst the possible interpretations, called for us Utilitarian Tendency, inserted in the Technical Rationality ideology. The theoretical reference that bases our interpretations is the Critical Theory, that denounces the technical rationality allied to the current political, social and economical sources of actual liberalism, as a way of thinking that makes uniform and homogeneous the behaviors and thoughts in the society, imposing the effectiveness of the technique in the standardization of the production of possession and knowledge, in some scopes of life, in favor of the reinforcement of the power of who controls the technique. We present also another possibility of analysis, done by Gottschalk (2000, 2008), with base on the concept language's games, by Wittgenstein. We conclude that is necessary to establish the criticism of the technique, with a study of a proposal to the Mathematics Teaching, defended by Ole Skovsmose, with a Critical Mathematic Education.DoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutor em Educação[s.n.]Miguel, Antonio, 1953-Brito, Arlete de JesusPaulo, Rosa MonteiroMiorim, Maria ÂngelaMoura, Anna Regina Lanner deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCardoso, Virgínia Cardia2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf212 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609687CARDOSO, Virgínia Cardia. A cigarra e a formiga: uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI. 2009. 212 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609687. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447104porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:34:08Zoai::447104Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI The cicada and the ant : a consideration about the Brazilian methematics teaching in the first decade of the 21th century |
title |
A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI |
spellingShingle |
A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI Cardoso, Virgínia Cardia Matemática - Estudo e ensino Parametros Curriculares Nacionais para o Ensino Medio Ensino médio Matematica escolar Mathematics teaching PCNEM High school Technical rationality School math |
title_short |
A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI |
title_full |
A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI |
title_fullStr |
A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI |
title_full_unstemmed |
A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI |
title_sort |
A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI |
author |
Cardoso, Virgínia Cardia |
author_facet |
Cardoso, Virgínia Cardia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miguel, Antonio, 1953- Brito, Arlete de Jesus Paulo, Rosa Monteiro Miorim, Maria Ângela Moura, Anna Regina Lanner de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Virgínia Cardia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Estudo e ensino Parametros Curriculares Nacionais para o Ensino Medio Ensino médio Matematica escolar Mathematics teaching PCNEM High school Technical rationality School math |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Parametros Curriculares Nacionais para o Ensino Medio Ensino médio Matematica escolar Mathematics teaching PCNEM High school Technical rationality School math |
description |
Orientador: Antonio Miguel |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609687 CARDOSO, Virgínia Cardia. A cigarra e a formiga: uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI. 2009. 212 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609687. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609687 |
identifier_str_mv |
CARDOSO, Virgínia Cardia. A cigarra e a formiga: uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI. 2009. 212 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609687. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 212 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189009347313664 |