A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Virgínia Cardia
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609687
Resumo: Orientador: Antonio Miguel
id UNICAMP-30_9f7bb5730185553d665292e50eb7c617
oai_identifier_str oai::447104
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXIThe cicada and the ant : a consideration about the Brazilian methematics teaching in the first decade of the 21th centuryMatemática - Estudo e ensinoParametros Curriculares Nacionais para o Ensino MedioEnsino médioMatematica escolarMathematics teachingPCNEMHigh schoolTechnical rationalitySchool mathOrientador: Antonio MiguelTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Pesquisamos tendências para o ensino de Matemática no nível médio atual, em alguns discursos veiculados pelo Governo Federal brasileiro, publicados como orientações para os docentes deste nível de ensino. Os discursos analisados são os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio, os PCNEM/99, seu complemento, os PCNEM+/02 e sua posterior reformulação, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio/06, produzidos de acordo com a legislação educacional posterior à LDB/96. Nossos objetivos foram: estabelecer possíveis relações entre os discursos analisados e os discursos próprios do pensamento da época atual; entender as novas propostas de ensino de Matemática à luz das conjunturas política, econômica e cultural atuais; analisar os contextos de produção desses discursos. Em nossa busca, aliamos dois referenciais metodológicos: o Paradigma Indiciário, de Carlo Ginzburg e a Hermenêutica de Profundidade, de John B. Thompson. Ao levantarmos os elementos constitutivos de tendências, caracterizamos uma delas, dentre as possíveis interpretações, chamada por nós de Tendência Utilitarista, inserida na ideologia da Racionalidade Técnica. O referencial teórico que embasa nossas interpretações é o da Teoria Crítica, que denuncia a Racionalidade Técnica, aliada às vertentes política, social e econômica do liberalismo atual, como o modo de pensamento que uniformiza e homogeneíza os comportamentos e pensamentos na sociedade, impondo a eficácia da técnica na padronização da produção de bens e de conhecimentos, em vários âmbitos da vida, a favor do fortalecimento do poder de quem controla a técnica. Apresentamos, também, outra possibilidade de análise, realizada por Gottschalk (2000 e 2008), com base na noção de jogos de linguagem, de Wittgenstein. Concluímos que é necessário estabelecer a crítica à técnica, com um estudo de uma proposta para o ensino de Matemática, defendida por Ole Skovsmose, como uma Educação Matemática Crítica.Abstract: Among statements published by the Brazilian Federal Government as directions for high school teachers, we research tendencies for Mathematics teaching at High School. The analyzed directions are the High School Curricular Parameters, the PCNEM/99, its complement, the PCNEM+/02 and its posterior reformulation, the High School Curricular Directions/06, produced in accordance to the educational legislation subsequent to the LDB/96. Our objectives were: to establish possible relations between the analyzed statements and the actual thoughts; to understand the new proposals of Mathematics education into the political, economical and cultural current conjunctures; to analyze the production context of those statements. In our research, we combined two methodological references: Adumbrative Paradigm, by Carlo Ginzburg and the Hermeneutic of Thoroughness, by John B. Thompson. When raising the constituent tendencies elements we characterize one of them, amongst the possible interpretations, called for us Utilitarian Tendency, inserted in the Technical Rationality ideology. The theoretical reference that bases our interpretations is the Critical Theory, that denounces the technical rationality allied to the current political, social and economical sources of actual liberalism, as a way of thinking that makes uniform and homogeneous the behaviors and thoughts in the society, imposing the effectiveness of the technique in the standardization of the production of possession and knowledge, in some scopes of life, in favor of the reinforcement of the power of who controls the technique. We present also another possibility of analysis, done by Gottschalk (2000, 2008), with base on the concept language's games, by Wittgenstein. We conclude that is necessary to establish the criticism of the technique, with a study of a proposal to the Mathematics Teaching, defended by Ole Skovsmose, with a Critical Mathematic Education.DoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutor em Educação[s.n.]Miguel, Antonio, 1953-Brito, Arlete de JesusPaulo, Rosa MonteiroMiorim, Maria ÂngelaMoura, Anna Regina Lanner deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCardoso, Virgínia Cardia2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf212 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609687CARDOSO, Virgínia Cardia. A cigarra e a formiga: uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI. 2009. 212 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609687. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447104porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:34:08Zoai::447104Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI
The cicada and the ant : a consideration about the Brazilian methematics teaching in the first decade of the 21th century
title A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI
spellingShingle A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI
Cardoso, Virgínia Cardia
Matemática - Estudo e ensino
Parametros Curriculares Nacionais para o Ensino Medio
Ensino médio
Matematica escolar
Mathematics teaching
PCNEM
High school
Technical rationality
School math
title_short A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI
title_full A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI
title_fullStr A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI
title_full_unstemmed A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI
title_sort A cigarra e a formiga : uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI
author Cardoso, Virgínia Cardia
author_facet Cardoso, Virgínia Cardia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miguel, Antonio, 1953-
Brito, Arlete de Jesus
Paulo, Rosa Monteiro
Miorim, Maria Ângela
Moura, Anna Regina Lanner de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Virgínia Cardia
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Parametros Curriculares Nacionais para o Ensino Medio
Ensino médio
Matematica escolar
Mathematics teaching
PCNEM
High school
Technical rationality
School math
topic Matemática - Estudo e ensino
Parametros Curriculares Nacionais para o Ensino Medio
Ensino médio
Matematica escolar
Mathematics teaching
PCNEM
High school
Technical rationality
School math
description Orientador: Antonio Miguel
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609687
CARDOSO, Virgínia Cardia. A cigarra e a formiga: uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI. 2009. 212 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609687. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609687
identifier_str_mv CARDOSO, Virgínia Cardia. A cigarra e a formiga: uma reflexão sobre a educação matematica brasileira da primeira decada do seculo XXI. 2009. 212 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609687. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
212 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189009347313664