Relação entre o desempenho psicomotor e aprendizagem da leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Valeria Queiroz
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586485
Resumo: Orientador: Gislene de Campos Oliveira
id UNICAMP-30_a082e9e32d912e90653226c1c559d3d5
oai_identifier_str oai::134097
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Relação entre o desempenho psicomotor e aprendizagem da leitura e escritaCapacidade motoraPsicologia do movimentoAprendizagemOrientador: Gislene de Campos OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o desempenho psicomotor de crianças ingressantes na primeira série do primeiro grau e, posteriormente, correlacioná-Io com o nível de leitura e escrita apresentado no final do ano letivo. Para atingir nosso propósito foram avaliados 24 sujeitos de uma escola estadual do município de Londrina-PR, com idade entre 6 e 7 anos de idade, sendo 13 do sexo feminino e 11 do sexo masculino. Utilizaram-se os seguintes instrumentos: Exame psicomotor, proposto por Oliveira (1996), teste Gestáltico viso-motor, avaliação proposta por Koppitz (1989) e Santucci & Pecheux (1981) , avaliação da escrita elaborada por Gualberto (1984), e avaliação da leitura elaborado pelo GEPESP- UNICAMP. Constatou-se, Primeiramente, uma grande defasagem psicomotora entre as crianças que ingressaram na primeira série, assim como um baixo desempenho no plano viso motor. Posteriormente, dividiu-se o grupo de sujeitos em 3 subgrupos, de acordo com o desempenho na escrita: Grupo fraco, regular, e forte. Foram comparados especificamente os grupos forte e fraco a fim observar a desempenho psicomotor , leitura e escrita. Os resultados apontaram que os sujeitos do grupo fraco acadêmico obtiveram baixo desempenho tanto na avaliação psicomotora quanto na organização grafo perceptiva e na maturação viso motora. No grupo forte, estas relação entre mesmas avaliações se mostraram acima do esperado para a idade, demonstrando, com isso, uma estreita relação entre as variáveis estudadasAbstract: This research had as aim evaluating psychomotor performance of child in the beginning of first elass of first-degree school and to correlate with performance levei in writing and reading in the end of scholar year. For this, were evaluated 24 children's of a State School in Londrina city, Paraná. The children's ages varied among 6 and 7 years old which was 13 female and 11 male. To the evaluation were used: Psychomotor examination by Oliveira (1992), Bender Test - Koppitz (1989) and Santucci & Pecheux (1981) evaluation, writing evaluation by Gualberto (1984) and reading evaluation by GEPESP-UNICAMP group. First, we verified a large psychomotor delay among children's beginning in first-degree school even so a low performance in viso motor level. The child group was subdivided into three subgroups: Weak - child whose performance was below than mean; Regular - child whose performance was exactly the mean and Strong - child whose performance was above than mean in writing and reading. Taking in to account these three subgroups we elect the Strong and weak group to take effect comparative studies in relation to psychomotor performance reading and writing learn. The results pointing that children's in weak group obtained low performance in psychomotor evaluation as well as graph-perceptive organization and viso-motor maturation. In strong group the same evaluation presented results above than expectation, showing in this way, a elose relation between variables researched.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Oliveira, Gislene de Campos, 1945-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFurtado, Valeria Queiroz19981998-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf94f.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586485FURTADO, Valeria Queiroz. Relação entre o desempenho psicomotor e aprendizagem da leitura e escrita. 1998. 94f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586485. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134097porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T11:53:28Zoai::134097Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T11:53:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre o desempenho psicomotor e aprendizagem da leitura e escrita
title Relação entre o desempenho psicomotor e aprendizagem da leitura e escrita
spellingShingle Relação entre o desempenho psicomotor e aprendizagem da leitura e escrita
Furtado, Valeria Queiroz
Capacidade motora
Psicologia do movimento
Aprendizagem
title_short Relação entre o desempenho psicomotor e aprendizagem da leitura e escrita
title_full Relação entre o desempenho psicomotor e aprendizagem da leitura e escrita
title_fullStr Relação entre o desempenho psicomotor e aprendizagem da leitura e escrita
title_full_unstemmed Relação entre o desempenho psicomotor e aprendizagem da leitura e escrita
title_sort Relação entre o desempenho psicomotor e aprendizagem da leitura e escrita
author Furtado, Valeria Queiroz
author_facet Furtado, Valeria Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Gislene de Campos, 1945-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Valeria Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade motora
Psicologia do movimento
Aprendizagem
topic Capacidade motora
Psicologia do movimento
Aprendizagem
description Orientador: Gislene de Campos Oliveira
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-06-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586485
FURTADO, Valeria Queiroz. Relação entre o desempenho psicomotor e aprendizagem da leitura e escrita. 1998. 94f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586485. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586485
identifier_str_mv FURTADO, Valeria Queiroz. Relação entre o desempenho psicomotor e aprendizagem da leitura e escrita. 1998. 94f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586485. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/134097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
94f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138335499747328