Psicomotricidade : um estudo em escolares com dificuldades em leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gislene de Campos, 1945-
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578343
Resumo: Orientador : Sergio Goldenberg
id UNICAMP-30_8f1ba67a65ac2e4c6e97e9563d24d338
oai_identifier_str oai::48872
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Psicomotricidade : um estudo em escolares com dificuldades em leitura e escritaCapacidade motoraAprendizagemPsicologia educacionalOrientador : Sergio GoldenbergTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa procurou trazer os recursos da Psicomatricidade para as salas de aula, tanto no âmbito da educação quanto da reeducação. A preocupação fundamental era capacitar melhor o professor a auxiliar seus alunos com dificuldades em leitura e escrita. O estudo foi conduzido em uma escola estadual de 1º grau em Jundiai estado de São Paulo. Foram analisadas três classes do Curso Básico ( CB ) constituindo nossos grupos Piloto Controle e Experimental. As professoras responderam a um questionário apontando as principais dificuldades encontradas pelos alunos. Estes foram submetidos ao exame motor de G. B. Soubiran (adaptação brasileira) além de leitura e ditado de textos de livros didáticos. A partir desta avaliação foi apresentado aos alunos um instrumento psicomotor que visava capacitá-Ios a desenvolverem algumas habilidades básicas necessárias a um bom desempenho escolar. Com base nos estudos de casos realizados, chegou-se à conclusão de que este instrumento se mostrou eficiente para auxiliar as crianças a superar algumas deficiências de aprendizagem. A pesquisadora tinha também como objetivo lançar um alerta aos professores para realizarem uma maior prevenção de algumas dificuldades acadêmicasAbstract: The present research is attempting to bring the resources of the Psychomotricity to the classrooms, as much in the sphere of education as reeducation. The basic care was to increase the teacher's capability to help his pupils with difficulties in reading or writing. The examination was performed in a first grade public school in Jundiaí, State of São Paulo. Three classes of the basic course of studies (CB) have been analyzed, establishing in this way our Pilot, Control and Experimental groups. The teachers answered a questionnaire pointing to wards the main difficulties of their pupils. Furthermore they where submitted to the motor examination of G. B. Soubiran Brazilian adaptation ), besides of reading and dictation of schoolbook texts. As a result of this valuation. a psychomotor instrument was introduced to the pupils which attempted to enable them to develop some necessary basic abilities to a good scholar performance. The conclusion that this instrument showed to be efficient in helping the chindren to overcome some insufficiencies in apprenticeship was founded on the studies of the performed cases. One of the targets of the researcher was also to alert the teachers to increase the prevention against some academic difficultiesRésumé: Cette recherche a proposé les recours de Ia Psychomotricité aux salles de classe, aussi bien sur le plan de l'éduca tion que de Ia rééducation. Son souci fondamental était de rendre Ia prefesseur plus capable d'aider ceux de ses éleves qui avaient des difficultés en lecture et en écriture. L'étude a été fait dans une école primaire de l'Etat à Jundiai, dans l'Etat de S~a Paulo. Trois ans du Cours de Base (C.B.), qui constituent nos groupes "Piloto", "Controle", Experimentall" ont été analysés. Les professeurs ont répondu à un questionnaire révélant les difficultés principales, rencontrées par les éleves. Ceux-ci ont été soumis à l'examen moteur de G.B.Soubiran (adaptation brésilienne) aussi qu'à un examen de lecture et de dictée de textes de livres didactiques. A partir de cette évaluation, un instrument psychomoteur a été présenté aux éleves, qui avait comme but de les rendre aptes à développer certains aptitudes de base nécessaires à um bon accomplissement scolaire. En prenant comme base l'étude de cas accomplis, on en a conclu que cet instrument s'est montré efficace en aidant les enfants à vaincre quelques difficultés d'apprentissage. Sa chercheuse avait aussi comme objectif d'averti. les professeurs à prendre garde de ne pas tomber óans certaines difficultés académiquesDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Goldenberg, Sérgio, 1944-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Gislene de Campos, 1945-19921992-08-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf[371]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578343OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: um estudo em escolares com dificuldades em leitura e escrita. 1992. [371]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578343. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48872porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:05:08Zoai::48872Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:05:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicomotricidade : um estudo em escolares com dificuldades em leitura e escrita
title Psicomotricidade : um estudo em escolares com dificuldades em leitura e escrita
spellingShingle Psicomotricidade : um estudo em escolares com dificuldades em leitura e escrita
Oliveira, Gislene de Campos, 1945-
Capacidade motora
Aprendizagem
Psicologia educacional
title_short Psicomotricidade : um estudo em escolares com dificuldades em leitura e escrita
title_full Psicomotricidade : um estudo em escolares com dificuldades em leitura e escrita
title_fullStr Psicomotricidade : um estudo em escolares com dificuldades em leitura e escrita
title_full_unstemmed Psicomotricidade : um estudo em escolares com dificuldades em leitura e escrita
title_sort Psicomotricidade : um estudo em escolares com dificuldades em leitura e escrita
author Oliveira, Gislene de Campos, 1945-
author_facet Oliveira, Gislene de Campos, 1945-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goldenberg, Sérgio, 1944-
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gislene de Campos, 1945-
dc.subject.por.fl_str_mv Capacidade motora
Aprendizagem
Psicologia educacional
topic Capacidade motora
Aprendizagem
Psicologia educacional
description Orientador : Sergio Goldenberg
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
1992-08-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578343
OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: um estudo em escolares com dificuldades em leitura e escrita. 1992. [371]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578343. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: um estudo em escolares com dificuldades em leitura e escrita. 1992. [371]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578343. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48872
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[371]f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138291768885248