Bandas de música : uma análise de práticas de educação musical em contextos não formais = Music wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contexts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638927 |
Resumo: | Orientador: Jorge Luiz Schroeder |
id |
UNICAMP-30_a09f32676c91a3ba0d6c7214c8b960c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1128893 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bandas de música : uma análise de práticas de educação musical em contextos não formais = Music wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contextsMusic wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contextsBandas (Música)Educação não formalMúsica e linguagemEducação musicalPrática musicalBands (Music)Non-formal educationMusic and languageMusic educationPracticing (Music)Orientador: Jorge Luiz SchroederTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho consiste em investigação pela qual pretendeu-se analisar práticas de educação musical utilizadas em contextos não formais de ensino de música, tendo como amostra bandas de música ligadas a instituições civis, representantes de diferentes regiões e reconhecido mérito do Estado do Pará. Sabe-se que as bandas de música são espaços de formação e locais de grande importância no contexto da educação musical brasileira, haja vista que delas são oriundos a maior parte dos instrumentistas de sopro em atividade profissional no Brasil. Esses espaços são tidos como espaços de formação não formais de ensino devido às suas características particulares. Para esta investigação foram realizadas entrevistas, além de observações não participantes das atividades de ensino das bandas escolhidas, a exemplo de trabalhos de investigação realizados em outras regiões do país. Os dados coletados foram analisados à luz de autores da educação musical como Schroeder (2008, 2009) e Schroeder e Schroeder (2011). Princípios epistemológicos foram observados segundo a visão sociocultural, utilizando autores como Bakhtin (2006, 2016), Vigotsky (2007, 2008) Elliot (1995) e Gohn (2006, 2015). A análise dos dados encontrou similaridades entre o ensino praticado em bandas e o ensino nas instituições formais, que são o destino da maioria dos alunos das bandas que participaram da investigação. Foi traçado o perfil do aluno que a banda de música forma e constatado que este perfil é próximo ao que a banda pretende formar. Com a comparação entre modelos de ensino não formais e formais, apresentamos alguns possíveis caminhos para um diálogo visando o melhor aproveitamento da bagagem cultural trazida pelos alunos. Espera-se que os resultados contribuam para os estudos sobre as práticas da educação musical em espaços não formaisAbstract: This work aims to analyze the music educational procedures in contexts of non- formal education, based on the practice of well-known wind bands in the state of Para?. Wind bands are important for the context of music education in Brazil and most of the professional wind players in the country come from those groups; the bands are recognized as places of non-formal music education. For this investigation, interviews were conducted, as well as observations of the teaching activities in the chosen bands. The collected data were analyzed in the light of music education authors such as Schroeder (2005) and Schroeder and Schroeder (2011). Epistemological principles were observed according to the sociocultural view of authors such as Bakhtin (2006, 2016), Vigotsky (2007, 2008, 2010) Elliot (1995) and Gohn (2006, 2015). The analysis found similarities between teaching practices in bands and in formal music education institutions. The comparison between non-formal and formal teaching procedures suggests a better use of the students¿ cultural background. The results are expected to contribute to studies on the practices of music education in non-formal situationsDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutor em MúsicaCAPES88882.180239/2018-01[s.n.]Schroeder, Jorge Luiz, 1960-Nassif, Silvia CordeiroBarbosa, Joel Luis da SilvaCohen, MarcosGarbosa, Guilherme SampaioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAmorim, Herson Mendes, 1983-20202020-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (156 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638927AMORIM, Herson Mendes. Bandas de música: uma análise de práticas de educação musical em contextos não formais = Music wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contexts . 2020. 1 recurso online (156 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638927. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128893Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-18T16:19:05Zoai::1128893Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-18T16:19:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bandas de música : uma análise de práticas de educação musical em contextos não formais = Music wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contexts Music wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contexts |
title |
Bandas de música : uma análise de práticas de educação musical em contextos não formais = Music wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contexts |
spellingShingle |
Bandas de música : uma análise de práticas de educação musical em contextos não formais = Music wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contexts Amorim, Herson Mendes, 1983- Bandas (Música) Educação não formal Música e linguagem Educação musical Prática musical Bands (Music) Non-formal education Music and language Music education Practicing (Music) |
title_short |
Bandas de música : uma análise de práticas de educação musical em contextos não formais = Music wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contexts |
title_full |
Bandas de música : uma análise de práticas de educação musical em contextos não formais = Music wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contexts |
title_fullStr |
Bandas de música : uma análise de práticas de educação musical em contextos não formais = Music wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contexts |
title_full_unstemmed |
Bandas de música : uma análise de práticas de educação musical em contextos não formais = Music wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contexts |
title_sort |
Bandas de música : uma análise de práticas de educação musical em contextos não formais = Music wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contexts |
author |
Amorim, Herson Mendes, 1983- |
author_facet |
Amorim, Herson Mendes, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schroeder, Jorge Luiz, 1960- Nassif, Silvia Cordeiro Barbosa, Joel Luis da Silva Cohen, Marcos Garbosa, Guilherme Sampaio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Herson Mendes, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bandas (Música) Educação não formal Música e linguagem Educação musical Prática musical Bands (Music) Non-formal education Music and language Music education Practicing (Music) |
topic |
Bandas (Música) Educação não formal Música e linguagem Educação musical Prática musical Bands (Music) Non-formal education Music and language Music education Practicing (Music) |
description |
Orientador: Jorge Luiz Schroeder |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-02-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638927 AMORIM, Herson Mendes. Bandas de música: uma análise de práticas de educação musical em contextos não formais = Music wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contexts . 2020. 1 recurso online (156 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638927. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638927 |
identifier_str_mv |
AMORIM, Herson Mendes. Bandas de música: uma análise de práticas de educação musical em contextos não formais = Music wind bands : an analysis of music educational practices in non-formal contexts . 2020. 1 recurso online (156 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638927. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128893 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (156 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189160284585984 |