Música de banda, música do povo: aspectos musicais e sociais na construção do dobrado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-03072024-144705/ |
Resumo: | Este trabalho se propôs a estudar o dobrado, um gênero musical predominantemente instrumental e próprio à banda de música brasileira. O objetivo principal foi definir através de acervos, partituras, textos e documentos, o que seria e como se caracterizaria este gênero musical tornado tão popular. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa documental; as obras utilizadas para análise, quanto para ilustração de aspectos intrínsecos ao gênero foram selecionadas a partir de acervos digitais e principalmente através do acervo físico da extinta Corporação Musical Liberdade da cidade de São Roque SP. Os documentos manuseados que aludem ao termo, além das análises das partituras demonstraram que o dobrado se desenvolveu paralelamente à formação e consolidação da banda de música no Brasil; decorrente de formas composicionais do classicismo e com andamento baseado em cadências da ordem unida militar dos séculos XVIII e XIX (o passo dobrado), seu personagem principal, o músico de banda, sobretudo o negro e o mestiço se encarregaram de dar a este gênero, os caracterizantes que o define: uma música brasileira marcial, indutora de movimento e arquitetada predominantemente com elementos da cultura brasileira: síncopas, contratempos, anacruses, acentos deslocados e a inexplicável sensação de impulso dançante. |
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Música de banda, música do povo: aspectos musicais e sociais na construção do dobradoWind band music, people\'s music: musical and social aspects in the construction of dobrado musicacervos musicaisbandas de músicadobradodobrado musicmusical collectionspartiturasheet musicwind bandsEste trabalho se propôs a estudar o dobrado, um gênero musical predominantemente instrumental e próprio à banda de música brasileira. O objetivo principal foi definir através de acervos, partituras, textos e documentos, o que seria e como se caracterizaria este gênero musical tornado tão popular. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa documental; as obras utilizadas para análise, quanto para ilustração de aspectos intrínsecos ao gênero foram selecionadas a partir de acervos digitais e principalmente através do acervo físico da extinta Corporação Musical Liberdade da cidade de São Roque SP. Os documentos manuseados que aludem ao termo, além das análises das partituras demonstraram que o dobrado se desenvolveu paralelamente à formação e consolidação da banda de música no Brasil; decorrente de formas composicionais do classicismo e com andamento baseado em cadências da ordem unida militar dos séculos XVIII e XIX (o passo dobrado), seu personagem principal, o músico de banda, sobretudo o negro e o mestiço se encarregaram de dar a este gênero, os caracterizantes que o define: uma música brasileira marcial, indutora de movimento e arquitetada predominantemente com elementos da cultura brasileira: síncopas, contratempos, anacruses, acentos deslocados e a inexplicável sensação de impulso dançante.This doctoral thesis aimed to study dobrado music; instrumental musical genre typical of wind bands in brazilian music. The objective to be achieved, through collections, scores, texts, and documents, would be to show what this musical genre that became so popular would be and how it is currently characterized. The methodology was qualitative with documentary research; The scores used to analyse and illustrate specific aspects of genre were selected from digital collections and mainly from the physical collection of the extinct Corporação Musical Liberdade, São Roque City SP. The documents handled that allude to the term, in addition to analysis of scores, demonstrated that dobrado music developed parallel to formation and consolidation of wind bands in Brazil; resulting from compositional forms of classicism and with tempo based on the cadences of military regulations of the 18th and 19th centuries (double march/quick march), its main character, the wind band, especially with black people and people of mixed race, was responsible for giving this genre characteristics that define it: Brazilian march music, inducing movement and predominantly designed with elements of Brazilian culture: syncopations, setbacks, anacruses, displaced accentuation and the inexplicable feeling of impulse to dance.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPToni, Flávia CamargoSilva, Juliana Soares da Costa2024-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-03072024-144705/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-04T16:23:02Zoai:teses.usp.br:tde-03072024-144705Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-04T16:23:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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