As políticas de educação a distância no contexto da mercantilização da educação superior no Brasil (1996-2016)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639040 |
Resumo: | Orientador: Lalo Watanabe Minto |
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As políticas de educação a distância no contexto da mercantilização da educação superior no Brasil (1996-2016)Distance education policies in the Brazilian higher education context of commodification (1996-2016)Ensino a distânciaEnsino superior - BrasilMercantilização do ensinoBrasil - Educação e EstadoDistance educationBrazilian higher educationCommodification of educationEducation politics in BrazilOrientador: Lalo Watanabe MintoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Atualmente, no Brasil, a educação a distância (EAD) é definida por lei como uma modalidade de ensino que se caracteriza pelo uso das tecnologias da informação e da comunicação e pela não correspondência tempo-lugar entre alunos e professores. Partindo de uma perspectiva dialética, histórica e crítica, este estudo objetiva analisar o marco legal e as tendências de expansão da EAD na educação superior brasileira entre os anos de 1996 e 2016, para, então, posicionar-se dentro do debate colocado nos meios educacionais, acadêmicos e políticos, sobre o uso da EAD como via de democratização da educação superior no Brasil. A construção de uma visão crítica a esse entendimento se fez no sentido de evidenciar que a EAD, como orientação de política pública para expandir o acesso a educação superior, tem sua gênese com as reformas educacionais neoliberais e se desenvolve com o posterior aprofundamento dessas reformas, caracterizando-se, ao fim, como mais uma entre as diversas facetas da mercantilização da educação superior brasileiraAbstract: Currently in Brazil, distance education is defined by law as a teaching modality that is characterized by the use of information and communication technologies and by non-correspondence in time and place between students and teachers. From a dialectical, historical and critical perspective, this study aims to analyze the legal framework and the expansion trends of distance education in Brazilian higher education between the years 1996 and 2016. Subsequently, position itself within a debate placed in educational, academic and politician circles on the use of distance education as a way of democratizing higher education in Brazil. A critical point of view was placed in order to show that a public policy guideline to expand the access to higher education through distance education has its genesis in the neoliberal reforms and is developed in their further deepening. Finally, distance education is characterized as one of the several facets of the commodification of Brazilian higher educationMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Minto, Lalo Watanabe, 1978-Sguissardi, ValdemarRodrigues, Fabiana de CássiaProtetti, Fernando HenriqueUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPeres, Andréa Bertelli, 1981-20202020-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (178 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639040PERES, Andréa Bertelli. As políticas de educação a distância no contexto da mercantilização da educação superior no Brasil (1996-2016). 2020. 1 recurso online (178 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639040. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129024Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-26T17:27:27Zoai::1129024Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-26T17:27:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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