Subsidios para o ensino de nutrição em enfermagem : uma experiencia usando a tecnica de grupo focal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Silvia Henrique de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1595696
Resumo: Orientador: Maria Cristina Faber Boog
id UNICAMP-30_a21029df47c64fd5b124fd250f421d27
oai_identifier_str oai::296541
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Subsidios para o ensino de nutrição em enfermagem : uma experiencia usando a tecnica de grupo focalNutriçãoSaúdeEnfermagemDietéticaOrientador: Maria Cristina Faber BoogDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Esta pesquisa teve como objetivo estudar as percepções das enfermeiras docentes acerca do ensino de nutrição na graduação e das práticas profissionais atuais relacionadas a essa área, com o objetivo de subsidiar uma proposta pedagógica. A pesquisa foi realizada com enfermeiras docentes de uma universidade privada do Estado de São Paulo, em duas etapas. Na primeira, obteve-se dados referentes ao ensino de nutrição recebido na graduação e as demandas quanto à nutrição na área de atuação profissional, junto com 13 enfermeiras docentes, utilizando-se análise descritiva, estatística de freqüência absoluta e relativa porcentual dos dados. Na segunda etapa, participaram cinco docentes, quando se empregou a técnica do grupo focal, que permite a obtenção de dados de natureza qualitativa a partir de sessões grupais em que pessoas que compartilham traços comuns discutem aspectos de um tema específico. Na primeira etapa, verificou-se que o ensino de nutrição recebido pelas enfermeiras foi predominantemente técnico, dissociado da prática e distanciado de questões sociais e econômicas e que as demandas em relação à nutrição dizem respeito a promoção à saúde, assistência ambulatorial e assistência hospitalar. Na segunda etapa, foram constituídas cinco categorias de análise: ciência da nutrição e alimentação no cotidiano, o cuidar e a alimentação, o ensino de nutrição obtido na graduação e demanda profissional, interface do trabalho do nutricionista e enfermeiro e o conceito de interdisciplinaridade. Verificou-se que não há compreensão da inter-relação entre os conceitos de nutrição e alimentação, não há atenção aos aspectos subjetivos relacionados à alimentação dentro do cuidado nutricional e há dificuldades para a ação interdisciplinar na equipe de saúde. Sugere-se uma proposta pedagógica norteada pela articulação do conhecimento técnico com as ciências naturais e ciências humanas e, todas elas, sempre, com as práticas profissionais. O ensino deve transpor os limites da técnica, ser abrangente, isto é, estabelecer relações com outras áreas do conhecimento, ser desenvolvido ao longo do curso, de forma a contemplar a complexidade do fenômeno da alimentação nos diversos contextos, jamais deixando de incluir as questões sociais e econômicas aí imbricadasAbstract: This research aimed to study the perceptions of nursing teachers about undergraduate nutrition education and current professional practice related to this area. The main purpose was to build a pedagogic preposal. The research was accomplished with nursing teachers frem a private university at the state of São Paulo, in two stages. At the first, data related to undergraduate nutrition education and demands regarding nutrition professional practice were surveyed with a group of thirteen nursing teachers, employing descriptive analysis, absolut and relative frequency statistics, and data percent. In the second stage, focus group technique was employed, with five teachers. This technique allows gathering qualitative data during greup sessions, where people that share common characteristics discuss some aspects related to a specific topic. In the first stage it was verified that the nutrition education received by nurses was mainly technical, disconnected frem practice and unrelated to social and economical issues. Furthermore, the demands related to nutrition are linked with health promotion, ambulatory and medical assistance. In the second stage, five analysis categories were defined: nutrition science and daily feeding, caring and feeding, undergraduate nutrition education and professional demand, interface of dietitian and nurse jobs, and the interdisciplinarity concept. It was verified that a comprehension of the relationship between the concepts of nutrition and feeding is lacking, there is no attention to subjective aspects relating to feeding in the nutrition care and there are difficulties to interdisciplinary action in the health team. A pedagogical proposal is suggested, leaded by the articulation of technical knowIedge with natural and human sciences, and ali of them, always, with the professional practice. The education must surpass technical limits, being embracing. In other terms, must establish relations with other knowledge areas, being developed through the whole course, in a way to fulfill the complexity of feeding phenomenon in its various contexts, never excluding social and economical overlapping issuesMestradoTrabalho, Saúde e EducaçãoMestre em Enfermagem[s.n.]Boog, Maria Cristina Faber, 1950-Marucci, Maria de Fatima NunesAraujo, Izilda Esmenia MugliaNozawa, Marcia ReginaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Silvia Henrique de20022002-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf150 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1595696CAMPOS, Silvia Henrique de. Subsidios para o ensino de nutrição em enfermagem: uma experiencia usando a tecnica de grupo focal. 2002. 150 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1595696. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/296541porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:51:32Zoai::296541Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:51:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Subsidios para o ensino de nutrição em enfermagem : uma experiencia usando a tecnica de grupo focal
title Subsidios para o ensino de nutrição em enfermagem : uma experiencia usando a tecnica de grupo focal
spellingShingle Subsidios para o ensino de nutrição em enfermagem : uma experiencia usando a tecnica de grupo focal
Campos, Silvia Henrique de
Nutrição
Saúde
Enfermagem
Dietética
title_short Subsidios para o ensino de nutrição em enfermagem : uma experiencia usando a tecnica de grupo focal
title_full Subsidios para o ensino de nutrição em enfermagem : uma experiencia usando a tecnica de grupo focal
title_fullStr Subsidios para o ensino de nutrição em enfermagem : uma experiencia usando a tecnica de grupo focal
title_full_unstemmed Subsidios para o ensino de nutrição em enfermagem : uma experiencia usando a tecnica de grupo focal
title_sort Subsidios para o ensino de nutrição em enfermagem : uma experiencia usando a tecnica de grupo focal
author Campos, Silvia Henrique de
author_facet Campos, Silvia Henrique de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boog, Maria Cristina Faber, 1950-
Marucci, Maria de Fatima Nunes
Araujo, Izilda Esmenia Muglia
Nozawa, Marcia Regina
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Silvia Henrique de
dc.subject.por.fl_str_mv Nutrição
Saúde
Enfermagem
Dietética
topic Nutrição
Saúde
Enfermagem
Dietética
description Orientador: Maria Cristina Faber Boog
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-04-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1595696
CAMPOS, Silvia Henrique de. Subsidios para o ensino de nutrição em enfermagem: uma experiencia usando a tecnica de grupo focal. 2002. 150 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1595696. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CAMPOS, Silvia Henrique de. Subsidios para o ensino de nutrição em enfermagem: uma experiencia usando a tecnica de grupo focal. 2002. 150 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1595696. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1595696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/296541
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
150 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188894858543104