Um estudo exploratório : interação socioafetiva entre bebês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grana, Katiuska Marcela
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615541
Resumo: Orientador: Telma Pileggi Vinha
id UNICAMP-30_a37c23113a6be185d636aa738b01f0bd
oai_identifier_str oai::797267
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um estudo exploratório : interação socioafetiva entre bebêsAn exploratory study : socioaffective interaction between babiesInteração socialAfetividadeLactentesCrechesSocial interactionAffectivityBabiesDay care centerOrientador: Telma Pileggi VinhaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo geral analisar a natureza das interações sociafetivas estabelecidas entre os bebês. Para contemplar esse objetivo foram identificadas e analisadas as características dos processos interativos utilizados pelos bebês com seus pares, bem como se compararam as características das interações sociais estabelecidas em diferentes faixas etárias. Participaram da pesquisa dois grupos de crianças: o Berçário I é composto por 10 crianças de 10 a 13 meses de idade e o Berçário II, composto por 14 crianças de 15 a 24 meses. Os instrumentos utilizados para a obtenção dos dados da presente investigação foram a observação direta, o caderno de campo e a filmagem. As sessões de observação e a filmagem foram realizadas nos espaços da creche, os quais as crianças freqüentavam habitualmente no decorrer das atividades planejadas pela educadora. Os episódios de interação foram submetidos a microanálises, que visaram a descrição minuciosa de todos os elementos constituintes dessas interações, como olhares, gestos e vocalizações, por exemplo. Portanto, os dados coletados em ambos os grupos foram descritos, categorizados, analisados e posteriormente comparados, a fim de verificar possíveis diferenças e/ou semelhanças entre os processos interativos estabelecidos entre os bebês tanto do Berçário I como do Berçário II. Os resultados apontam que em ambos os grupos as interações entre os pares estiveram presentes e que ocorreram de modo rico e variado, ou seja, foram identificados diversos tipos de condutas dos bebês ao interagirem entre si, como: observação, disputa, imitação, expressão de contentamento e descontentamento, disputa, colaboração, convite e compaixão. Com tais resultados pretende-se contribuir para a melhoria da percepção dos educadores infantis sobre as interações sociais entre bebês e seus pares, oferecendo-lhes instrumentos que favoreçam as interações positivas e harmoniosas cooperando, dessa forma, para o desenvolvimento desses bebês. Finalizando, os resultados também poderão enriquecer e ampliar o quadro teórico existente sobre a temática, bem como fornecer dados que subsidiem outras pesquisas.Abstract: This qualitative research was undertaken, with the general aim of analyzing the nature of social affective interactions established between infants. For this purpose, the characteristics of the interactive processes used by the infants with their peers were identified and analyzed. In addition, the characteristics of social interactions established in different age groups were compared. Two groups of children participated in the research: Day Care I composed of 10 children aged from 10 to 13 months and Day Care II, composed of 14 children aged 15 to 24 months. The instruments used to obtain data from the present investigation were direct observation, a field book and filming. Observation and filming sessions were performed in the day care setting normally frequented by the infants during the activities planned by the educator. The episodes of interaction were submitted to microanalyses, aimed at making a detailed description of all elements involved in these interactions, such as looks, gestures and vocalizations, among others. Therefore, the data collected in both groups were described, categorized, analyzed and subsequently compared, in order to observe any possible differences and/or similarities between the interactive processes established among the infants in both Day Care I and Day Care II. The results indicated that peer interaction was present in both groups and occurred in a rich and varied manner, i.e., diverse types of conduct were identified in infants who interacted with one another such as observation, dispute, imitation, expression of contentment and discontent, cooperation, invitation and compassion. With these results, we intend to contribute to improve the perception child educators have of the social interactions among infants and their peers, providing them with instruments that favor positive and harmonious interactions. Thus, we can cooperate in the development of these infants. Finally, the results may also enrich and broaden the current existent theories on the topic, as well as provide data to subsidize further research.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Vinha, Telma Pileggi, 1968-Assis, Orly Zucatto Mantovani deTortella, Jussara Cristina BarbozaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGrana, Katiuska Marcela2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf287 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615541GRANA, Katiuska Marcela. Um estudo exploratório: interação socioafetiva entre bebês. 2011. 287 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615541. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797267porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:17:49Zoai::797267Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:17:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo exploratório : interação socioafetiva entre bebês
An exploratory study : socioaffective interaction between babies
title Um estudo exploratório : interação socioafetiva entre bebês
spellingShingle Um estudo exploratório : interação socioafetiva entre bebês
Grana, Katiuska Marcela
Interação social
Afetividade
Lactentes
Creches
Social interaction
Affectivity
Babies
Day care center
title_short Um estudo exploratório : interação socioafetiva entre bebês
title_full Um estudo exploratório : interação socioafetiva entre bebês
title_fullStr Um estudo exploratório : interação socioafetiva entre bebês
title_full_unstemmed Um estudo exploratório : interação socioafetiva entre bebês
title_sort Um estudo exploratório : interação socioafetiva entre bebês
author Grana, Katiuska Marcela
author_facet Grana, Katiuska Marcela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vinha, Telma Pileggi, 1968-
Assis, Orly Zucatto Mantovani de
Tortella, Jussara Cristina Barboza
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Grana, Katiuska Marcela
dc.subject.por.fl_str_mv Interação social
Afetividade
Lactentes
Creches
Social interaction
Affectivity
Babies
Day care center
topic Interação social
Afetividade
Lactentes
Creches
Social interaction
Affectivity
Babies
Day care center
description Orientador: Telma Pileggi Vinha
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615541
GRANA, Katiuska Marcela. Um estudo exploratório: interação socioafetiva entre bebês. 2011. 287 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615541. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615541
identifier_str_mv GRANA, Katiuska Marcela. Um estudo exploratório: interação socioafetiva entre bebês. 2011. 287 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615541. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/797267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
287 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189055963856896