Analise da auto-eficacia docente de professores de educação fisica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venditti Júnior, Rubens
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600972
Resumo: Orientador: Pedro Jose Winterstein
id UNICAMP-30_a41ace25c02dfd8b27241356cdea813b
oai_identifier_str oai::351123
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Analise da auto-eficacia docente de professores de educação fisicaAnalysis of the teacher self-efficacy of physical education instructorsEducação física - Aspectos psicológicosEducação física para deficientesPsicologiaProfessores universitáriosInteresse profissionalAutoeficáciaEducation, Physical - Psychological aspectsPhysical education for handicapped personsPsychologyUniversity teachersVocational interestsSelf-efficacyOrientador: Pedro Jose WintersteinDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: A auto-eficácia se caracteriza como as crenças nas capacidades individuais de organizar e executar cursos de ação, necessários à realização de determinadas tarefas ou feitos dirigidos a uma meta. Engloba processos auto-perceptivos e avaliativos, que relacionam fatores ambientais, pessoais e comportamentais. Neste trabalho, a auto-eficácia é aplicada na compreensão do controle interno das crenças e percepções que envolvem a prática docente em Educação Física (EF), especificamente para a área de EF adaptada (EFA), caracterizada por atender pessoas com necessidades especiais. O fato da EF se configurar repleta de conteúdos e atividades práticas e corporais, reforça a necessidade em se compreender o fenômeno da auto-eficácia de maneira singular e sistematizada. Além disso, os critérios disciplinares e métodos avaliativos; espaço das aulas e seus conteúdos práticos; realçam a necessidade de atenção especial a detalhes diferenciais da EF. A problemática se encontra na análise das possíveis contribuições da auto-eficácia e suas associações com: satisfação, preferência de atuação profissional e disposição para continuidade docente em EF. Além disso, surgem associações na percepção de competências, segurança, engajamento e domínio de conteúdos para atuação docente no ambiente da EF inclusiva. Por meio de dois instrumentos aplicados em 44 profissionais atuantes na área, destacam-se alguns fatores e aspectos relacionados à auto-eficácia docente. Os resultados obtidos evidenciam as associações da auto-eficácia com a questão motivacional do professor, através de sua satisfação pessoal e disposição para continuar na carreira docente, bem como os níveis de esforço e persistência. Também aparecem relações a respeito da influência da formação profissional e a configuração da auto-eficácia para o profissional de EF, que valoriza sobremaneira as expectativas de resultados, os desempenhos e a avaliação direta das atividades corporais de seus alunos, como parâmetros a respeito de suas capacidades de ensinar. Verificou-se que outras fontes são também importantes na formação da eficácia docente e existem inúmeras possibilidades para desenvolver estas crenças ainda precocemente. Dentre os profissionais entrevistados, os maiores níveis de auto-eficácia docente estavam entre os professores com preferências de atuação em treinamento esportivo, seguidos por aqueles com escolha na atuação em EFA. A perspectiva social cognitiva e as propostas de ensino reflexivo configuraram-se excelentes referenciais, comuns para as discussões sobre as crenças docentes, formação profissional e atuação em EF e EFAAbstract: Analysis of the teacher self-efficacy of Physical Education Instructors The self-efficacy is characterized as the beliefs on the individual capacities of organizing and executing courses of action, which are necessary to the achievement of certain tasks directed to a goal setted. Includes self-perceptive and evaluation effects that relate environmental, personal and behavioral factors. In this study, the self-efficacy is applied on the comprehension of the internal control of belief perception which involves the teaching in Physical Education (PE), specifically for the Adapted Physical Education (APE) area, characterized for attending handicapped people with special necessities. The fact of the PE configures itself full of contends and practical body activities strenghns the need of understanding the phenomenon of the self-efficacy in a singular and sistemized way. Besides, the discipline criteria and evaluate methods, space of the classes and its practical contends, show the need of special atention to differencial details of the PE. The question is the analysis of the possible contributions of the self-efficacy and its association with the satisfaction, professional acting preferences and avalability for the PE teaching continuity. Moreover, associations to the perception of competence arise, as well the security, engagement and contend mastery for the PE teaching in the inclusive PE environment. Through 3 instruments applied on 44 acting professionals of the field, we can highlight some factors and aspects related to teacher self efficacy. The results show the associations of the self-efficacy with the motivational questions of the teacher through their personal satisfaction and avalability to continue with the teacher PE career, as well the levels of efforts and persistance. There are also relations related to the professional career influence and the self-efficacy configuration to the PE professional, which really worships the outcome expectations, the performance and the direct evaluation of the body activities of its students as parameters related to the teaching skills. We also verify that other sources are important for the construction of the teaching efficacy, and there are uncountable possibilities for early developing of these beliefs. Among the interviewed professionals the highest levels of teacher self-efficacy were the teachers with preferences of acting on the sportive trainning area, followed by those who chose the APE. The social cognitive perspective and the proposals of the reflexive teaching showed themselves as excellent referencials, and complement the discussion about the teaching beliefs, professional career and PE or APE educational actingMestradoPedagogia do MovimentoMestre em Educação Física[s.n.]Winterstein, Pedro José, 1952-Azzi, Roberta GurgelPolydoro, Soely Aparecida JorgeUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVenditti Júnior, Rubens20052005-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf168p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600972VENDITTI JÚNIOR, Rubens. Analise da auto-eficacia docente de professores de educação fisica. 2005. 168p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600972. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351123porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:17:53Zoai::351123Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:17:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analise da auto-eficacia docente de professores de educação fisica
Analysis of the teacher self-efficacy of physical education instructors
title Analise da auto-eficacia docente de professores de educação fisica
spellingShingle Analise da auto-eficacia docente de professores de educação fisica
Venditti Júnior, Rubens
Educação física - Aspectos psicológicos
Educação física para deficientes
Psicologia
Professores universitários
Interesse profissional
Autoeficácia
Education, Physical - Psychological aspects
Physical education for handicapped persons
Psychology
University teachers
Vocational interests
Self-efficacy
title_short Analise da auto-eficacia docente de professores de educação fisica
title_full Analise da auto-eficacia docente de professores de educação fisica
title_fullStr Analise da auto-eficacia docente de professores de educação fisica
title_full_unstemmed Analise da auto-eficacia docente de professores de educação fisica
title_sort Analise da auto-eficacia docente de professores de educação fisica
author Venditti Júnior, Rubens
author_facet Venditti Júnior, Rubens
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Winterstein, Pedro José, 1952-
Azzi, Roberta Gurgel
Polydoro, Soely Aparecida Jorge
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Venditti Júnior, Rubens
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Aspectos psicológicos
Educação física para deficientes
Psicologia
Professores universitários
Interesse profissional
Autoeficácia
Education, Physical - Psychological aspects
Physical education for handicapped persons
Psychology
University teachers
Vocational interests
Self-efficacy
topic Educação física - Aspectos psicológicos
Educação física para deficientes
Psicologia
Professores universitários
Interesse profissional
Autoeficácia
Education, Physical - Psychological aspects
Physical education for handicapped persons
Psychology
University teachers
Vocational interests
Self-efficacy
description Orientador: Pedro Jose Winterstein
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-04-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600972
VENDITTI JÚNIOR, Rubens. Analise da auto-eficacia docente de professores de educação fisica. 2005. 168p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600972. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600972
identifier_str_mv VENDITTI JÚNIOR, Rubens. Analise da auto-eficacia docente de professores de educação fisica. 2005. 168p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600972. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/351123
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
168p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138403305914368