Humor e metalinguagem nos prólogos de Terêncio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640920 |
Resumo: | Orientador: Isabella Tardin Cardoso |
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Humor e metalinguagem nos prólogos de TerêncioHumor and metalanguage in the prologues of TerenceTerêncio, 185-159 a.C.Teatro latino (Comédia)Prólogos e epílogosMetalinguagemTerence, 185-159 a.C.Roman comedyProloguesMetalanguageOrientador: Isabella Tardin CardosoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este estudo propõe uma apreciação dos prólogos das seis comédias legadas pelo poeta romano Públio Terêncio (Publius Terentius, 185-159 a.C.), a saber Andria (166 a.C.), Hecyra (165, 160 a.C.), Heautontimoroumenos (163 a.C.), Eunuchus (161 a.C.), Phormio (161 a.C.) e Adelphi (160 a.C.). Considerando os prólogos não como pura informação referencial, factual, sobre o contexto do espetáculo, mas já enquanto parte da ilusão dramática, de um lado, investigamos de que modo se dá a integração entre os prólogos e a ação das respectivas peças. De outro, observamos a necessidade de se rever o modo como se interpreta as referências nos prólogos terencianos ora quanto às condições teatrais da época (por exemplo, o estatuto do poeta, do espectador, do ator em Roma antiga), ora sobre uma poética imanente inferível do texto terenciano, que envolve elementos tais como sua concepção de ineditismo ou "originalidade". Para refletir sobre tais momentos de transição entre o mundo dos espectadores e o mundo da ficção das peças, como metodologia procurou-se evidenciar nos versos prologais tanto os aspectos poéticos e retóricos empregados em sua elaboração, quanto a função de sua metapoesia. Como resultado, constata-se que, também em Terêncio, tal a função poética do prólogo tem impacto não apenas sobre a interpretação de pontos-chave de cada uma das peças, como ainda sobre a atual imagem da poesia terenciana e do teatro romano antigo como um todo.Abstract: This dissertation aims a study of the prologues to the six known comedies penned by the Roman poet Publius Terentius Afer, 185-159 BC, namely Andria (166 BC), Hecyra (165, 160 BC), Heautontimoroumenos (163 BC), Eunuchus (161 BC), Phormio (161 BC) and Adelphi (160 BC). My interest in the prologues emerged while analysing Hecyra (The-Mother-in-Law) as part of my master's thesis. What drew my attention at the time was the peculiar existence of a double prologue, both of which narrate two earlier attempts to stage the comedy. After observing the manner in which the prologues report the interruptions of the Hecyra performances, I proposed an interpretation that differs from the "literal" reading normally afforded those passages. The justification is that the prologues are not merely factual and reference information regarding the context of the play context but rather a constitutive part of Hecyra's dramatic illusion. Viewed as such, I have, on the one hand, been able to show greater integration between the prologues and the action and, on the other hand, signalled the need to reconsider the profuse inferences within the Terentian prologues as regards the conditions of the theatre at the time (e.g., the status of poets, the audience and actors in ancient Rome) and the immanent poetic that can be inferred from the text (e.g., the concept of "originality" deductible from Hecyra's prologues). The dissertation to be developed shall analyse, thus, an expanded corpus and, based on the same methodology as my master's thesis, seek a deeper reflection on the moments of transition between the world of the audience and the world of the plays' fiction. More specifically, I intend to demonstrate the poetic and rhetoric elaboration of the prologues' verses, as well as function of the metapoetry inherent to them. In the vein of Plautine studies (Cardoso 2005, 2010, 2011), this dissertation shall demonstrate how such function is significant, on the one hand, to each of the plays' key parts and, on the other hand, how it influences on contemporary image of Terentian poetry and of Roman theatre as a whole.DoutoradoLingüísticaDoutora em LinguísticaFAPESP201700076-8[s.n.]Cardoso, Isabella Tardin, 1971-Vasconcellos, Paulo Sérgio deRocha, Carol Martins daDuarte, Adriane da SilvaHasegawa, Alexandre PinheiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBragion, Aline da Silva Lazaro, 1990-20202020-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 178 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640920BRAGION, Aline da Silva Lazaro. Humor e metalinguagem nos prólogos de Terêncio . 2020. 1 recurso online ( 178 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640920. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1162028Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-29T09:15:22Zoai::1162028Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-29T09:15:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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