Modelo de avaliação responsiva ampliada pela tecnologia para avaliação de programa educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Warley Guilger, 1981-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17229
Resumo: Orientadores: Telma Pileggi Vinha, Cesar Augusto Amaral Nunes
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spelling Modelo de avaliação responsiva ampliada pela tecnologia para avaliação de programa educacionalResponsive evaluation model expanded by technology for educational program evaluationAvaliação educacionalEducational evaluationOrientadores: Telma Pileggi Vinha, Cesar Augusto Amaral NunesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo intitulado MODELO DE AVALIAÇÃO RESPONSIVA AMPLIADA PELA TECNOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DE PROGRAMA EDUCACIONAL apresenta a análise crítica de um modelo de avaliação formativa e democrática dirigida a programas educacionais implementados em larga escala e que mesmo com foco nos beneficiários do programa responde também a implementadores e desenvolvedores. A avaliação responsiva, criada na década de 70 por Robert Stake, tem ênfase em atender aos beneficiários buscando respostas para questões que surgem de situações reais de implementação e possam contribuir para a superação de desafios específicos vivenciados pela comunidade local. A Avaliação Responsiva Ampliada pela Tecnologia (ARAT) foi inspirada no modelo original e recebeu inovações idealizadas pelo Dr. Cesar A. A. Nunes, com o intuito de através da tecnologia ampliar o alcance para o seu emprego em avaliações de larga escala. A principal inovação apresentada é a utilização de uma plataforma virtual de compartilhamento de relatos por uma comunidade de aprendizagem colaborativa. O uso da plataforma online visa favorecer a interação contínua entre os integrantes da comunidade, potencializando o processo de acompanhamento da implementação. Para analisar a ARAT este trabalho considerou a experiência do seu emprego na avaliação do Programa Jovem de Futuro (JF) na rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Norte (RN), que ocorreu entre agosto de 2017 e fevereiro de 2019. O presente estudo se trata de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa que tem como objetivo identificar, analisar e avaliar os ganhos e dificuldades no uso da ARAT para a avaliação de um programa educacional implementado em larga escala e dirigido a gestores escolares. A análise considerou o relatório da ARAT no RN, os registros de estudos de caso e o banco de dados dos relatos dos participantes da avaliação. Os critérios desenvolvidos para a avaliação da ARAT foram reunidos em três grupos: processo de implementação, função formativa e caráter democrático. Este trabalho traz evidências de que a ARAT possibilitou uma visão ampla sobre o processo de implementação e transformações vivenciadas pelas escolas. No entanto, grande parte dos relatos compartilhados pelos participantes foram pouco descritivos ou reflexivos e houve escasso volume de interações espontâneas na plataforma virtual. Essas dificuldades foram contornadas por intervenções dos avaliadores e tendem a serem superadas de forma sustentável com a continuidade de processos avaliativos como os iniciados. Há ainda evidências de que a avaliação contribuiu para o entendimento dos participantes sobre o programa, o aperfeiçoamento de ações de implementação e de práticas profissionais. A ARAT se mostrou capaz de produzir de forma ágil informações que respondem aos interesses de beneficiários do programa, de implementadores e desenhistas. Porém o proveito da função formativa e do caráter democrático da avalição teve como limitação o fato de a experiência da ARAT no RN ser sobre um programa relativamente rígido, não ter ocorrido de forma integrada ao programa e os participantes da avaliação serem apenas uma amostra de uma das classes de implementadores e beneficiários, visto que estes proveitos estão significativamente ligados à participação na avaliaçãoAbstract: The present study entitled RESPONSIVE EVALUATION MODEL EXPANDED BY TECHNOLOGY FOR EDUCATIONAL PROGRAM EVALUATION presents a critical analysis of a formative and democratic evaluation model aimed at educational programs implemented on a large scale and which, even with a focus on program beneficiaries, also responds to implementers and developers. Responsive evaluation, created in the 1970s by Robert Stake, emphasizes serving beneficiaries by seeking answers to questions that arise from real implementation situations and can contribute to overcoming specific challenges experienced by the local community. The Technology-Amplified Responsive Assessment (ARAT) was inspired by the original model and received innovations designed by Dr. Cesar A. A. Nunes, with the aim of using technology to expand the scope for its use in large-scale assessments. The main innovation presented is the use of a virtual platform for sharing reports by a collaborative learning community. The use of the online platform aims to encourage continuous interaction between community members, enhancing the implementation monitoring process. To analyze ARAT, this work considered the experience of its employment in the evaluation of the Jovem de Futuro Program (JF) in the state education network in the state of Rio Grande do Norte (RN), which took place between August 2017 and February 2019. This study is a documentary research with a qualitative approach that aims to identify, analyze and evaluate the gains and difficulties in using ARAT to evaluate an educational program implemented on a large scale and aimed at school managers. The analysis considered the ARAT report in RN, case study records and the database of reports from evaluation participants. The criteria developed for evaluating ARAT were grouped into three groups: implementation process, formative function and democratic character. This work provides evidence that ARAT enabled a broad view of the implementation process and transformations experienced by schools. However, most of the reports shared by participants were not very descriptive or reflective and there was little spontaneous interaction on the virtual platform. These difficulties were overcome by interventions by evaluators and tend to be overcome in a sustainable way with the continuity of evaluation processes such as those initiated. There is also evidence that the evaluation contributed to the participants' understanding of the program, the improvement of implementation actions and professional practices. ARAT proved capable of quickly producing information that responds to the interests of program beneficiaries, implementers and designers. However, the benefit of the formative function and the democratic character of the evaluation was limited by the fact that the ARAT experience in RN was based on a relatively rigid program, did not occur in an integrated way with the program and the evaluation participants were just a sample of a of the classes of implementers and beneficiaries, as these incomes are significantly linked to participation in the evaluationAbertoDoutoradoEducaçãoDoutor em EducaçãoCAPES001[s.n.]Vinha, Telma Pileggi, 1968-Nunes, César Augusto AmaralMenin, Maria Suzana de StefanoAzzi, Roberta GurgelMoro, AdrianoKnoener, Darlene FerrazUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 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Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380649Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1380649porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-09T14:57:23Zoai::1380649Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-09T14:57:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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