Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Cássia Baldini
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Reale, Diva, Brites, Cristina Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41170
Resumo: Este estudo objetiva identificar potencialidades e limitações do grupo focal como instrumento de avaliação através de um estudo de caso no qual o grupo focal foi utilizado para avaliar um treinamento em saúde. Entre as conclusões destacam-se: é possível comparar os resultados dos grupos realizados antes e depois do treinamento se o mesmo grupo for mantido; o grupo focal mostrou-se adequado para desvendar a natureza das deficiências do treinamento porque permitiu analisar a complexidade inerente tanto ao tema das drogas quanto aos objetivos do treinamento que busca mudanças de ordem afetivo-cultural e não apenas de ordem cognitiva.
id USP-24_a81a5ec8dd80f395ddb615aed26612d2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/41170
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúdeThe use of focus groups as a tool to evaluation of a health educacional programProgram evaluationEducational measurementTrainingAvaliação de programasAvaliação educacionalTreinamentoEste estudo objetiva identificar potencialidades e limitações do grupo focal como instrumento de avaliação através de um estudo de caso no qual o grupo focal foi utilizado para avaliar um treinamento em saúde. Entre as conclusões destacam-se: é possível comparar os resultados dos grupos realizados antes e depois do treinamento se o mesmo grupo for mantido; o grupo focal mostrou-se adequado para desvendar a natureza das deficiências do treinamento porque permitiu analisar a complexidade inerente tanto ao tema das drogas quanto aos objetivos do treinamento que busca mudanças de ordem afetivo-cultural e não apenas de ordem cognitiva.The objective of this study was to identify the possibilities and limitations of the focal group as a tool to evaluation through a case study of a health educational training process. Among the conclusions we emphasize: the maintenance of the same group turns possible to compare results of the groups accomplished before and after the training; the focal group was adequate to reveal the nature of the training deficiencies since it had permitted to analyze the ,complexity inherent to both the drug field and the training objectives that seek for cultural and affective changes and not only for cognitive changes.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem2000-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/4117010.1590/S0080-62342000000300014Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 34 n. 3 (2000); 317-322Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 No. 3 (2000); 317-322Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 Núm. 3 (2000); 317-3221980-220X0080-6234reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41170/44716http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Cássia BaldiniReale, DivaBrites, Cristina Maria2012-08-31T18:28:41Zoai:revistas.usp.br:article/41170Revistahttps://www.revistas.usp.br/reeuspPUBhttps://www.revistas.usp.br/reeusp/oai||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-08-31T18:28:41Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde
The use of focus groups as a tool to evaluation of a health educacional program
title Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde
spellingShingle Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde
Soares, Cássia Baldini
Program evaluation
Educational measurement
Training
Avaliação de programas
Avaliação educacional
Treinamento
title_short Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde
title_full Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde
title_fullStr Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde
title_full_unstemmed Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde
title_sort Uso de grupo focal como instrumento de avaliação de programa educacional em saúde
author Soares, Cássia Baldini
author_facet Soares, Cássia Baldini
Reale, Diva
Brites, Cristina Maria
author_role author
author2 Reale, Diva
Brites, Cristina Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Cássia Baldini
Reale, Diva
Brites, Cristina Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Program evaluation
Educational measurement
Training
Avaliação de programas
Avaliação educacional
Treinamento
topic Program evaluation
Educational measurement
Training
Avaliação de programas
Avaliação educacional
Treinamento
description Este estudo objetiva identificar potencialidades e limitações do grupo focal como instrumento de avaliação através de um estudo de caso no qual o grupo focal foi utilizado para avaliar um treinamento em saúde. Entre as conclusões destacam-se: é possível comparar os resultados dos grupos realizados antes e depois do treinamento se o mesmo grupo for mantido; o grupo focal mostrou-se adequado para desvendar a natureza das deficiências do treinamento porque permitiu analisar a complexidade inerente tanto ao tema das drogas quanto aos objetivos do treinamento que busca mudanças de ordem afetivo-cultural e não apenas de ordem cognitiva.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41170
10.1590/S0080-62342000000300014
url https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41170
identifier_str_mv 10.1590/S0080-62342000000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/41170/44716
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP; v. 34 n. 3 (2000); 317-322
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 No. 3 (2000); 317-322
Revista da Escola de Enfermagem da USP; Vol. 34 Núm. 3 (2000); 317-322
1980-220X
0080-6234
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1800221730824781824