A música do diabo : aspectos musicais no Fausto de Thomas Mann
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621285 |
Resumo: | Orientador: Mário Luiz Frungillo |
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A música do diabo : aspectos musicais no Fausto de Thomas MannThe music of the devil : musical aspects in Thomas Mann's FaustusMann, Thomas, 1875-1955Literatura comparadaLiteratura alemãMúsica e literaturaDodecafonismoMann, ThomasComparative literatureGerman literatureMusic and literatureTwelve-tone systemOrientador: Mário Luiz FrungilloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente tese toma como corpus de análise o romance alemão Doutor Fausto, escrito por Thomas Mann entre os anos de 1943 a 1947. Objetivando reconhecer e apontar nele possíveis influências e aspectos pertencentes diretamente ao universo composicional da música erudita, este texto - pautando-se no processo metodológico de comparação entre a literatura e a música apresentado por Steven Paul Scher e Solange Ribeiro de Oliveira - relaciona o referido romance de Mann com a musicografia do compositor austríaco Arnold Schönberg; e propõe, a partir de tais relações, uma leitura de Doutor Fausto à luz das ideias e teorias expostas pelo filósofo Theodor W. Adorno em seus livros Filosofia da Nova Música e Dialética do EsclarecimentoAbstract: The present thesis takes as corpus the analyze of the german novel Doktor Faustus written by Thomas Mann between 1943 and 1947. Aimed to recognize and point out in it possible influences and aspects arising directly from the erudite music compositional universe - and based on the methodological process to compare literature to music presented by Steven Paul Scher e Solange Ribeiro de Oliveira - this work relates Mann's novel with the musicography of the Austrian composer Arnold Schönberg; it also proposes, from such relations, a reading of Doktor Faustus enlightened by Theodor W. Adorno's theories from the books Philosophy of New Music and Dialectic of EnlightenmentDoutoradoLiteratura Geral e ComparadaDoutor em Teoria e História Literária[s.n.]Frungillo, Mario Luiz, 1960-Unes, Wolney Alfredo ArrudaFargetti, Cristina MartinsKuhl, Paulo MugayarSabinson, Eric MitchellUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBragion, Alexandre Mauro2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf206 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621285BRAGION, Alexandre Mauro. A música do diabo: aspectos musicais no Fausto de Thomas Mann. 2013. 206 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621285. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/914573porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:07:52Zoai::914573Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:07:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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