A formação profissional na pratica cotidiana : o que nos contam as educadoras da creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Marcia Aparecida Pereira da Silva
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603637
Resumo: Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto
id UNICAMP-30_a877077714610c286fd8421ea19e1580
oai_identifier_str oai::381338
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A formação profissional na pratica cotidiana : o que nos contam as educadoras da crecheThe practical professional formation in the daily one : what in the day-care center educators count to themProfessores - FormaçãoFormação profissionalCrechesEducação de criançasTeacher educationOccupational trainingDay nurseriesChildhood educationOrientador: Ana Lucia Guedes-PintoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo propôs-se a compreender o papel e a importância da formação em serviço nas creches, tendo como base o ponto de vista das suas profissionais: as educadoras. Para tanto, pesquisou duas instituições de Educação Infantil do município de Campinas, tendo acompanhado a prática cotidiana educativa de ambas e registrado as histórias de vida das educadoras que nelas trabalham, por meio da escuta de suas narrativas, cedidas em entrevistas. O estudo também se efetivou como pesquisa-ação no que tange ao trabalho de inserção e vivência no cotidiano focado. Tomou como referência teórico-metodológica os princípios da História Oral e alguns da abordagem etnográfica. Chegou à conclusão de que, embora as narrativas das educadoras sobre sua história pessoal e profissional contivessem indícios e resquícios da mentalidade do passado que constituiu as instituições que precederam as creches, como a Roda de Expostos e as Casas de Misericórdia, também apresentaram marcas da mentalidade atual em relação ao papel da Educação Infantil, que é resultado, entre vários fatores, da conquista da população e da sociedade em geral com as deliberações da Constituição Federal e da LDB mais recente. Suas falas enfatizaram e reconheceram a qualificação profissional como elemento fundamental em seu trabalho. Junto disso, as próprias instituições investigadas revelaram uma organização interna que permite que o cuidar e o educar, que são tarefas próprias da Educação Infantil, aconteçam de maneira responsável, ficando o profissionalismo resguardado e valorizado, distanciando-se, desse modo, da vida das instituições assistencialistasAbstract: The present study aims to understand the role and the importance of the educational work in the nursery schools, considering the viewpoint of their professional: the educators. The research considered two nursery schools in Campinas, Sao Paulo, following the daily routine of both institutions, recording the life report of the teachers, through their narratives in interviews. The study also evaluate the insertion and practices in their everyday activities. It adopted as theoretical and methodological references the Oral History fundaments, and some ethnographic approach. Though the narratives about their personal and professional history indicate traces of a past mentality linked to the previous institutions, as the ¿Roda de Expostos¿ and the ¿Casa de Misericordia¿ (charity and beneficent institutions) the conclusions found were that also is present a contemporary thought about the role of children¿s education. This is a result, among many, of the conquests of the society in general regarding the LDB (specific legislation on education) and, more recently, due achievements found in the Federal constitution. Their speech emphasise and acknowledge the professional qualification as an essential tool in their work. Besides, the same institutions focused in the present study revealed an internal organisation which granted that protection and education, inherent to children¿s education, occur in a responsible way where professionalism is kept and stimulated, breaking away, therefore, from the charity work present in the institutions from the pastMestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Simson, Olga Rodrigues de Moraes VonRibeiro, Arilda Ines MirandaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinheiro, Marcia Aparecida Pereira da Silva2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf149p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603637PINHEIRO, Marcia Aparecida Pereira da Silva. A formação profissional na pratica cotidiana: o que nos contam as educadoras da creche. 2006. 149p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603637. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/381338porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:41:01Zoai::381338Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:41:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação profissional na pratica cotidiana : o que nos contam as educadoras da creche
The practical professional formation in the daily one : what in the day-care center educators count to them
title A formação profissional na pratica cotidiana : o que nos contam as educadoras da creche
spellingShingle A formação profissional na pratica cotidiana : o que nos contam as educadoras da creche
Pinheiro, Marcia Aparecida Pereira da Silva
Professores - Formação
Formação profissional
Creches
Educação de crianças
Teacher education
Occupational training
Day nurseries
Childhood education
title_short A formação profissional na pratica cotidiana : o que nos contam as educadoras da creche
title_full A formação profissional na pratica cotidiana : o que nos contam as educadoras da creche
title_fullStr A formação profissional na pratica cotidiana : o que nos contam as educadoras da creche
title_full_unstemmed A formação profissional na pratica cotidiana : o que nos contam as educadoras da creche
title_sort A formação profissional na pratica cotidiana : o que nos contam as educadoras da creche
author Pinheiro, Marcia Aparecida Pereira da Silva
author_facet Pinheiro, Marcia Aparecida Pereira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von
Ribeiro, Arilda Ines Miranda
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Marcia Aparecida Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Formação profissional
Creches
Educação de crianças
Teacher education
Occupational training
Day nurseries
Childhood education
topic Professores - Formação
Formação profissional
Creches
Educação de crianças
Teacher education
Occupational training
Day nurseries
Childhood education
description Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603637
PINHEIRO, Marcia Aparecida Pereira da Silva. A formação profissional na pratica cotidiana: o que nos contam as educadoras da creche. 2006. 149p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603637. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PINHEIRO, Marcia Aparecida Pereira da Silva. A formação profissional na pratica cotidiana: o que nos contam as educadoras da creche. 2006. 149p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603637. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/381338
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
149p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188953814728704