Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Dalva de Souza
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-151933/
Resumo: O presente estudo tem como objeto a transição e os percursos das creches diretas da Secretaria de Assistência Social (SAS), para a Secretaria Municipal de Educação (SME), na Prefeitura Municipal de São Paulo durante a gestão Marta Suplicy (PT), de 2001 a 2004. Buscou-se compreender o processo político-administrativo levado a efeito nesse período. Intencionamos ao mesmo tempo, contribuir para o debate sobre creches, buscando apontar alguns indicadores do processo e como o município de São Paulo incorporou o preceito constitucional das creches na área da Educação. Buscou-se utilizar como referências conceituais diferentes teorias da área de política de educação infantil e das políticas sociais dirigidas à infância, objetivando relacioná-las com as políticas de creche no município de São Paulo, evidenciando o contexto histórico-político em que estava inserido. A conclusão do estudo revela que a mudança de área trouxe várias modificações com relação ao atendimento das crianças nas creches, em especial, a organização da demanda, a gestão de sistema e de unidades e a formação de professores. A pesquisadora reuniu e analisou grande parte da documentação que caracterizou a transição e com base nas entrevistas realizadas demonstrou que, embora com contradições, houve avanços para as creches diretas do município de São Paulo. Destaca ainda, que há muito a investir na qualidade do atendimento educacional da criança de 0 a 6 anos no município.
id USP_44dd509019041d1be5efbced75d039da
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23092009-151933
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004Administration of day-nurseries farther on Social Assistance transition and course at Administration of São Paulos City in 2001 at 2004childhood educationcrecheday-nurserieseducação infantileducation politicaleducation qualitypolítica educacionalqualidade da educaçãoO presente estudo tem como objeto a transição e os percursos das creches diretas da Secretaria de Assistência Social (SAS), para a Secretaria Municipal de Educação (SME), na Prefeitura Municipal de São Paulo durante a gestão Marta Suplicy (PT), de 2001 a 2004. Buscou-se compreender o processo político-administrativo levado a efeito nesse período. Intencionamos ao mesmo tempo, contribuir para o debate sobre creches, buscando apontar alguns indicadores do processo e como o município de São Paulo incorporou o preceito constitucional das creches na área da Educação. Buscou-se utilizar como referências conceituais diferentes teorias da área de política de educação infantil e das políticas sociais dirigidas à infância, objetivando relacioná-las com as políticas de creche no município de São Paulo, evidenciando o contexto histórico-político em que estava inserido. A conclusão do estudo revela que a mudança de área trouxe várias modificações com relação ao atendimento das crianças nas creches, em especial, a organização da demanda, a gestão de sistema e de unidades e a formação de professores. A pesquisadora reuniu e analisou grande parte da documentação que caracterizou a transição e com base nas entrevistas realizadas demonstrou que, embora com contradições, houve avanços para as creches diretas do município de São Paulo. Destaca ainda, que há muito a investir na qualidade do atendimento educacional da criança de 0 a 6 anos no município.This study aims to track the transition and the course of administration of day-nurseries of the Secretary of Social Assistance (SAS) to Municipal Secretary of Education (SME) of São Paulo City during the administration of the Major Marta Suplicy (PT), from 2001 to 2004. The Administration has tried to understand the political and administrative process carried out during the remaining period. At the same time our intention was that this study could contribute to the debate about day-nurseries, pointing and analyzing indicators that reflected on the developed work and how the schools accepted the constitucional precept of day-nurseries in the area of Education. On the development of this study, we have used as references, different conceptual theories linked to childhood education policies in accordance with social policies targeting to connect them with the policies used in daynurseries in the city of São Paulo, emphasizing the historical and political context in which was inserted. The conclusion reached by this study suggests that is the changing of the area that has brought a lot of modifications about the care of children in day-nurseries as the way of the attendance, the administration of educational system and unit until the organization and formation of staff in this sector. The researcher attended and analyzed great part of the documentation that characterized the transition and added to the interviews showed, although with contradiction in process, that progress was occurring through the day-nurseries for the city of Sao Paulo. Highlights have shown that educational area needs investment and efforts in order to enhance the quality of the attendance for children from 0 to 6 years in the childhood education in São Paulo.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCamargo, Rubens Barbosa deFranco, Dalva de Souza2009-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-151933/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-23092009-151933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004
Administration of day-nurseries farther on Social Assistance transition and course at Administration of São Paulos City in 2001 at 2004
title Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004
spellingShingle Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004
Franco, Dalva de Souza
childhood education
creche
day-nurseries
educação infantil
education political
education quality
política educacional
qualidade da educação
title_short Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004
title_full Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004
title_fullStr Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004
title_full_unstemmed Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004
title_sort Gestão de creches para além da assistência social: transição e percurso na Prefeitura de São Paulo de 2001 a 2004
author Franco, Dalva de Souza
author_facet Franco, Dalva de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Rubens Barbosa de
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Dalva de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv childhood education
creche
day-nurseries
educação infantil
education political
education quality
política educacional
qualidade da educação
topic childhood education
creche
day-nurseries
educação infantil
education political
education quality
política educacional
qualidade da educação
description O presente estudo tem como objeto a transição e os percursos das creches diretas da Secretaria de Assistência Social (SAS), para a Secretaria Municipal de Educação (SME), na Prefeitura Municipal de São Paulo durante a gestão Marta Suplicy (PT), de 2001 a 2004. Buscou-se compreender o processo político-administrativo levado a efeito nesse período. Intencionamos ao mesmo tempo, contribuir para o debate sobre creches, buscando apontar alguns indicadores do processo e como o município de São Paulo incorporou o preceito constitucional das creches na área da Educação. Buscou-se utilizar como referências conceituais diferentes teorias da área de política de educação infantil e das políticas sociais dirigidas à infância, objetivando relacioná-las com as políticas de creche no município de São Paulo, evidenciando o contexto histórico-político em que estava inserido. A conclusão do estudo revela que a mudança de área trouxe várias modificações com relação ao atendimento das crianças nas creches, em especial, a organização da demanda, a gestão de sistema e de unidades e a formação de professores. A pesquisadora reuniu e analisou grande parte da documentação que caracterizou a transição e com base nas entrevistas realizadas demonstrou que, embora com contradições, houve avanços para as creches diretas do município de São Paulo. Destaca ainda, que há muito a investir na qualidade do atendimento educacional da criança de 0 a 6 anos no município.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-151933/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-23092009-151933/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091022386364416