Implementação das Cotas Étnico-raciais no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Robson Bomfim, 1979-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10946
Resumo: Orientador: Debora Cristina Jeffrey
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spelling Implementação das Cotas Étnico-raciais no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação na Universidade Estadual de CampinasThe implementation of Ethnic-racial Quotas for self-declared black people in the Education Postgraduate Program offered by the Faculty of Education at the State University of CampinasCotas étnico-raciaisEducação - Pós-graduaçãoRacismo estruturalRacismo institucionalProgramas de ação afirmativaEthnic-Racial QuotasPost-graduation in EducationStructural racismInstitutional racismAffirmative action programsOrientador: Debora Cristina JeffreyDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nossa pesquisa investiga a implementação de Cotas Étnico-raciais para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas) instituída em 2016 no Programa de Pós-graduação em Educação, ofertado pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas(PPGE/FE/UNICAMP).Nosso estudo buscou compreender, através implementação da política, que ainda é pouco estudada na literatura, os imperativos (legais, burocráticos e consensuais) que ocorreram nesse processo de implementação; como se deu a sua dinâmica e institucionalização; o modelo implementado no programa; e sua efetividade para o acesso de pessoas negras ao PPGE/FE/Unicamp. Mobilizamos os conceitos de clivagens políticas e periodização (de 2016 a 2020) para analisar os momentos políticos, partindo de um contexto mais geral das Ações Afirmativas no Brasil e nos Programas de Pós-graduação de outras instituições de ensino brasileiras, que influenciaram a luta política na Unicamp pela implementação de Cotas na graduação, cuja estratégia inicial foi implementar tal política nos Programas de Pós-Graduação da Instituição em 2016, já que estes possuem maior autonomia para definir suas políticas de acesso. Com nossos instrumentos teórico e conceitual, centramos na estrutura institucional dentro do marco do neo-institucionalismo e da escola histórica, a fim de ver as nuances discricionárias dos burocratas de nível de rua na implementação e o modo como os imperativos tensionam os movimentos de pressão. Desde 2017, os dados demonstram que a política ainda não atingiu a efetividade de acesso das/dos candidatas/os autodeclaradas/os negras/os ao programa de pós-graduação em análise que, em seu sistema, propõe reservar 35% das vagas para esse grupo de pessoas. Nossa pesquisa aponta ainda alguns gargalos da implementação e sua ressonância política atual, fazendo uma análise qualitativa dos documentos oficiais e de entrevistas semiestruturadas de atores sociais e institucionais envolvidos nesse processo. Dessa forma, concluímos que o PPGE/FE não pratica em sua completude, nem em princípio e nem em ações de políticas, as Ações Afirmativas, demonstrando a frágil institucionalidade das mesmas no contexto analisado, além de apresentar também algumas evidências de tokenismo racial e racismo institucional quando não preenche as vagas reservadas para pessoas autodeclaradas negrasAbstract: Our research investigates the implementation of Ethnic-racial Quotas for self-declared black people (black and brown) instituted in 2016 in the Education Postgraduate Program offered by the Faculty of Education at the State University of Campinas (PPGE/FE/UNICAMP). Our study sought to understand, through the implementation of the policy, which still faces a lack of studies in the literature, the imperatives (legal, bureaucratic, and consensual) that occurred in this process of implementation; how its dynamics and institutionalization took place; the model implemented in the postgraduate program; and its effectiveness for the access of black people to the PPGE/FE/Unicamp. We mobilize the concepts of political cleavages and periodization (from 2016 to 2020) to analyze the political moments, starting from a more general context of Affirmative Actions in Brazil and within Postgraduate Programs from other Brazilian educational institutions, which influenced the political struggle at Unicamp for the implementation of graduation Quotas, whose initial strategy was to implement such a policy in the Institution's Postgraduate Programs in 2016 since they have greater autonomy to define their access policies. With our theoretical and conceptual instruments, we focus on the institutional structure within the framework of neo-institutionalism and the historical learning to see the discretionary nuances of the street-level bureaucrats in implementation and how the imperatives strain the pressure movements. Since 2017, the data demonstrate that the policy has not yet reached the effectiveness of access by self-declared black candidates to the postgraduate program under analysis, which, in its system, proposes to reserve 35% of the vacancies for this group of people. Our research also points out some implementation bottlenecks and their present political resonance, making a qualitative analysis of official documents and semi-structured interviews with social and institutional actors involved in this process. In this way, we conclude that the PPGE/FE practices, in their entirety, neither in principle nor in policy actions, consolidate Affirmative Actions, demonstrating the institutional fragility in the analyzed context, in addition to also presenting some evidence of racial tokenism and institutional racism when it does not fill the vacancies reserved for self-declared blackMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCNPQ133161/2019-6[s.n.]Jeffrey, Debora Cristina, 1977-Reis, Jane Maria dos SantosAguilar, Luis EnriqueUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSampaio, Robson Bomfim, 1979-20232023-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (227 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/10946SAMPAIO, Robson Bomfim. Implementação das Cotas Étnico-raciais no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas. 2023. 1 recurso online (227 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10946. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342417Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-13T09:52:19Zoai::1342417Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-07-13T09:52:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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