A imagem no ensino de geografia : a pratica dos professores da rede publica estadual de Ponta Grossa, Parana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Carla Silvia
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591713
Resumo: Orientador : Celso Dal Re Carneiro
id UNICAMP-30_a93c9832745837a246b7439b464e618b
oai_identifier_str oai::229048
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A imagem no ensino de geografia : a pratica dos professores da rede publica estadual de Ponta Grossa, ParanaGeografia - Métodos de ensinoEnsino de primeiro grauImagens fotográficasInterpretação de imagensOrientador : Celso Dal Re CarneiroDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: Este trabalho investigou os procedimentos adotados por professores de Geografia na utilização de fotografias convencionais, fotos aéreas e imagens de satélites, no ensino-aprendizagem dessa disciplina para alunos do ensino fundamental, da rede pública estadual de ensino no município de Ponta Grossa, Paraná. Partiu-se do princípio de que a linguagem visual possibilita o desenvolvimento de noções e conceitos sobre o espaço geográfico e tem importância fundamental no processo de comunicação e produção do conhecimento dessa ciência. Os dados coletados possibilitaram levantar as opiniões de professores quanto à aprendizagem e interesse dos alunos em atividades que envolvem imagens; as dificuldades que encontram para organizá-Ias; o uso das imagens contidas nos livros didáticos; a disposição dos alunos para pesquisar quando se deparam com imagens em sala de aula. Também foram objeto de reflexão os relatos de atividades que os professores realizaram com os alunos utilizando os referidos materiais. Constatou-se que a imagem vem sendo comumente utilizada pelos professores como recurso auxiliar na aprendizagem, ilustrando o tema de estudo. A fotografia convencional, utilizada por todos os professores, constitui um meio para o estudo da paisagem geográfica. As fotos aéreas são submetidas a fotoidentificação para reconhecimento de elementos e empregadas pelos professores como fontes primárias na elaboração de mapas. As imagens de satélites, presentes com menor freqüência, ilustram o avanço cartográfico, possibilitando ao aluno conhecer métodos inovadores para o estudo do espaço. Os professores atribuem valor pedagógico e epistemológico aos diversos tipos de imagens, tanto para ensinar conceitos geográficos, quanto para motivar os alunos para a aprendizagem. Para expandir o trabalho pedagógico realizado com os alunos podem ser implementadas algumas propostas: adotar o conceito de paisagem geográfica nos estudos realizados com imagens; desenvolver a concepção de imagem como linguagem; explorar as características de polissemia e subjetividade valorizando a expressão individual dos alunos; integrar diferentes linguagens, técnicas e métodos no trabalho com imagens e, finalmente, ampliar as funções atribuídas à imagem no trabalho pedagógicoAbstract: The procedures adopted by Geography teachers when using conventional photographs, aerial photos and satellite images in their lessons were investigated focusing classes taught to fundamentallevel students by Geography teachers in the Ponta Grossa municipality, Paraná state, Brazil. The research was based on the principIe that the visuallanguage enables the development of notions and concepts about the geographic space and has fundamental importance for the communicative process and knowledge production of this science. The data was collected by questionnaires that allowed to know the opinion of the teachers on the leaming process and the interest of the students in activities involving images. They also allowed to identify difficulties to organize the activities, the degree of use of images from didactic books, the students aptitude in front of the images as well as the evaluation of the teachers for these procedures after the classes. It was possible to determine that the images were used by teachers as a resource, in their classes, to illustrate the subjects. All the teachers asked in this work use conventional photographs as a means to study the landscape. Aerial photos are studied for photo-identification mainly to recognize the geographic elements and also as primary sources in order to make maps. The satellite images are less used, mainly in order to show the cartographic development and to put students in contact with advanced methods for studying the space. Teachers ascribe pedagogical and epistemological value to the different kinds of images, not only to teach geographical concepts but also to motivate the students. Some guidelines are suggested to extend a pedagogical work with students: to build the concept of geographicallandscape in studies focusing images; to develop the image conception as a language; to explore the characteristics of the different meanings in one image and the subjectivity it causes; to enhance the individual expression of the students; to integrate different languages, techniques and methods when working with images. These proposals may help to enlarge the functions ascribed to the image in the pedagogical workMestradoEducação Aplicada as GeociênciasMestre em Geociências[s.n.]Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-Oliveira, Livia deGonçalves, Pedro WagnerUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPimentel, Carla Silvia20022002-02-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf111p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591713PIMENTEL, Carla Silvia. A imagem no ensino de geografia: a pratica dos professores da rede publica estadual de Ponta Grossa, Parana. 2002. 111p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591713. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229048porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:32:36Zoai::229048Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:32:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem no ensino de geografia : a pratica dos professores da rede publica estadual de Ponta Grossa, Parana
title A imagem no ensino de geografia : a pratica dos professores da rede publica estadual de Ponta Grossa, Parana
spellingShingle A imagem no ensino de geografia : a pratica dos professores da rede publica estadual de Ponta Grossa, Parana
Pimentel, Carla Silvia
Geografia - Métodos de ensino
Ensino de primeiro grau
Imagens fotográficas
Interpretação de imagens
title_short A imagem no ensino de geografia : a pratica dos professores da rede publica estadual de Ponta Grossa, Parana
title_full A imagem no ensino de geografia : a pratica dos professores da rede publica estadual de Ponta Grossa, Parana
title_fullStr A imagem no ensino de geografia : a pratica dos professores da rede publica estadual de Ponta Grossa, Parana
title_full_unstemmed A imagem no ensino de geografia : a pratica dos professores da rede publica estadual de Ponta Grossa, Parana
title_sort A imagem no ensino de geografia : a pratica dos professores da rede publica estadual de Ponta Grossa, Parana
author Pimentel, Carla Silvia
author_facet Pimentel, Carla Silvia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-
Oliveira, Livia de
Gonçalves, Pedro Wagner
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimentel, Carla Silvia
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Métodos de ensino
Ensino de primeiro grau
Imagens fotográficas
Interpretação de imagens
topic Geografia - Métodos de ensino
Ensino de primeiro grau
Imagens fotográficas
Interpretação de imagens
description Orientador : Celso Dal Re Carneiro
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-02-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591713
PIMENTEL, Carla Silvia. A imagem no ensino de geografia: a pratica dos professores da rede publica estadual de Ponta Grossa, Parana. 2002. 111p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591713. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PIMENTEL, Carla Silvia. A imagem no ensino de geografia: a pratica dos professores da rede publica estadual de Ponta Grossa, Parana. 2002. 111p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591713. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/229048
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
111p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188864315621376