PROMASE : análise de uma experiência de avaliação do Sistema Municipal de Ensino de Amparo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrarotto, Luana, 1984-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615809
Resumo: Orientador: Maria Márcia Sigrist Malavasi
id UNICAMP-30_a9dc8572f85a54416d592e903e6c71a3
oai_identifier_str oai::803601
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling PROMASE : análise de uma experiência de avaliação do Sistema Municipal de Ensino de AmparoPROMASE : analysis of a evaluation experience in the school system of AmparoSistema Municipal de EnsinoAvaliação educacionalEscolasMunicipal School SystemEducational evaluationSchoolsOrientador: Maria Márcia Sigrist MalavasiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O intuito da presente pesquisa foi acompanhar a experiência de avaliação do PROMASE (Programa Municipal de Avaliação do Sistema de Ensino), implementado na cidade de Amparo em 2006, verificando as práticas adotadas pela Secretaria de Educação a partir desses dados, assim como os impactos ocasionados nas unidades escolares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, para tanto, utilizou os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico sobre avaliação; entrevista semi-estruturada com a Secretária de Educação; análise dos relatórios do PROMASE; seleção de quatro escolas, observando-as semanalmente; análise do Projeto Político-Pedagógico das Unidades Escolares (U.E.s); entrevista semi-estruturada com as gestoras das U.E.s; questionário e entrevista semi-estruturada com as docentes acompanhadas de cada escola. Evidenciou-se que no primeiro ano de implementação do Programa, o desempenho da rede nas primeiras avaliações mostrou-se baixo, com esse diagnóstico foram realizados investimentos como: produção de material de orientação para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática; reestruturação curricular; apoio as crianças com defasagem de aprendizagem; qualificação dos docentes. Com a pesquisa, observou-se que: em duas das quatro escolas acompanhadas, a gestão, após a implementação do PROMASE, passou a realizar avaliações internas para acompanhar o rendimento dos alunos; Prova Brasil e SARESP são instrumentos utilizados pelas docentes das quatro escolas na composição de suas provas/atividades; algumas docentes afirmam que passaram a organizar os conteúdos de maneira diferenciada e a utilizar testes nas diversas disciplinas depois que o PROMASE foi instituído.Abstract: This paper follows the experience of evaluation PROMASE (Municipal Program of School Evaluation), implemented in the city of Amparo in 2006, verifying the impact of the program's data on the practices used by the Education Secretary and its effect on the schools that took part in the program. Being a qualitative research, the following procedures were used: bibliographical survey about evaluation; semi- structured interviews with the Secretary of Education; analysis of the PROMASE's reports; selection of four schools, visited and observed on a weekly basis; analysis of the school's pedagogical project; semi structured interview with the school's managers; questionnaires and semi structured interviews with the teachers of the observed classes. The evaluated school's performance during the first year of the program didn't reach the expected standards, and this diagnostic led to investments such as the production of orienting material for the Mathematics and Portuguese Language classes, reformulation of the school's curriculum, support for the children with learning disabilities and qualification programs for the teachers. The research showed that in two of the four schools, the management, after the PROMASE implementation, started to use internal evaluation to follow the progress of the students; the Prova Brazil (Brazil Test) and SARESP are now used by the teachers in the four schools on their classes and planned activities; some of the teachers affirm that they started to organize their classes in a different way, making use of tests similar to the PROMASE after its implementation.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957-Betini, Geraldo AntonioJeffrey, Debora CristinaBertagna, Regiane HelenaZan, Dirce Djanira Pacheco eUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerrarotto, Luana, 1984-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf192 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615809FERRAROTTO, Luana. PROMASE: análise de uma experiência de avaliação do Sistema Municipal de Ensino de Amparo. 2011. 192 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615809. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/803601porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:20:21Zoai::803601Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:20:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv PROMASE : análise de uma experiência de avaliação do Sistema Municipal de Ensino de Amparo
PROMASE : analysis of a evaluation experience in the school system of Amparo
title PROMASE : análise de uma experiência de avaliação do Sistema Municipal de Ensino de Amparo
spellingShingle PROMASE : análise de uma experiência de avaliação do Sistema Municipal de Ensino de Amparo
Ferrarotto, Luana, 1984-
Sistema Municipal de Ensino
Avaliação educacional
Escolas
Municipal School System
Educational evaluation
Schools
title_short PROMASE : análise de uma experiência de avaliação do Sistema Municipal de Ensino de Amparo
title_full PROMASE : análise de uma experiência de avaliação do Sistema Municipal de Ensino de Amparo
title_fullStr PROMASE : análise de uma experiência de avaliação do Sistema Municipal de Ensino de Amparo
title_full_unstemmed PROMASE : análise de uma experiência de avaliação do Sistema Municipal de Ensino de Amparo
title_sort PROMASE : análise de uma experiência de avaliação do Sistema Municipal de Ensino de Amparo
author Ferrarotto, Luana, 1984-
author_facet Ferrarotto, Luana, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957-
Betini, Geraldo Antonio
Jeffrey, Debora Cristina
Bertagna, Regiane Helena
Zan, Dirce Djanira Pacheco e
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrarotto, Luana, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema Municipal de Ensino
Avaliação educacional
Escolas
Municipal School System
Educational evaluation
Schools
topic Sistema Municipal de Ensino
Avaliação educacional
Escolas
Municipal School System
Educational evaluation
Schools
description Orientador: Maria Márcia Sigrist Malavasi
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615809
FERRAROTTO, Luana. PROMASE: análise de uma experiência de avaliação do Sistema Municipal de Ensino de Amparo. 2011. 192 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615809. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615809
identifier_str_mv FERRAROTTO, Luana. PROMASE: análise de uma experiência de avaliação do Sistema Municipal de Ensino de Amparo. 2011. 192 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615809. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/803601
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
192 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189058315812864