A pratica docente no ensino superior particular noturno : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581850 |
Resumo: | Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva |
id |
UNICAMP-30_ab0bb636bbf25b3bf2c39ad5faefec1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::82020 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pratica docente no ensino superior particular noturno : um estudo de casoEnsino superiorEscolas noturnasIdeologia e educaçãoProfessores universitáriosTrabalhadores-estudantesOrientador: Ezequiel Theodoro da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa busca caracterizar a prática educativa no mesmo superior particular noturno. Toma como referencial o resultado de questionários, observações e entrevistas aplicados aos professores e alunos dos vários cursos oferecidos pela Instituição privilegiada. Detecta que o ensino se faz de forma desvinculada da realidade, porquanto toma como referência o aluno dissociado do trabalho para quem são elaborados os planos e definidos conteúdos. No confronto entre o ensino e o aluno idealizados e a realidade concreta do ensino superior particular noturno, o professor, enquanto trabalhador que ensina a outro trabalhador, coloca-se numa posição ambígua, ora identificando-se, ora afastando-se do aluno. Dessa ambivalência emergem elementos que se contrapõem às justificações ideológicas que lhe apontam o esforço individual como elemento suficiente para o sucesso escolar. Esses elementos são pólos possíveis para a consciência da necessidade de transformação da escola no interesse do trabalhador-aluno, sobretudo se tematizado o trabalho na apreensão dos conteúdos escolaresAbstract: This research tries to characterize the education practice of the secondary private evening tuition. It takes as reference the result of questionnaires, observations and interviews with teachers and students of several courses offered by the institution in question. It detects that tuition is carried out detached from reality, because it takes as reference students disconnected from the work to whom the plans and contents are defined. Bringing face to face the idealized tuition and student and the concrete reality of secondary private evening school, the teacher, as a worker the teaches to other worker, assumes an ambiguous position, sometimes identified with the student, sometimes apart from him. From this ambivalence elements emerge which are contrary to the ideological justifications which a from that individual effort is a sufficient condition for success at school. These elements are possible poles to bring to conscience the necessity in school of a transfonnation in the worker-student' s interest, especially if the work of apprehension of school contents is taken into accountDoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCardoso, Sonia Maria Vicente19941994-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf[279]f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581850CARDOSO, Sonia Maria Vicente. A pratica docente no ensino superior particular noturno: um estudo de caso. 1994. [279]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581850. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/82020porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T04:01:47Zoai::82020Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T04:01:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pratica docente no ensino superior particular noturno : um estudo de caso |
title |
A pratica docente no ensino superior particular noturno : um estudo de caso |
spellingShingle |
A pratica docente no ensino superior particular noturno : um estudo de caso Cardoso, Sonia Maria Vicente Ensino superior Escolas noturnas Ideologia e educação Professores universitários Trabalhadores-estudantes |
title_short |
A pratica docente no ensino superior particular noturno : um estudo de caso |
title_full |
A pratica docente no ensino superior particular noturno : um estudo de caso |
title_fullStr |
A pratica docente no ensino superior particular noturno : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A pratica docente no ensino superior particular noturno : um estudo de caso |
title_sort |
A pratica docente no ensino superior particular noturno : um estudo de caso |
author |
Cardoso, Sonia Maria Vicente |
author_facet |
Cardoso, Sonia Maria Vicente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Sonia Maria Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Escolas noturnas Ideologia e educação Professores universitários Trabalhadores-estudantes |
topic |
Ensino superior Escolas noturnas Ideologia e educação Professores universitários Trabalhadores-estudantes |
description |
Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 1994-11-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581850 CARDOSO, Sonia Maria Vicente. A pratica docente no ensino superior particular noturno: um estudo de caso. 1994. [279]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581850. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581850 |
identifier_str_mv |
CARDOSO, Sonia Maria Vicente. A pratica docente no ensino superior particular noturno: um estudo de caso. 1994. [279]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581850. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/82020 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [279]f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188770046541824 |