Produção cultural midiática e a construção de identidades negras : uma análise de produções infanto-juvenis (Malhação 1999 e 2010) da Rede Globo de TV e proposta de produto final para ser aplicada em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faco, Hugo Fernando do Couto, 1986-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635059
Resumo: Orientador: Aline Vieira de Carvalho
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Mensurou-se quantitativa e qualitativamente os personagens negros presentes nas duas tramas, possibilitando comparar mudanças e permanências por meio desses personagens que as compõem, bem como o tempo de atuação, o número de personagens negros e as histórias com as quais estão envolvidos. Observou-se poucas mudanças quanto a uma representação positiva sobre as identidades negras nas fontes analisadas. O tempo de atuação desses personagens negros dobrou, todavia, ainda inferior ao tempo destinado aos personagens brancos. Tal mudança se deu a partir do protagonismo negro na luta por uma representação positiva. Quanto ao número de personagens negros observou-se uma queda. As histórias com as quais envolvem os personagens negros são sempre paralelas à trama principal e com papéis de subserviência, permanecendo afastados do papel de protagonistas. A abordagem e denúncia do racismo estão presentes nas duas temporadas, registrando maior atuação na de 1999. Os personagens negros ainda são caracterizados como tutelados pelos personagens brancos quando uma prática de racismo é cometida. A partir desta análise, sete sequências didáticas foram elaboradas, dando origem a um projeto para se trabalhar no ensino médio sobre a representação das identidades negras em produtos culturais, levando os alunos a problematizarem esses produtos presentes no seu cotidiano, de modo a valorizar a diversidade, bem como desconstruir estereótipos sobre a cultura e a história africana e afro-brasileira por meio de pesquisas, produção e análise de dados, debates, leitura de textos e produção audiovisual. Tais atividades possibilitaram aos alunos participarem da produção do conhecimento, utilizando-se de ferramentas próximas da sua realidade, como redes sociais, celulares e computadoresAbstract: The present research sought to analyses how the black identities are represented in two seasons of the soup opera, Malhação (1999 and 2010), directed to the children and youth audience, analysed variance and abidance on the impersonation that permeate these identities. The black actors present in the two seasons were measured quantitatively and qualitatively, making it possible to compare variance and abidance through these performance that compose the two plots, as well as the time of performance, the number of black actors and the stories with which they are involved. There have been few changes in terms of a positive representation of black identities in the analysed research sources. The performance time of the black actors was folded up, nonetheless, is still inferior to the time destined to white personages. This change took place from the black protagonist in the struggle for a positive impersonation but there was a drop in the number of black performers. The plots with which they involve the black actors are always parallel to the main and with subservience roles, remaining these actors away from the role of protagonists. The approach and denouncement of racism are present in the two seasons 1999 and 2010 but is registering a greater performance in the one of 1999. Black actors even now characterized as tutored by white actors when the practice of racism is committed. From this analysis, seven didactic sequences were elaborated, originating a project to be developed in high school on the representation of the black identities in cultural products, leading the students to problematize these present products in their daily life in order to value diversity, even as to deconstruct stereotypes about African and Afro-Brazilian culture and history through research, production and analysis of data base, discussion, reading texts and audio-visual production. Such activities enabled students to participate in the production of knowledge, using tools close to their reality, such as social networks, cell phones and computersMestradoEnsino de HistóriaMestre em Ensino de HistóriaCAPES5628991[s.n.]Carvalho, Aline Vieira de, 1981-Schiavinatto, Iara LísAbreu, Marcelo Santos deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFaco, Hugo Fernando do Couto, 1986-20182018-09-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (247 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635059FACO, Hugo Fernando do Couto. Produção cultural midiática e a construção de identidades negras: uma análise de produções infanto-juvenis (Malhação 1999 e 2010) da Rede Globo de TV e proposta de produto final para ser aplicada em sala de aula. 2018. 1 recurso online (247 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635059. 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