Barabada : uma arqueologia da vida e do fazer candomblé na prisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bruno Araújo, 1985-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635016
Resumo: Orientador: Maria Suely Kofes
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spelling Barabada : uma arqueologia da vida e do fazer candomblé na prisãoBarabada : an archeology of life and doing candomblé in prisonBabalorixás - BiografiaReligiãoReligiões afro-brasileirasCandombléTrajetorias de vidaCidadaniaBabalorixas - BiographyReligionAfro-brazilian religionCandombleLife trajectoryCitizenshipOrientador: Maria Suely KofesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Através da trajetória de vida de uma liderança religiosa do candomblé, o babalorixá Ricardo dos Santos Ferreira, também conhecido como Barabada ¿ fundador do terreiro Ilê Axé Kô, localizado em São Cristóvão, região metropolitana de Salvador, esta tese visou compreender como se deu o fazer candomblé dentro da maior instituição penitenciária masculina do estado da Bahia ¿ Penitenciária Lemos Brito (PLB), também localizada em Salvador, no bairro de Mata Escura. Uma penitenciária, que do ponto de vista religioso, encontra-se sob a forte influência e controle de grupos evangélicos que são, em sua maioria, avessos a manifestações religiosas de outras ordens devido ao grau de intensidade de intolerância religiosa que elas compartilham, e, em especial, com as religiões de matrizes afroindígenas. A seguinte pesquisa é um estudo compreensivo sobre a constituição biográfica de uma liderança religiosa que se encontra fora do eixo da classe média, e também do circuito do candomblé de Salvador, que veio se afirmar como o mais "tradicional". Neste sentido, a trajetória de vida do babalorixá Barabada, homem negro, vindo de um ambiente social dos mais precários, revela o fazer candomblé como uma tática de sobrevivência e de cura em uma cidade tão desigual como Salvador. Por meio dessa trajetória de vida discute-se de maneira integrada, temas como o conceito de vida, interseccionalíssimo (raça, classe e gênero), construção de uma determinada masculinidade negra periférica. Assim como racismo, e o ainda colonialismo que se faz nos dias de hoje, mesmo após abolição da escravidão no Brasil, sobretudo para os que desde o nascimento são os não cidadãos ou refugiados do mundoAbstract: Through the life trajectory of a candomblé religious leadership, the babalorixá Ricardo dos Santos Ferreira, also known as Barabada - founder of the Ilê Axé Kô terreiro, located in São Cristovao, metropolitan region of Salvador, this thesis aimed to understand how it was done candomblé within the largest male penitentiary institution in the state of Bahia - Lemos Brito Penitentiary (PLB), also located in Salvador, in the neighborhood of Mata Escura. A religious penitentiary is under the strong influence and control of evangelical groups that are mostly averse to religious manifestations of other orders because of the degree of religious intolerance they share and, in particular, with the religions of Afro-Indian matrices. The following research is a comprehensive study on the biographical constitution of a religious leadership that lies outside the middle class axis, and also on the circuit of the candomblé of Salvador, which came to be affirmed as the most "traditional". In this sense, the life trajectory of the black man Babalorixá Barabada, coming from a social environment of the most precarious, reveals the candomble as a tactic of survival and healing in a city as unequal as Salvador. Through this life trajectory, subjects such as the concept of life, intersectionalism (race, class and gender), and the construction of a determined peripheral black masculinity are discussed in an integrated way. As well as racism, and the still colonialism that is made today, even after the abolition of slavery in Brazil, especially for those who from birth are the non-citizens or refugees of the worldDoutoradoCiências SociaisDoutor em Ciências SociaisCNPQ141041/2014-5[s.n.]Kofes, Maria Suely, 1949-Rodrigues, Carolina CantarinoSantos, Daniela Vieira dosPetroni, Mariana C. A.Silva, Marcia Regina de LimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Bruno Araújo, 1985-20182018-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (489 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635016OLIVEIRA, Bruno Araújo. Barabada: uma arqueologia da vida e do fazer candomblé na prisão. 2018. 1 recurso online (489 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635016. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1063131Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-29T11:23:28Zoai::1063131Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-01-29T11:23:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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