Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11838 |
Resumo: | Orientador: João Vilhete Viegas D Abreu |
id |
UNICAMP-30_af9836de9985656211e7a916b8ab0b39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1345649 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemiaDigital technologies integration applied to continuing teacher education : an analysis of what teacher say regarding the active training model in times of pandemicEducaçãoTecnologiaFormação de professoresEducationTechnologyTeacher trainingOrientador: João Vilhete Viegas D AbreuDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho trata das impressões e avaliações implícitas nos discursos dos professores acerca de uma proposta de formação continuada e em serviço para o uso de Tecnologias Digitais (TD), no qual os processos ativos de reflexão e autonomia docente são mais privilegiados que os aspectos técnicos. Também é abordado o papel do coordenador pedagógico no fomento desses processos. A principal questão de pesquisa é discutir se a aplicação do modelo de formação proposto impacta ou não o discurso dos professores revelando interesse em incorporar TD à sua prática educativa. Nesse contexto, trata-se de uma pesquisa-ação-formação onde um grupo docente foi acompanhado pela pesquisadora em uma trilha formativa de doze horas e suas impressões registradas sob o viés de conceitos como formação ativa e não prescritiva e formação participativa planejada conjuntamente aos professores e a partir de suas necessidades, os dados produzidos foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo, considerando as categorias: tecnologia e formação de professores, formação para uso do Scratch e formação ativa. Com o objetivo de encontrar facilitadores e/ou dificultadores referentes à integração de TD e mais especificamente o uso da linguagem Scratch, à prática educativa do coletivo docente estudado. No que tange aos resultados, foi possível aferir: pertinência e atualidade da temática (principalmente no momento pandêmico), avanços nas aprendizagens relativas às ferramentas, possibilidades de troca e reflexão coletiva e as dificuldades encontradas na aplicação da formação no contexto totalmente remotoAbstract: This work discusses the impressions and evaluations implicit in the speeches of teachers regarding a proposal of continuous and in-service training for the use of Digital Technologies (DT), which active processes of reflection and teaching autonomy are more privileged than the technical aspects. The role of the pedagogical coordinator in fostering these processes is also addressed. The main research question is to discuss whether the application of the proposed training model impacts or not the teachers' discourse revealing interest in incorporating DT to their educational practice. In this context, this is a research-action-formation where a group of teachers was accompanied by the researcher in a training track of twelve hours and their impressions recorded under the perspective of concepts such as active and non-prescriptive training and participative training planned jointly with the teachers and from their needs, the data produced were analyzed under the perspective of content analysis, considering the categories: technology and teacher learning, training for the use of Scratch and active learning. The objective was to find facilitators and/or hindrances regarding the integration of DT, and more specifically the use of the Scratch language, to the educational practice of the collective of teachers studied. Regarding the results, it was possible to assess: relevance and timeliness of the theme (especially in the pandemic moment), advances in learning about the tools, possibilities of exchange and collective reflection, and the difficulties encountered in the application of training in a totally remote contextMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]D'Abreu, João Vilhete Viegas, 1954-Faria, Rafael César BolleliNogueira, AdrianoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRibeiro, Célia Cristina, 1977-20232023-06-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11838RIBEIRO, Célia Cristina. Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores: análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia. 2023. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11838. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345649Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-22T16:41:35Zoai::1345649Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-08-22T16:41:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia Digital technologies integration applied to continuing teacher education : an analysis of what teacher say regarding the active training model in times of pandemic |
title |
Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia Ribeiro, Célia Cristina, 1977- Educação Tecnologia Formação de professores Education Technology Teacher training |
title_short |
Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia |
title_full |
Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia |
title_sort |
Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores : análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia |
author |
Ribeiro, Célia Cristina, 1977- |
author_facet |
Ribeiro, Célia Cristina, 1977- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
D'Abreu, João Vilhete Viegas, 1954- Faria, Rafael César Bolleli Nogueira, Adriano Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Célia Cristina, 1977- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tecnologia Formação de professores Education Technology Teacher training |
topic |
Educação Tecnologia Formação de professores Education Technology Teacher training |
description |
Orientador: João Vilhete Viegas D Abreu |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-06-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11838 RIBEIRO, Célia Cristina. Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores: análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia. 2023. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11838. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11838 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Célia Cristina. Integração de tecnologias digitais aplicadas a formação continuada de professores: análise do que dizem os professores acerca do modelo de formação ativa em tempos de pandemia. 2023. 1 recurso online (147 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11838. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345649 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (147 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189192007155712 |