Problematização : um caminho a ser percorrido em educação matematica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domite, Maria do Carmo Santos, 1948-
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581041
Resumo: Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
id UNICAMP-30_afadc1f1be247f05e363b9794101812b
oai_identifier_str oai::71851
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Problematização : um caminho a ser percorrido em educação matematicaMatemática - Estudo e ensinoSolução de problemas - Aspectos psicológicosAmbiente de sala de aulaOrientador: Marcia Regina Ferreira de BritoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste trabalho é ressaltar o binômio pensar e agir. Como caminho, elegemos a problematização. Esta, derivada do binômio pen­samento e ação, busca subsidiar uma proposta em Educação Matemática cujo ideal é conferir significado a uma experiência de vida e, ao mesmo tempo, desenvolver o conhecimento matemático. A problematização baseia-se em perguntas geradoras, no aluno, em processos que levam, por meio da teorização, à modelos matemáticos. A partir do estudo da problematização, nosso trabalho orienta-se com dupla finalidade: primeiro, conduzir ao reconhecimento de que pergun­tar é fundamental para alcançar a aprendizagem e, em segundo lugar, sub­meter à crítica os métodos ativos comumente adota dos em Educação Matemática. O caminho percorrido ao longo deste trabalho permite sugerir algu­mas possibilidades no ensino de Matemática, assentando-as em princípios como o da problematização, que permitem reorientar tanto as atividades de sala de aula quanto a investigação dos processos de ensino-aprendizagem. Naturalmente este é um caminho, mas não o único, de alcançar este objeti­voAbstract: The aim of this work is to highlight the binomial relationship between thinking and acting. In order to cross this road we have elected the means of problematization which is also derived from the same kind of binomial rela­tionship. Problematization, therefore, could be thought of as a way to serve as a proposal for Mathematics Education in which life experience could be given meaning in order to develop knowledge in Mathematics. Problematization, as it stands, is based on generative questions of the student, the processes which lead, through abstract knowledge, to Mathematics models. Having the process of problematization as a starting point, this work is oriented by a double purpose: Rrs~y, to guide to the recognition that ques­tion making is fundamental in order to learn and secondly, to critically discuss some of the so called OOactive methodsoo usually adopted in Mathematics Edu­cation. The path which has been traveled through this work has come to the admission that problems raised by Mathematics Education can in fact be re­oriented by taking problematization as the basic principie which allows for a redirection of both planning daily classroom activities and investigation of learning and teaching processes. This is not unique, obviously, but one possi­ble way to reach the aims previously mentioned.DoutoradoPsicologia da EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDomite, Maria do Carmo Santos, 1948-19931993-09-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf[309]f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581041DOMITE, Maria do Carmo Santos. Problematização: um caminho a ser percorrido em educação matematica. 1993. [309]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581041. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/71851porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-06-17T15:10:56Zoai::71851Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2015-06-17T15:10:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Problematização : um caminho a ser percorrido em educação matematica
title Problematização : um caminho a ser percorrido em educação matematica
spellingShingle Problematização : um caminho a ser percorrido em educação matematica
Domite, Maria do Carmo Santos, 1948-
Matemática - Estudo e ensino
Solução de problemas - Aspectos psicológicos
Ambiente de sala de aula
title_short Problematização : um caminho a ser percorrido em educação matematica
title_full Problematização : um caminho a ser percorrido em educação matematica
title_fullStr Problematização : um caminho a ser percorrido em educação matematica
title_full_unstemmed Problematização : um caminho a ser percorrido em educação matematica
title_sort Problematização : um caminho a ser percorrido em educação matematica
author Domite, Maria do Carmo Santos, 1948-
author_facet Domite, Maria do Carmo Santos, 1948-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Domite, Maria do Carmo Santos, 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Solução de problemas - Aspectos psicológicos
Ambiente de sala de aula
topic Matemática - Estudo e ensino
Solução de problemas - Aspectos psicológicos
Ambiente de sala de aula
description Orientador: Marcia Regina Ferreira de Brito
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
1993-09-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581041
DOMITE, Maria do Carmo Santos. Problematização: um caminho a ser percorrido em educação matematica. 1993. [309]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581041. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
DOMITE, Maria do Carmo Santos. Problematização: um caminho a ser percorrido em educação matematica. 1993. [309]f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581041. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/71851
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[309]f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188762407665664