Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609650 |
Resumo: | Orientador : Mariley Simões Floria Gouveia |
id |
UNICAMP-30_b2eca71b3719c29cdf10b6adaab867a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::446597 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São PauloContinuing progression : one more chpter of the education of the education reformation in the São Paulo StateProgressão continuada - SeleçãoReforma do ensinoCondições de trabalhoTrabalho docenteIsolamento socialContinued progression - SelectionEducation reformationWorking conditionsTeaching workingSocial exclusionOrientador : Mariley Simões Floria GouveiaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa apresenta a análise das condições de trabalho em uma escola estadual paulista para o desenvolvimento do Ciclo II de Ensino Fundamental em regime de Progressão Continuada, modelo organizacional adotado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo a partir de 1998 para toda a sua rede escolar. A pesquisa foi proposta tendo em vista, a cada reforma de ensino implantada nas últimas décadas do séc. XX, a desqualificação que foi ocorrendo no ensino e no trabalho dos professores e do processo de responsabilização desses docentes pela não consecução dos objetivos explicitados para educação nas escolas estaduais, sem considerar os demais fatores que condicionam esse trabalho. Esta pesquisa foi conduzida em três etapas: estudos teóricos referentes à evolução do trabalho e da oferta da educação nas sociedades contemporâneas capitalistas que contribuíram na delimitação da questão orientadora da coleta dos dados e das categorias de análise dos mesmos; companhamento das atividades escolares (2007) incluindo entrevistas com professores, gestores da escola e funcionários e, finalmente, a análise dos dados coletados sobre a dinâmica de funcionamento de uma escola estadual da região metropolitana de Campinas. A análise dos dados revelou incompatibilidades e contradições na própria legislação e entre esta e as condições de trabalho disponibilizadas na escola. Este fato torna mais difícil o desenvolvimento de ensino qualificado no regime de progressão continuada e da formação profissional dos docentes em serviço. Essas condições de trabalho encontradas na escola contribuem para que esse regime se caracterize como mais um mecanismo de seletividade e exclusão de muitos alunos e para precarizar o trabalho de ensinar. Palavras-chave: progressão continuada, reformas do ensino, condições de trabalho, trabalho docente, seletividade e exclusão.Abstract: This paper presents the analysis of de work conditions in a State School of the São Paulo State for the development of the Elementary School Level II inside the Continuing Progression Process, an organizational pattern adopted by the Education State Secretary of São Paulo from 1998 on for their educational system. The search was proposed in view of the education teacher working disqualification occurred during all the modifications in the educational process along last decades of the XX century. At the same time, to the teachers were imputed the responsibility for the no results chievements without considering all the determining factors of their jobs. This search was conducted in three phases: theoretical studies that contributed for the establishment of the question that guided the data collection and their analysis classes; the accomplishment of the school work (2007) including interviews with teachers, managers and the others employees and, finally, the data analysis on the dynamical operation of a state school of Campinas metropolitan region. The data analysis showed incompatibilities and contradictions in legislation and between this one and the school working conditions. This fact becomes more difficult the development of qualified education in the continuing Progression Process and of the professional background of the teachers in their jobs. These school working conditions contribute for the mentioned process become one more selection and exclusion mechanism of many students and also to turn it in a precarious process.DoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutor em Educação[s.n.]Gouveia, Mariley Simões Floria, 1937-2021Fernandes, Hylio LaganaCicilini, Graça AparecidaFreitas, Luiz Carlos deGalzerani, Maria Carolina BovérioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPerez, Regina Helena Lombardo2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf292 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609650PEREZ, Regina Helena Lombardo. Progressão continuada: mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo. 2009. 292 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609650. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/446597porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:33:46Zoai::446597Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:33:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo Continuing progression : one more chpter of the education of the education reformation in the São Paulo State |
title |
Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo |
spellingShingle |
Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo Perez, Regina Helena Lombardo Progressão continuada - Seleção Reforma do ensino Condições de trabalho Trabalho docente Isolamento social Continued progression - Selection Education reformation Working conditions Teaching working Social exclusion |
title_short |
Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo |
title_full |
Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo |
title_fullStr |
Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo |
title_sort |
Progressão continuada : mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo |
author |
Perez, Regina Helena Lombardo |
author_facet |
Perez, Regina Helena Lombardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gouveia, Mariley Simões Floria, 1937-2021 Fernandes, Hylio Lagana Cicilini, Graça Aparecida Freitas, Luiz Carlos de Galzerani, Maria Carolina Bovério Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perez, Regina Helena Lombardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Progressão continuada - Seleção Reforma do ensino Condições de trabalho Trabalho docente Isolamento social Continued progression - Selection Education reformation Working conditions Teaching working Social exclusion |
topic |
Progressão continuada - Seleção Reforma do ensino Condições de trabalho Trabalho docente Isolamento social Continued progression - Selection Education reformation Working conditions Teaching working Social exclusion |
description |
Orientador : Mariley Simões Floria Gouveia |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609650 PEREZ, Regina Helena Lombardo. Progressão continuada: mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo. 2009. 292 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609650. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609650 |
identifier_str_mv |
PEREZ, Regina Helena Lombardo. Progressão continuada: mais um capitulo da reformulação do ensino no Estado de São Paulo. 2009. 292 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609650. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/446597 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 292 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189009236164608 |