Modelagem matematica : ações e interações no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burak, Dionisio
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576775
Resumo: Orientador : Marcia Regina F. de Brito
id UNICAMP-30_b4f331f1aa9c2837cdcc2d6bfe41d634
oai_identifier_str oai::46030
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Modelagem matematica : ações e interações no processo de ensino-aprendizagemMatemática - Estudo e ensinoPsicologia educacionalOrientador : Marcia Regina F. de BritoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho foi elaborado com a finalidade de discutir alguns aspectos do ensino de Matemática, e propor, atra­vés do Método da Modelagem Matemática, uma alternativa para o ensino desta disciplina no 112 e 212 graus. Dividido em dez capítulos, o desenvolvimento deste trabalho abrange três etapas. A primeira etapa, determinada pela própria necessidade do autor, procura entender a educação dentro de um contexto econômico, social e político, visto não conceber a educação de forma isolada. A forma de concebê-Ia determinou e orientou as leituras necessárias para, através do entendimento do ontem, compreender o hoje da educação e propor as ações futuras. Asegunda parte procura mostrar a situação atual do ensino de Matemática, através de exemplos e enfoques trabalhados nas escolas. Para configurar melhor a situação atual, fez­ se ainda, a anál ise das manifestações escritas de vários profes­sores atuantes no ensino de 19 e 2g graus. A terceira parte enfoca o Método da Modelagem como uma forma alternativa para o trabalho com a Matemática no ensino de 19 e 2g graus. Estabelece, através da Teoria de David P. Ausubel, o contraponto entre a forma usual e a forma proposta pe­lo Método da Modelagem para o ensino de Matemática. Descreve, ainda, todas as ações desenvolvidas em cada fase da execução da proposta apresentada, culminando com a elaboração de critérios Norteadores para o trabalho com o Método da Modelagem, no ensino de Matemática no 1º e 2º grausAbstract: This work aims to discuss some aspects of the teaching of Mathematics, and to propose an alternative approach to the teaching of that subject in 1º and 2º graus, by means of the Modelling Method. The ten chapters of this work correspond to its three stages of development. The first stage, determined by the author's needs, attempts to understand education as part of alarger economic, social, and political context, consistent with his own concept of education, The author's view on education alse determined the necessary readings aimed at a comprehension of yesterday's knowledge, as a basis for a better understanding of today's educationaltions moment, and for the proposal of futura ac­tions. The second part attempts at demonstrating the cur­rent state of the teaching off Mathematics through examples of the approaches currently used in Brazi 1 lan schools. In order to reach a better understanding of the present educational situa­tion, an analysis is made of statements written by several Brazilian teachers, working in 1º and 2º graus. The third part focuses upon Mathematical ModelIing as an alternative form for the work with Mathematics at the pro­posed level 1º and 2º graus. Based on the theory of David P. Ausubel, it establ ishes a oounterpolnt between the traditional form of teaching and the form proposed by Mathematical Model I ing, It describes, furthermore, ai I the actions which were undertaken at each phase of the development of this proposal, reaching fi­naIIy the elaboration of criteria for the work with the Model­Iing Method, to be used in the learning of Mathematics in 1º and 2º grausDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBurak, Dionisio19921992-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf2v. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576775BURAK, Dionisio. Modelagem matematica: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. 1992. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576775. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/46030porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:01:03Zoai::46030Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:01:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matematica : ações e interações no processo de ensino-aprendizagem
title Modelagem matematica : ações e interações no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Modelagem matematica : ações e interações no processo de ensino-aprendizagem
Burak, Dionisio
Matemática - Estudo e ensino
Psicologia educacional
title_short Modelagem matematica : ações e interações no processo de ensino-aprendizagem
title_full Modelagem matematica : ações e interações no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Modelagem matematica : ações e interações no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Modelagem matematica : ações e interações no processo de ensino-aprendizagem
title_sort Modelagem matematica : ações e interações no processo de ensino-aprendizagem
author Burak, Dionisio
author_facet Burak, Dionisio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Burak, Dionisio
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Psicologia educacional
topic Matemática - Estudo e ensino
Psicologia educacional
description Orientador : Marcia Regina F. de Brito
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
1992-06-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576775
BURAK, Dionisio. Modelagem matematica: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. 1992. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576775. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576775
identifier_str_mv BURAK, Dionisio. Modelagem matematica: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. 1992. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1576775. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/46030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
2v. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138283855282176